Lição 4 - Os Anjos Anunciam o Nascimento de Jesus aos Pastores



1º Trimestre de 2018
OBJETIVO: Que o aluno compreenda que Jesus Cristo veio para todos.

PONTO CENTRAL: Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio ao mundo para todos.

MEMÓRIA EM AÇÃO: “Glória a Deus nas maiores alturas do céu! [...]” (Lc 2.14).
     Querido (a) professor (a), não podemos permitir que com o passar dos anos de caminhada cristã a alegria pela nossa salvação e tão maravilhoso Salvador se esfrie em nossos corações (Sl 51.12).


     Na correria do dia a dia e lotada agenda eclesiástica, tendemos a refletir sobre a soteriologia, doutrina da salvação, apenas em datas como o Natal ou a Páscoa. Até a ensinamos aos novos convertidos, mas será que temos reservado um tempo para orar agradecendo em especial por ela em nossas vidas?!

      Na próxima aula vamos ensinar aos Primários como a vinda do nosso Salvador Jesus foi anunciada a pastores muito simples, mas recebida por eles com majestosa gratidão e adoração. Que estas contagiem a você e aos seus pequeninos durante essa aula tão especial.

     Nosso objetivo e ponto central é fazer com que as crianças entendam o quanto Jesus rompeu com qualquer parâmetro discriminatório, vindo não somente para salvar, mas também para “adotar” a todos, dando especial atenção aos menos favorecidos.

     “Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1.11-13).

       Reflita em quão gloriosa honra! Ser adotado como FILHO pelo maior Rei do Universo! É ou não é motivo para celebrar e adorá-lO com intensa alegria?!


Pai Nosso 

Acerca da primeira frase do Pai-Nosso, informa-nos Agostinho que, em toda a Bíblia, “não se encontra um só lugar em que se ordene ao povo de Israel que diga Pai nosso ou que ore a Deus Pai, e isso porque o Senhor se manifestou aquele povo como a devedores, ou seja, como quem vivia ainda segundo a carne”. A oração traz, portanto, essa primeira grande inovação, que é o fato de um indivíduo dirigir-se a Deus como “Pai”. Ninguém ousaria dirigir-se de forma tão pessoal a Deus. Jesus assim se dirigia e não somente ensinou aos discípulos, mas lhes deu tal direito (Jo 1.12). Apesar de estar no Céu, o invocamos como Pai e sentimos sua proximidade, pois parafraseando Agostinho, Deus está “mais dentro de nós do que nossa parte mais íntima” (CARVALHO, César Moisés. O Sermão do Monte.Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 110).

     Para celebrar e adorar ao nosso Salvador, assim como os pastores da história, que tal fazer com as crianças alguns instrumentos musicais com material reciclável e usá-los cantando alguns hinos bem animados?! Neste site você encontra algumas sugestões e instruções para sua elaboração prévia ou em classe junto aos primários: https://br.pinterest.com/explore/homemade-instruments/?lp=true
     O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.  http://www.escoladominical.com.br/