Lição 13 - Jesus é preso, morto e volta viver



1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Que a criança saiba que Jesus morreu pelos nossos pecados, mas Ele voltou a viver novamente e foi para o céu.
Para guardar no coração: “[...] Ele não está aqui; já foi ressuscitado [...].” (Mt  28.6)

Subsídio professor
“O Senhor Jesus, em sua vida terrena, pregava amor, paz e a esperança de que todas as necessidades do homem seriam supridas. Ele foi um verdadeiro representante do povo. Defendia os humildes de pessoas poderosas. Era a voz de que a nação precisava. Porém, um dia, essa voz foi calada. Imagine a expressão de desapontamento no rosto daquele povo que esperava um libertador! Mas antes de morrer, Jesus havia prometido que voltaria a viver, o que se cumpriu três dias depois da crucificação. No momento em que os discípulos estavam reunidos pensando, incrédulos, o que seria deles sem a presença do Mestre, Ele apareceu! “Paz seja convosco!”, saudou-os. Assustados, custaram a se lembrar de sua promessa. Passado o susto, lembraram-se do que Ele tinha dito. Após um momento com eles, Jesus se despediu. E prometeu voltar outra vez para buscar todos os seus. Vivamos, então, com essa certeza de que o Senhor Jesus nunca deixou de cumprir suas promessas” (Daniele Pereira). 
Perfil da criança“Estágio da Manipulação. A criança experimenta a arte através da manipulação de gizes de cera, pintura, argila ou outros materiais. No início, esta manipulação é ao acaso. [...] Mais tarde, seus riscos são mais controlados e passam a ter um propósito. Estágio da Representação. [...] ao olhar pela primeira vez para um de seus círculos e dizer: ‘Sou eu’, ela está se encaminhando para o estágio da representação. A seguir, começa a dominar suas representações, desenhando-as de acordo com sua vontade” (BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do maternal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 81- 84).
VERDADE PRÁTICA
“Jesus nunca escondeu de seus discípulos as dificuldades que teriam que enfrentar, mas também lhes fez promessas. Ele avisou que morreria, mas prometeu que iria ressuscitar, e sua ressurreição deve ser nossa fonte de esperança. É fácil lembrar disso quando vai tudo bem, mas podemos nos esquecer facilmente dessas promessas nos períodos de provação. É nessas horas que precisamos nos lembrar da fidelidade do nosso Senhor. De acordo com o escritor A. W. Tozer, “Se, ao menos, parássemos de nos lamentar e olhássemos para cima. Deus está lá. Cristo ressuscitou. Conhecemos tudo isso como verdades teológicas. Falta-nos, entretanto, transformar tudo isso em uma alegre experiência espiritual”. Nos momentos difíceis da nossa caminhada cristã, devemos nos alegrar por saber que o nosso Salvador venceu a morte; Ele está vivo, e voltará para nos levar ao céu” (Daniele Pereira).
SEJA BEM-VINDO
“Professora, chegamos à última aula deste trimestre. Aproveite para recordar com os alunos quantos acontecimentos sobre o nosso Amigo Jesus nós aprendemos! O desejo do nosso coração é que suas aulas tenham sido produtivas e que essas lições tenham contribuído para o crescimento espiritual de seus alunos. Após a oração inicial, peça que os alunos compartilhem as lições e/ou atividades de que mais gostaram. Em seguida, cante com eles alguns louvores e, finalizando esse período, convide um aluno para recolher as ofertas, lembrando que contribuir com alegria também é uma forma de louvar e agradecer a Deus por tudo que Ele nos dá. Após contar a história, ensine o versículo e faça com os alunos o móbile de copo descartável que irá ajudá-los a memorizar o versículo, além de servir de como lembrancinha da aula de hoje. Em seguida, oriente os alunos acerca das atividades da revista do aluno” (Daniele Pereira).
SUBSÍDIO
“Jesus era o Messias, e a morte não pôde mantê-lo no sepulcro. Deus o trouxe de volta à vida para cumprir a sua missão e trazer a vida eterna ao mundo. Jesus fez uma assombrosa declaração aos seus discípulos. Ele disse que no futuro eles também teriam corpos ressurrectos, como o dEle. Esses seriam corpos que nunca envelheceriam, nem morreriam” (MCDOWEL, Josh. Jesus Está Vivo!. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 10). “‘E acharam a pedra revolvida do sepulcro’. As mulheres disseram umas às outras: ‘Quem vos revolverá a pedra da porta do sepulcro?’ (Mc 16.3). Tinham visto a grande rocha colocada à entrada do túmulo em forma de caverna, e sabiam que removê-la era trabalho para vários homens. No entanto, a exemplo dos aparentes obstáculos entre o pecador e Cristo, a pedra já fora removida. Um anjo a deslocara (Mt 28.2), não para que Cristo saísse, porque seu corpo glorificado podia passar por qualquer barreira, mas para deixar entrada aos primeiros arautos da ressurreição. [...]“As mulheres, ‘voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos demais [cf. vv. 13-22]. E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram’. Os apóstolos e os outros discípulos aguardavam a ressurreição, mas na realidade, era a última coisa que esperavam. A prisão e a crucificação do Mestre paralisara por um tempo a sua fé, de modo que não podiam crer no testemunho das mulheres. Descrença indesculpável, porque as mulheres viram o túmulo vazio, ouviram a mensagem dos anjos, e viram, tocaram e ouviram o próprio Jesus (Mt 28.9). mas até esta descrença se torna em fundamento para a nossa fé, porque os apóstolos não teriam crido e pregado a ressurreição sem evidência convincente. Esta evidência, receberam-na quando o viram com seus próprios olhos, e o tocaram, e ouviram a sua voz (Lc 24.36-43)” (PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito.  5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 149, 152).
Até logo
Convide a todos para retornarem no próximo domingo para continuarem aprendendo sobre o Amigo Jesus.  Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. http://www.escoladominical.com.br