Lição 11 - Os gigantes da fé e o seu legado para a Igreja



ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018
Adultos - A supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO



Os heróis da fé são exemplos que devemos imitar.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos o capítulo 11.
- Os heróis da fé são exemplos que devemos imitar.
I – O QUE É FÉ
- Na sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos o capítulo 11, conhecido como “a galeria dos heróis da fé”.
- Como vimos na lição anterior, após repetir o grande perigo da apostasia espiritual, o autor aos Hebreus estimula os crentes judeus a manterem a mesma conduta que tinham tido até ali, suportando as perseguiçõese aflições, como também demonstrando seu amor fraternal para com os irmãos, lembrando-lhes de que énecessário manter a confiança em Deus até porque o justo viverá da fé.
OBS: “…Quem quer que faça desta sentença apenas o início do capítulo onze, terá equivocadamente quebrado a sequência do contexto. O propósito do apóstolo é buscar reforço para sua discussão anterior sobre a necessidade de se cultivar a paciência.1 Ele já citou o testemunho de Habacuque, dizendo que o justo viverá por sua fé. Agora mostra o que faltava, isto é: que a fé não pode separar-se da paciência, da mesma formaque não pode separar-se de si própria. Eis a sequência de suas ponderações: jamais alcançaremos a meta da salvação, a menos que estejamosmunidos de paciência. O profeta declara que o justo viverá por sua fé, porém a fé nos impele para as coisas distantes que ainda não alcançamos;portanto, é necessário que a fé inclua a paciência. A proposição menor no silogismo é: “A fé é a substância”, etc. Disso se faz evidente que estãomuito equivocados aqueles que creem que aqui se oferece uma definição exata de fé. O apóstolo não está discutindo a natureza da fé como umtodo, senão que seleciona aquela parte que se encaixa ao seu propósito, a saber: que a paciência está sempre relacionada com a fé.…” (CALVINO, João. Comentário de Hebreus. Trad. de Válter Graciano Martins, p.283).
- Esta afirmação do autor aos Hebreus não era gratuita. Havia o entendimento, como ainda hoje há, entre os doutores da lei, os mestres judeus de que a expressão do profeta Habacuque, a única vez em que aparece a palavra “fé” no Antigo Testamento, era como que uma síntese de todos os mandamentos. Tal pensamento, aliás, seria reproduzido no segundo livro sagrado o judaísmo, o Talmude, que foi a redução por escrito da chamada “lei oral”, aquilo que os Evangelhos denominam de “tradição dos anciãos” (Mt.15:2).
Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO