Lição 1 - O evangelho de Mateus IV ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA-CE



ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA-CE
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018
Jovens: SEU REINO NÃO TERÁ FIM: Vida e obra de Jesus segundo o Evangelho de Mateus
COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES
COMENTÁRIO: EV. LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 1 – O EVANGELHO DE MATEUS

INTRODUÇÃO
O Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus figura entre os livros sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas), ou seja, guardam entre si semelhanças, entretanto, especificamente o livro de Mateus possui a peculiaridade de apresentar os fatos fora de sua ordem cronológica, porém, didaticamente muito bem organizado em seus ensinamentos teológicos e doutrinários. Nesta lição estudaremos o Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus no que concerne a autoria, local e data em que o livro foi escrito, a identificação dos destinatários, propósitos do livro, finalizando o nosso estudo com uma visão panorâmica do livro de Mateus.
1. AUTOR DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MATEUS
Estudiosos da Santa Bíblia acreditam que Mateus, também cognominado Levi, pelo fato de sua família ser da linhagem dos levitas, é o autor material do Livro Evangelho de Mateus. Antes de ser chamado para ser Apóstolo do Senhor Jesus, foi um corrupto cobrador de impostos, também denominado publicano, que atuava em seu ofício recolhendo os tributos nas proximidades da cidade de Carfarnaum, aserviço de Herodes Ântipas. (Mt 9:9-13; Mt 10:1-4; Lc 5:27-32)
2. DATA DA ESCRITA DO EVANGELHO DE JESUS SEGUNDO ESCREVEU MATEUS
Ainda que não possamos precisar uma data específica, acredita-se que o livro do Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus tenha sido escrito entre os anos 50 e 70 d. C.,porém, em maioria, existe uma corrente de estudiosos que acreditam que este livro foi escrito entre os anos 80 e 85 d. C. em virtude do livro conter passagens que indicam a igreja primitiva já atuante e organizada com os seus respectivos problemas caracterizando este acontecimento pós ano 70 d. C. quando Jerusalém foi destruída pelo império romano. (Mt 18:15-17)
3. LOCAL DA ESCRITA DO EVANGELHO DE JESUS SEGUNDO ESCREVEU MATEUS
A proveniência do Livro do Evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu Mateus não está bem definido, entretanto, eruditos da Bíblia creem que este livro foi escrito na cidade de Antioquia, onde os discípulos de Cristo foram pela primeira vez chamados de cristãos, em virtude de somente nas cidades de Antioquia e Damasco, na Síria, um estáter ter o valor de duas dracmas.(Mt 17:24-27)
4. DESTINATÁRIOS DO EVANGELHO DE JESUS SEGUNDO ESCREVEU MATEUS
Este livro é um livro de cunho universal caracterizando-se como uma obra destinada a todos os leitores por narrar a vida de Cristo, bem como, manifestar posições teológicas doutrinárias. Considerando um público local para época de sua escrita, o livro teve como destino, os cristãos, judeus e gentios.
5. PROPÓSITOS DO EVANGELHO DE JESUS SEGUNDO ESCREVEU MATEUS
De forma resumida o livro Evangelho de Jesus, segundo escreveu Mateus tem os seguintes propósitos:
i. Provar que o Senhor Jesus Cristo é o Messias e o Rei eterno prometido tipificado em sua genealogia, nascimento e ministério.
ii. Apresentar os ensinamentos de Jesus divididos em cinco grandes discursos, a saber: ética, discipulado e missão, o reino dos céus, a igreja e os eventos escatológicos.
iii. Mostrar a obra de salvação da humanidade, (morte e ressurreição de Cristo), os sinais, prodígios, milagres, curas e maravilhas do Senhor Jesus em favor da humanidade;
iv. Manifestar a grande comissão da igreja de pregar e ensinar o Evangelho de Cristo em todo o mundo, fazendo discípulos, batizando-os em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.(Mt 28:18-20)
6. UM PANORAMA DO EVANGELHO DE JESUS SEGUNDO ESCREVEU MATEUS
O livro de Mateus não é cronológico, ou seja, os fatos narrados não guardam entre si uma sequência temporal de um evento narrado após o outro. Entretanto um breve panorama deste livro de forma didática nos leva ao seguinte conteúdo:
i. Capítulos 1 ao 4 - Narra a genealogia de Jesus,o Messias prometido, seu nascimento, a visita dos magos, o início de seu ministério, o seu batismo realizado por João Batista, a tentação de Jesus e outros acontecimentos; (Mt 1:18-23; Mt 4:23-25)
ii. Capítulos 5 ao 7 - Primeiro discurso de Jesus tem como ponto áureo o Sermão do Monte, uma espécie de manual de conduta moral e espiritual Cristã, além de comparações entre a Antiga e a Nova Lei no que concerne a comportamentos, bem como, advertências alusivas aos falsos profetas e discípulos. (A grande salvação - Jesus Cristo, o nosso Salvador. (Mt 5:1-12; Mt 7:28-29).
iii. Capítulos 8 ao 9 - Narra as obras de Jesus, curas, milagres, sinais e prodígios.(Mt 8:1-4; Mt 9:18-26)
iv. Capítulo 10 - Segundo discurso de Jesus sobre como deve ser feita a obra eclesiástica por parte dos discípulos;(Mt 10:1-15 )
v. Capítulos 11 ao 12 - Cristo é rejeitado pelo fariseus e pelo povo;(Mt 12:1-8)
vi. Capítulo 13 - Terceiro discurso de Jesus explicando através de parábolas o que é o reino dos céus e seus mistérios. (Mt 13:47-58)
vii. Capítulo 14 - A realização de outros grandes milagres, tais como a multiplicação dos pães e do andar sobre as águas. (Mt 14:22-27)
viii. Capítulos 15 ao 16 - A rejeição dos saduceus e fariseus a pessoa de Cristo. (Mt 16:1-4)
ix. Capitulo 17 - A autorrevelação de Jesus (Mt 17:1-8)
x. Capítulo 18 - Quarto discurso de Jesus sobre os problemas de comportamento moral e espiritual da igreja.(Mt 18:21-28)
xi. Capítulos 19 ao 23 - Jesus em Jerusalém proferindo ensinamentos. (Mt 22:34-40)
xii. Capítulos 24 ao 25 - Quinto discurso sobre o final dos tempos. (Mt 25:31-46)
xiii. Capítulos 26 ao 28 - A morte e ressurreição de Jesus. (Mt 27:45-56; Mt 28:1-10)
7. CONCLUSÃO
O Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus nos traz uma profunda reflexão sobre a pessoa de Jesus Cristo apresentando-o como o Messias que estabeleceu uma nova e perfeita aliança entre Deus e a humanidade, o nosso Sumo Sacerdote, Aquele que se sacrificou na cruz do Calvário, e com este ato revolucionário espiritual trouxe a todos os homens a salvação e a vida eterna. Sejamos diligentes perseverando na fé cristã. Shalom Adonai !
Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2017/12/notas_1t_2018_jovens_lic3a7c3a3o-1_o-evangelho-de-mateus.pdf Acesso em 01 jan. 2018