Integridade segundo a Bíblia



Wilma Rejane

Integridade é uma palavra usada com frequência como adjetivo para pessoas consideradas merecedoras de tal virtude. Alguém honesto, verdadeiro, digno, confiável. Importante é ressaltar que existe um padrão Bíblico sobre integridade, um padrão que se diferencia do conceito comumente aceito. Para compreendermos melhor o sentido da palavra utilizo o  exemplo que  encontra-se no livro de Jó:

"Havia um homem na terra de UZ, cujo nome era Jó; e este homem era sincero (íntegro), reto e temente a Deus; e desviava-se do mal" Jó 1:1

Sincero = eilikrines; Strong 1506. Literalmente, testado pela luz do sol. A ideia é a de julgar algo através da luz do sol para expor quaisquer imperfeições. A palavra descrevia metais que misturavam substâncias e líquidos desconhecidos. No Novo Testamento é usado em sentido ético e moral; isento de falsidades, íntegro, puro  e sem motivos escondidos. Integridade, portanto, passa pela via da moralidade, da inteireza de caráter, da perfeição das ações. Denota alguém que não é oscilante, dúbio, inconstante, mas inteiro em seu agir. E essa inteireza implica em "ser um com Deus". 

Oposto de íntegro

Na epístola de Tiago vamos encontrar a descrição de um caráter oposto ao íntegro. 

Tiago 1:8: "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos"

 A palavra grega traduzida para inconstante é: dipsuchos = dupla alma". Dipsuchos significa alma instável, que balança entre uma e outra coisa. O inconstante age como se sua moral fosse repartida entre dois territórios: certo e errado, bem e mau. Parece improvável que alguém possua dupla alma, mas a alma em Tiago tem a ver com mente, caráter, sentido. Um exemplo Bíblico desse coração dobre pode ser encontrado no adultério de Davi com Betseba.  Davi possuía um coração segundo o coração de Deus (Atos 13;22), mas em determinada altura da vida, Davi agiu com coração dobre, oscilou de tal modo que ordenou a morte de um homem justo por desejar sobremodo sua esposa. A integridade se foi, a inteireza de coração, a verdade, já não era um com Deus. A Bíblia nos revela que o arrependimento traz de volta a integridade. Davi se arrependeu profundamente e uniu seu coração ao de Deus novamente.  Fica a lição para todos nós de que a integridade precisa ser mantida pela constante comunhão com Deus. È por isso que o significado Bíblico para integridade não existe fora desse contexto de “ser um com Deus”. 


Aprendemos com isso que uma pessoa íntegra não negocia sua moral, seu caráter, sob qualquer circunstância. Outro exemplo de integridade pode ser encontrado em José filho de Jacó (Israel). Ele foi fortemente pressionado pela esposa de Potifar que o desejou. José foi tentado, mas nada o convenceu a cometer a infração de ter relação intima com uma mulher casada. José não oscilou, não foi inconstante, mas permaneceu um com Deus ao aceitar as dores que a obediência lhe causou. Diga-se; as dores passaram e chegou o tempo em que José colheu os frutos de sua integridade.  
A seguir algumas considerações sobre integridade:

1-Integridade não negocia valores: age de acordo com o que é cristão.

José não cedeu a sedução da esposa de Potifar porque ele sabia que aquilo não era correto diante de Deus. 

Certa vez duas alunas me procuraram para conversar, elas estavam aflitas, pois, na noite anterior haviam  tido relações sexuais com rapazes que acabaram de conhecer. Elas queriam saber o que eu pensava sobre tomarem anticoncepcionais para não engravidarem uma vez que intencionavam prosseguir com o modo "ficar".  Ouvi atentamente aquelas jovens e ao invés de dizer-lhes a verdade sobre a situação, ao invés de repreender aquele comportamento e falar-lhes sobre o plano de Deus para o namoro e casamento, relativizei o fato enfatizando com prioridade os riscos de uma gravidez precoce.  Não demorou muito para que o Senhor me falasse ao coração do quanto fui oscilante. Senti uma tristeza imensa pela falha, pedi perdão r e prometi nunca mais relativizar valores ao aconselhar meus alunos. Deuteronômio 18:13. Diz: “Perfeito serás como o Senhor, teu Deus”. 

