Lição 1 - Um Anjo Visita Maria



1° Trimestre de 2018

OBJETIVO: Que o aluno compreenda como se deu o anúncio do nascimento de Jesus e que para Deus nada é impossível.


PONTO CENTRAL: Deus faz tudo no tempo e modo certo, para Ele não há impossíveis.

MEMÓRIA EM AÇÃO: “Porque para Deus nada é impossível” (Lc 1.37).

     Querido (a) professor (a), conforme salientamos na última revista, este trimestre de 2017 atipicamente foi constituído de 14 domingos. E como o primeiro trimestre de 2018 terá apenas 12, sugerimos que a sua primeira lição seja antecipada para este último domingo do ano. Desta forma, seus alunos aproveitarão todas as lições do currículo normalmente.

     Nesta nova revista teremos a oportunidade inenarrável de ensinar nossos primários sobre a vida de Jesus Cristo, do seu nascimento à ressurreição. Nada mais oportuno nesta época de fim de ano, em que seus alunos acabaram de comemorar o Natal no último fim de semana, estudar um pouco mais sobre o anúncio da vinda e nascimento do nosso Salvador. Aproveite o tema para bater um papo com eles sobre como foi esta festividade em suas famílias, enfatizando o real significado desta data tão especial.

     A nossa próxima aula será com base na narrativa de Lucas 1.26-38, quando o anjo Gabriel anunciou à Maria que ela daria a luz ao Filho de Deus. Sem dúvida o anúncio mais marcante da história da humanidade, nosso libertador estava a caminho. Que tal fazermos um megafone para que as crianças anunciem essa verdade maravilhosa, assim como Gabriel fez há mais de dois mil anos?! Além de promover o aprimoramento das funções motoras ao confeccionar o objeto, ainda trabalhará a criatividade e fixação da história.

    Você vai precisar de folhas de papel cartão (ou rolos de papel higiênico ou papel toalha; neste caso seria bom pintá-los com guache ou cobri-los com outro papel colorido); fita adesiva ou cola quente (você que irá manusear) e o que mais dispuser para as crianças darem seu toque pessoal na decoração. Basta enrolar o papel cartão no formato de cone, prendendo com a fita adesiva e fixar a alça (rolo de papel) com cola quente. Veja os exemplos nas imagens abaixo e adapte como desejar.

    Explique que este é um objeto de ampliação de voz, para dar um maior alcance a uma mensagem importante. E qual mensagem seria mais importante do que esta, que o Salvador do mundo estava a caminho!? Após a aplicação das atividades propostas em sua revista, deixe que as crianças confeccionem o megafone e brinquem um pouco com ele, repitam o que Gabriel disse a Maria e o utilizem também para anunciar o versículo do nosso “Memória em Ação": “Porque para Deus nada é impossível” (Lucas 1.37).
megafone1
megafone2
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.http://www.escoladominical.com.br/