Lição 13 - A Vida Feliz



1º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1 – UMA ALEGRIA MOMENTÂNEA

2 – EXISTE FELICIDADE DE VERDADE?
3 – JESUS, O NOSSO MODELO DE RENÚNCIA
4 – A VERDADEIRA ALEGRIA ESTÁ EM CRISTO


OBJETIVOS
Demonstrar que a verdadeira alegria não se encontra nas coisas momentâneas;
Enfatizar que devemos ter o Senhor como prioridade;
Afirmar que a verdadeira felicidade só pode ser encontra em Cristo.

SOBRE A ALEGRIA EM RELAÇÃO À INVEJA
Marcelo Oliveira de Oliveira

Quem tem inveja dificilmente manifesta a alegria. A inveja justamente contraria a ideia de felicidade, pois significa o desgosto pela alegria alheia. A pessoa invejosa não se contenta em ver o outro se desenvolver, obter sucesso e respeito pela atividade reconhecidamente exitosa pelos seus pares. Neste aspecto, caro professor, sugerimos um contraste entre alegria e inveja por intermédio deste esquema:
ALEGRIAINVEJA
→ É um estado de graça e bem-estar espiritual;
→ Sua fonte é Deus;
→ Está interligada com a nossa comunhão com Deus;
→ Nos estimula a ter bom ânimo;
→ Nos estimula a servir a Deus e ao próximo;
→ Há prazer em contribuir financeiramente para a obra de Deus e suprir a necessidade do próximo;
→ Há felicidade em ver o outro bem sucedido;
→ É um sentimento nobre.
→ É um estado de desgraça e mal-estar espiritual;
→ É um estado de desgraça e mal-estar espiritual;
→ Sua fonte é o Diabo e o “ego”;
→ Está interligada com a ruptura de nosso relacionamento com Deus;
→ Nos estimula a ter um ânimo dobre;
→ Nos estimula a servir aos nossos próprios interesses;
→ Há um coração endurecido em contribuir para a obra de Deus e suprir a necessidade do próximo;
→ Há ódio e amargura em ver o outro ser bem sucedido;
→ É um sentimento perverso.
É importante o prezado professor, e a prezada professora, também destacar que a “alegria” descrita na Palavra de Deus nada tem a ver com a ideia mundana de emoção alegre, passageira, onde está muito presente nos bares, nas casas de festas, nos shows deste mundo. Do grego chara, a alegria (ou gozo) é a convicção na alma de que, embora estejamos imersos num contexto completamente adverso ao do Reino de Deus, somos salvos agora pela graça de Deus (Ef 2.8) e aguardamos nossa plena redenção num futuro próximo (1 Jo 3.2). É uma confiança festiva independentemente das agruras pessoais.É importante o prezado professor, e a prezada professora, também destacar que a “alegria” descrita na Palavra de Deus nada tem a ver com a ideia mundana de emoção alegre, passageira, onde está muito presente nos bares, nas casas de festas, nos shows deste mundo. Do grego chara, a alegria (ou gozo) é a convicção na alma de que, embora estejamos imersos num contexto completamente adverso ao do Reino de Deus, somos salvos agora pela graça de Deus (Ef 2.8) e aguardamos nossa plena redenção num futuro próximo (1 Jo 3.2). É uma confiança festiva independentemente das agruras pessoais.
Completamente oposta a alegria, a inveja só traz incertezas, falta de esperança, desajuste emocional e espiritual. A pessoa invejosa mesmo num contexto de competência, respeito, ordem e felicidade, apresenta um sentimento perverso não aceitando os acontecimentos bem-sucedidos, pois se acha detentora da capacidade única de promover o sucesso coletivo. Ora, enquanto a alegria cristã se manifesta num ambiente adverso e difícil, a inveja se revela num ambiente festivo, feliz e alegre. A inveja é o contraponto à felicidade alheia. Que Deus nos livre de termos um coração invejoso e infeliz! Boa aula!   
 
(Texto extraído da revista “Ensinador Cristão”, editora CPAD, 1º Tri de 2017).

Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.  http://www.escoladominical.com.br