Adultos: A Supremacia de Cristo – Fé, Esperança e Ânimo na Carta aos Hebreus Lição 12: Exortações Finais na Grande Maratona da Fé

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Exortações Finais na Grande Maratona da Fé.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir aula, utilizem a dinâmica “O Prêmio dos Vencedores”, para realizar a conclusão do trimestre.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando", deste blog.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!

Sugestão para conclusão do trimestre

Dinâmica: O Prêmio dos Vencedores
Objetivo: Realizar a conclusão do trimestre, através de uma competição, utilizando o exemplo do atleta cristão que corre a maratona da fé.
Material:
Medalhas de ouro e prata(A quantidade dependerá do número de alunos)
Observação: Pode ser outro tipo de premiação.
Procedimento:
Antes da aula:
- Organizem perguntas sobre as lições estudadas.
- Algumas atividades lúdicas, se possível e tiver espaço apropriado.
No final da aula:
- Para iniciar, leiam Hebreus 12:1-3, enfatizando a frase em negrito no texto abaixo:
 “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos”.
- Falem: O autor da carta aos Hebreus, refere-se a uma maratona, uma competição.
- Depois, realizem com os alunos uma competição, afirmando para eles que esta é uma forma de fazer o fechamento do tema estudado no trimestre.
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Orientem os alunos sobre o comportamento dos grupos entre si, com respeito e equilíbrio nas atitudes no momento de responder as perguntas, como também no momento da premiação.
- Façam as perguntas, ora para um grupo e ora para o outro.
O grupo que responder corretamente a maior quantidade de perguntas será o vencedor.
- Os dois grupos devem ser premiados com as medalhas ou outro tipo de premiação.
- Ao término da competição, comentem sobre a atividade relacionando-a com as atitudes do atleta cristão diante do tema deste trimestre.
- Para concluir, leiam:
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”(1 Coríntios 9:24,25).
Por Sulamita Macedo.