2- A integridade tem como alvo implicações eternas e não apenas momentâneas:

Ser íntegro é andar em direção ao alvo eterno, ter a consciência de que suas ações não são vãs, mas têm implicações que estão para além dessa vida terrena.  Ser íntegro proporciona paz no coração e uma consciência tranquila. Isaías 26:3. Diz: ” Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” Estar atravessando por dificuldades financeiras e não aceitar a proposta fraudulenta do gerente para ganhar dinheiro extra, entregar o objeto valioso que não lhe pertence, mas por acaso foi para em sua mesa, não trair o cônjuge, não mentir, reconhecer o erro e se reconciliar com Deus persistindo em não pecar, tudo isso são exemplos de integridade. É tão bom dormir e acordar em paz se esforçando para ser um com Deus.

3- A integridade não é fundamentada em álibis 

Sabe aquela história de aceitar suborno porque mora no País onde corrupção impera? Trair porque foi traído? Colar na prova porque todo mundo cola? São maneiras de encontrar álibis para a falta de integridade. Há os que culpam a família, o mundo, a religião, Deus,  diabo, culpam a tudo e a todos pelo estilo de vida depravado. A verdade é que cada um dará conta de seus atos a Deus, individualmente. Voltando ao exemplo de José do Egito, ele foi traído pelos irmãos, abandonado em uma cova, vendido como escravo, acusado injustamente, preso e em todas as situações, escolheu ser íntegro. 

Temos problemas, a vida pode ser difícil, pode ser dolorosa, como foi a vida de José e também de Jó. Não adianta culpar os outros pelos problemas, temos que encontrar meios de resolvê-los. Será preciso encontrar razões para viver bem apesar de... O Evangelho foi o meio providenciado por Deus para trazer esperança aos aflitos, aos perdidos de toda sorte. Em Cristo se tem descanso, esperança, certezas. Em Cristo as mágoas se desfazem, o passado de decepção se transforma em futuro de paz. Estas são promessas que se cumprem na vida dos que recebem a Cristo no coração. É uma transformação interior que o mundo muitas vezes não compreende, mas que é real. Com a vida fundamentada no Evangelho, a integridade se transforma em alicerce da vida. 

Estamos falando do conceito Bíblico de integridade cuja base é o relacionamento direto com Deus. Ou seja, nesse aspecto, seria impossível ser íntegro sem ser um com Deus. E você pergunta: quer dizer que sem ser um com Deus seria impossível ser íntegro? Seria possível alguém ser íntegro nos moldes e padrões humanos, fazendo aquilo que considera correto. Um ateu, por exemplo, pode ser considerado íntegro aos olhos de muitos por não agir de modo ilícito em suas relações sociais, ser honesto no trabalho, na família, e etc. Dito isto, considero que a vida terrena está imbricada em uma guerra também cultural, de linguagem, onde o real significado da vida precisa ser desvelado. É o que procuramos fazer aqui; desvelar o sentido real de integridade.

E ao estudar sobre integridade, um versículo veio a minha mente, ele está em Êxodo 20:25:

“E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.”

Deus instrui Moisés sobre a edificação do altar para culto. O altar tinha que ser de pedra, pura, inteira, sem mistura alguma com metais ou outros elementos. A pedra não deveria sequer ser moldada por qualquer objeto cortante. Esse altar é uma referência à integridade de Deus, a perfeição, pureza. Uma pedra inteira, não corrompida. Assim deve ser nossa vida diante de Deus, Ele é o modelo almejado, santo e puro.



Deus nos abençoe. http://www.atendanarocha.com/2018/01/integridade-segundo-biblia.html