CPAD Adultos – 1º Trimestre de 2018 – 25/02/2018 – Lição 8: Uma aliança superior




Este post é assinado por: Pastor Eliel Goulart
Texto Áureo
“Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.” – Hebreus 8.10

Verdade Prática
A Nova Aliança em tudo é superior à Antiga porque se fundamenta em promessas superiores.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Hebreus 8. 1 – 10
Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade, 
ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. 
Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer. 
Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, 
os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou. 
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. 
Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo. 
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto, 
não segundo o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor. 
10 Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.
INTRODUÇÃO
Comentário do Blog
Paz do Senhor!
Agradeço ao ilustre evangelista Leonardo Novaes, por dedicar-se ao esboço da Lição 7, do domingo passado, dia 18 de fevereiro de 2018.
Todas as citações bíblicas nestes comentários são da edição Almeida Revista e Corrigida. Quando usada outra tradução, esta é mencionada.
Provada a necessidade de nova ordem sacerdotal, argumentada nos capítulos precedentes, qual seja, as comparações com o sacerdócio de Melquisedeque, no livro de Gênesis capítulo 14 e Salmo 110.4, agora o escritor se volta para demonstrar a necessidade de:
1 – Uma aliança superior;
2 – Um santuário superior;
3 – Um ministério superior.
Além desta argumentação dos dois ministérios e duas dispensações neste capítulo 8, no próximo capítulo 9, a argumentação é estendida aos dois tabernáculos, duas ofertas e dois sacrifícios, além de ainda estender-se ao capítulo 10, sobre os dois véus.
Hebreus 8.1 – “Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade.”
Portanto, o escritor está afirmando que a descrição do sacerdócio de Jesus Cristo, ou seja, o ponto principal e essencial do argumento ao qual ele descreveu nos capítulos anteriores, isto é, Jesus Cristo é Sumo Sacerdote por excelência, superior ao sacerdócio levítico, pois Ele está nos céus, assentado à direita de Deus, em lugar de incomparável honra, no trono da Majestade nos céus.  
A interpretação deste versículo não é meramente uma afirmação abstrata. É uma revelação da plenitude da salvação que Deus proveu para a humanidade.
Os crentes judeus estão sofrendo perseguições por crerem na obra expiatória do Calvário, consumada de uma vez para sempre, por nosso Senhor Jesus Cristo, e confessando-O como Salvador e Senhor, e a confissão incluía que criam na Sua morte, na Sua ressurreição e ascensão aos céus. Com esta confissão eram proscritos da comunidade de Israel. E a revelação em Hebreus capítulo 8 é consolação: julgados infiéis quanto às ministrações terrenas, não estavam distanciados do eterno Sumo Sacerdote confessado por eles, pois este agora ministra num santuário celestial.
I – UM SANTUÁRIO SUPERIOR
1 – Pertencente a uma dimensão superior
Comentário do Blog
Hebreus 8.2 – “Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.”
Assentado à direita de Deus, Cristo é também Sacerdote e com autoridade real. Autoridade de Rei e benignidade de Sacerdote.
O ofício do sacerdote inclui trazer a oferta e ministrar no santuário. E o santuário superior de Cristo está nos céus, fundado por Ele. A ministração Dele em realidades espirituais e celestiais, e Ele conduz o Seu povo à presença do Altíssimo pelo Espírito Santo.
Santuário – hagion, “dos santos”. (Strong).
Não é usado naos, substantivo masculino, mais comum em seu uso, definido como templo, local da morada divina, lugar da manifestação divina, ou seja, o santuário. Strong esclarece que se tratava do Templo judeu propriamente dito. 
E neste versículo o escritor acrescenta o termo mais geral: tabernáculo: skenes, substantivo feminino, significando tenda, habitação. Porque os ofícios sacerdotais de Cristo estão em harmonia com todas as manifestações da presença de Deus. Aleluia!
Êxodo 25.8 – “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.”
Até este capítulo 25 de Êxodo, Israel não tinha um lugar de adoração. Nenhum local estruturado dedicado a Deus. Eles saíram do Egito, onde contemplaram estruturas grandes em tamanho e magnificência. Viram templos extraordinários em beleza arquitetônica, consagrados ao culto dos deuses egípcios.
Agora, são ordenados por Deus a erguerem a própria estrutura de culto, um lugar santo, um santuário terreno.
Mas, este povo é peregrino, não dispõe de habitação fixa, e se construíssem uma estrutura fixa, tal não seria adequado. A esperança do povo estava na Terra da Promessa. As ordens de Deus estavam em harmonia com as condições do povo peregrino. O santuário terreno seria uma tenda desmontável.
E é esta estrutura terrena, este santuário terreno, com todos os seus conteúdos e utensílios também ordenados por Deus, que constitui o tema principal do livro do Êxodo, minuciosamente e elaboradamente descrito em seis capítulos: Êxodo 25 a 30.
Atos 7.48 – “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens…”  Sua habitação com Israel não era puramente espiritual. Neste capítulo 8.2 de Hebreus, o escritor expõe que o tabernáculo que o Senhor fundou é o próprio céu. De dimensão, de medida superior.
2 – Possuidor de uma natureza superior
Comentário do Blog
Hebreus 8.5 – “Os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou.”
Eles serviam em um sistema de culto que era apenas uma cópia, um exemplar, uma sombra da realidade do céu. Era para Moisés fazer tudo conforme o padrão mostrado no monte.
Portanto, claramente entende-se que apontava para o modelo real, verdadeira, celestial.
A superioridade da natureza deste santuário celestial, está em que este se põe em oposição ao terreno. Ele é espiritual. Convida a uma fé vivificante no invisível. Convida a irmos além do véu. O santuário é tão glorioso que a terra não suportaria ser o cenário da manifestação desta glória. Aleluia!
A superioridade da natureza deste santuário celestial é por este ser eterno, em oposição ao terreno que é temporal.  O Senhor Jesus está eternamente na luz inacessível e ali permanecerá até que se cumpra a profecia de Salmo 110.1 – “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo ( debaixo dos pés – anotação nossa ) dos teus pés.”
Pastor Eliel Goulart
COMUNICADO IMPORTANTE
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…
Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.
Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.
Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.
Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).
Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada http://ebdcomentada.gdigital.com.br