Betel Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 27/05/2018 – Lição 9: Deus responde aos seus



Este post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DO DIA

1 Reis 18:22-39
22 Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens.

23 Deem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.
24 Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra.
25 E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe metais fogo.
26 E tomaram o bezerro que lhes dera e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que se tinha feito.
27 E sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; porventura, dorme e despertará.
28 E eles clamavam a grandes vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme o seu costume, até derramarem sangue sobre si.
29 E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
30 Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do SENHOR, que estava quebrado.
31 E Elias tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
33 Então, armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha,
34 e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez,
35 de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água.
36 Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas.
37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu, SENHOR, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás.
38 Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
39 O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! (ARC)

VERSÍCULO DO DIA

1 Reis 18:38
38 Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. (ARC)

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
  • Aprender a ouvir a voz de Deus;
  • Entender que Ele envia a resposta no momento certo;
  • Compreender que Deus nunca deixará um servo seu envergonhado.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor!
É com grande satisfação que eu, pastor Carlos Henrique Soares, excepcionalmente nesta semana, terei o privilégio e o prazer de esboçar a lição da Betel Conectar.
Nela será abordada uma das histórias bíblicas mais empolgantes – Elias e os profetas de Baal.
Constataremos como o Senhor responde a oração de um adorador em meio a um grande desafio.
O que estava em jogo no monte Carmelo, era o culto e a adoração ao verdadeiro Deus contra o culto e a adoração a divindades falsificadas – Veremos como a genuína adoração sobrepuja a idolatria!

1 – UM PROFETA DE DEUS

Elias foi sem dúvida alguma, um dos maiores profetas que o Senhor Deus levantou em sua época.

Sua vida constitui-se de um notável exemplo para nós, de como Deus opera na vida daqueles que se colocam em suas mãos.

Tiago 5:17-18
17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. 18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. (ARC)

1.1 – Um grande profeta

Elias era natural de Gileade, foi contemporâneo de Acabe, Acazias e Jeosafá. Poucas informações temos a respeito de sua vida, porém as que temos, são de muitíssimo valor. Chamado por Deus num dos momentos mais críticos da história da nação de Israel, teve que combater contra o perverso rei Acabe e o sistema religioso de sua época.

O povo tinha se afastado do Senhor e estava cultuando a Baal; e Elias se levanta como mensageiro do Senhor para alertar a nação.

Elias ainda é destacado por sua coragem e seu zelo para com o Deus de Israel.

Conhecido como profeta do fogo, tinha uma vida bastante simples, se vestia de pelos de camelos e dispensava o conforto do cotidiano.

O seu nome significa Jeová é Deus ou o Senhor é o meu Deus contrastando com a idolatria e servidão do rei de Israel, Acabe que se casara com uma mulher chamada Jezabel, conhecida pela vida de adoração a Baal e a Asera, divindades pagãs e abomináveis diante dos olhos do verdadeiro Senhor.

As diferenças entre Elias e Acabe resultaria em um dos maiores conflitos registrados na história bíblica.

1.2 – Encontrando Acabe

Em momento de enorme escuridão e crise espiritual vivida pela nação de Israel, o povo de Deus, surge um personagem da região de Tisbe – Elias o tisbita!

Quando Elias se encontrou com o rei Acabe, Deus logo o usou para afrontar a divindade que estava em moda na época e a quem Acabe e sua perversa esposa Jezabel levou a nação a se inclinar – Baal o deus das chuvas e colheitas abundantes.

Acabe e Jezabel o adorava e cria em seu poder. Elias em sinal de reprovação daquela adoração, lançou mão de uma palavra de juízo que causaria uma enorme crise em Israel, mas que humilharia o deus Baal que em tese seria o responsável pelas chuvas e colheitas conforme vimos.

Disse Elias: ”segundo minha palavra, não irá chover”.

Imaginemos a cara de surpresa do Rei Acabe!

Nosso Deus não é só de palavra, mas também de ação.

Este momento me lembra o versículo de Mc 16.20 p/b- “Cooperava com eles confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam”.  (KJA) – King James – Atualizada.

A comunhão que Elias desfrutava com Deus era de intimidade. Não existe adoração fora da intimidade. O adorador conhece a voz do Seu Senhor e a Sua vontade.

Lhe obedecer e servir sempre será prazeroso!

Por Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
http://ebdcomentada.gdigital.com.br