Lição 7 - A Amiga Atenciosa – João 12.1-8.



1º Trimestre de 2018
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos aprenderão com o exemplo de Maria que a maior oferta que podemos entregar a Deus é a nossa própria vida. Maria, no texto da lição de hoje, é reconhecida como alguém que deu o seu melhor para Deus. O perfume raro e de valor estimado, que Maria derramou aos pés do Mestre, não se comparava ao privilégio que a serva do Senhor desfrutou ao estar em sua presença. Isso nos ensina muitas lições que podem ser aplicadas na maneira como adoramos a Deus.


Em primeiro lugar, lembremo-nos que a dedicação de Maria era a mais sincera expressão de amor ao Mestre. Em todas as ocasiões que Maria aparece, não a encontramos fazendo outra coisa a não ser oferecendo o melhor para o Senhor. Por esse motivo, o próprio Jesus afirmou que o feito de Maria seria lembrado por várias gerações (cf. Mt 26.13).

Outro detalhe importante é que a serva do Senhor não se deixou levar pelas circunstâncias ao seu redor. Nem a possível censura das pessoas que estavam presentes no local, ou mesmo a crítica daqueles que alegavam que Maria estivesse desperdiçando suas economias ao derramar o perfume caro aos pés do Senhor, fizeram com que Maria perdesse o sentido da sua adoração. Ela tinha consciência de que seria criticada e sabia o quanto custava o perfume, mas nada disso era mais importante do que expressar a verdadeira adoração ao seu Mestre.

De acordo com a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (2003, p. 1442), “A essência de nardo era um óleo perfumado, importado das montanhas da Índia. Por essa razão, era extremamente caro. A quantidade que Maria usou valia o salário de um ano de um trabalhador comum”. Isso significa que Maria não ofertou qualquer coisa, e sim algo que lhe custou muitos dias de trabalho. Pode-se dizer que esta serva do Senhor é uma referência para nós a respeito do que significa adoração verdadeira. Ela não estava derramando apenas o perfume diante de Deus, mas também o seu coração. Não se apegou a nada material, antes dedicou sua vida completamente àquEle que a poderia salvar.

Esta é uma boa oportunidade para você, professor, mostrar aos seus alunos que servir ao Senhor Jesus é mais importante do que qualquer coisa que podemos adquirir como bens materiais. Estar na presença de Deus o servindo é muito melhor do que qualquer passeio ou presente novo que possamos receber.

Mostre aos seus alunos que Deus está olhando para cada um de nós e está procurando um coração sincero que o sirva por amor e não por obrigação. Explique aos seus alunos que eles devem oferecer o melhor para Deus, pois é isso que o Senhor espera de nós.

Para reforçar essas lições, sugerimos a seguinte atividade: prepare e leve para a sala de aula vários cartões com os nomes de vários bens materiais. Prepare também cartões com palavras de valor sentimental e espiritual que nem se comparam com os bens materiais, por exemplo: pais, salvação, Jesus, amor de Deus, fé, alegria, paz, sabedoria e outras que achar interessante. Os cartões devem estar com fita crepe na parte de trás. Coloque todas as palavras dentro de uma caixa ou sacola. Escolha um aluno por vez e peça para eles fixarem na parte superior do quadro as palavras que expressam as coisas que são mais valiosas e na parte inferior do quadro aquelas que são menos valiosas. A intenção é mostrar aos seus alunos que há bens de valor emocional e espiritual são tão valiosos que nenhuma riqueza deste mundo poderá comprar.
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.  http://www.escoladominical.com.br