Lição 1 - Jovens e Adultos - Betel - O livro de Levítico


ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018
Jovens e Adultos - Betel - Levítico: o ministério sacerdotal levítico e sua relevância para a Igreja
COMENTARISTA: FERNANDO LUIZ VIANA ALVES
COMENTÁRIO: PR. OSMAR EMÍDIO DE SOUSA

LIÇÃO Nº 1 - O LIVRO DE LEVÍTICO

...
INTRODUÇÃO
Levítico não consiste apenas em ser um dos mais importantes livros do Pentateuco, mas também em ser um dos livros do Velho Testamento que mais se relaciona com o Novo Testamento. Muitas doutrinas do Novo Testamento têm suas raízes neste livro. Em Levítico, se diz como fazer para se aproximar de Deus e o que Ele requer daqueles que estão em sua presença.
1. LEVÍTICO: MANUAL DE SANTIDADE
O nome do livro é plenamente justificável, haja vista, que o livro trata extensivamente de assuntos referentes ao serviço dos sacerdotes e levitas (Nm 18.21), cujo caráter especial era o culto e as exigências que esse culto impunha sobre a vida e conduta dos homens e mulheres de Israel. Este livro é conhecido como o manual de santidade, pois tudo que é consagrado e separado para Deus e para o seu serviço como: o povo, o tabernáculo, os sacerdotes, as vestes sacerdotais, os sacrifícios e os vasos são tidos como santos e devem seguir as riscas as ordenanças estabelecidas no livro. Santidade é, portanto, a palavra-chave do livro (Lv 19.2). A expressão citada por Pedro no Novo Testamento: “Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1.16), por exemplo, vem do livro de Levítico (Lv 11.44,45; 19.2; 20.7,26). Muitos questionam a validade do livro para os dias atuais alegando que seus preceitos são específicos para o povo de Israel. No entanto, a Bíblia alega que seus rituais e preceitos servem de “exemplo e sombra das coisas celestiais, futuras e espirituais” (Hb 8.5; 9.11; 10.1). A epístola aos hebreus, por exemplo, é tido como a aplicação cristã do livro de Levítico, onde as purificações exteriores significam a purificação do coração e da consciência (Hb 9.14), e os sacrifícios apontam para o calvário (Hb 9.12-13). Neles, encontramos ensinamentos objetivos e símbolos inesquecíveis de profundas verdades espirituais. Assim, embora sua interpretação bíblica e histórica seja direcionada à nação de Israel, este manual é plenamente aplicável, através de Cristo nos dias atuais, e à Igreja, povo espiritual de Deus.
1.1. O livro da lei de Deus
Historicamente Levítico é um livro que trata dos rituais da Lei. É por isso que o segundo e grande mandamento citado pelo Senhor Jesus se encontra no livro Levítico (Lv 19.18; Mc 12.28-33). O propósito do livro é juntar de forma ordenada, em uma só coletânea, diversos regulamentos que dizem respeito ao oferecimento de sacrifícios a Deus, organização do sacerdócio e diversas leis sobre relações pessoais, afazeres cotidianos, comportamentos familiares, manutenção da saúde, higiene no lar e etc.
Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.
Fonte: http://www.ebd316.com/2018/01/o-livro-de-levitico-comentarios.html Acesso em 03 jan. 2018