Central Gospel Jovens e Adultos – 2º Trimestre – 27/05/2018 – Lição 8: O fruto espiritual



Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Mateus 7.16-20 
16 – Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

17 – Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.
18 – Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
19 – Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 – Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 
Salmo 1.1-6 
1 – Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 – Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 – Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
4 – Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 – Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 – Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá.

TEXTO ÁUREO

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda. (Jo 15.16)

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
  • Compreender a qualidade do fruto que o cristão deve produzir;
  • Entender que o crente é simbolizado por uma árvore frutífera;
  • Esforçar-se para ser uma árvore boa que produz bons frutos.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco.
A Bíblia é um livro riquíssimo no uso das figuras de linguagem, pois utiliza parábolas, hipérboles, antíteses e outras.
As figuras de linguagem são ideais para compreendermos as verdades que alguém deseja transmitir de forma mais simples, geralmente através de uma ilustração.
Jesus conversava com as pessoas utilizando termos que estes conheciam, tais como, a natureza, os animais, etc.
Um exemplo claro é a comparação que Jesus faz entre as ovelhas e seus discípulos, pois as ovelhas são animais frágeis que precisam de um pastor para protege-las do mal, nem sempre conseguem enxergar bem e tem muito a oferecer.
Nesta lição, através da comparação que Jesus faz entre os cristãos e as árvores, aprenderemos preciosas lições sobre o modo de vida que TODOS os cristãos devem ter.
Árvores saudáveis produzem frutos saudáveis e cristãos saudáveis, da mesma forma, produzem atitudes saudáveis, que são comparadas aos frutos das árvores.
Por este motivo, Jesus disse: “Pelos seus frutos sereis conhecidos”.

1 – REQUISITOS PARA PRODUZIR FRUTOS

Para produzir frutos bons, as árvores precisam ser bem nutridas, em especial pela água, estar plantadas em solo fértil, ter bom nível de luz solar, dentre outras coisas.
Da mesma forma, para que eu e você produzamos bons frutos, precisamos de alguns ingredientes importantes, tais como, leitura da Palavra, oração, jejum, comunhão, adoração, dentre outros.

1.1 – Ser uma árvore

O cristão é comparado a uma árvore saudável, que produz bons frutos.
Fazendo uso da figura de linguagem o Senhor nos ensina que da mesma maneira que uma árvore boa, produz bons frutos, os crentes Nele precisam produzi-los também.
É importante lembrarmos que uma árvore só pode produzir frutos no tempo correto, ou seja, precisa ter tempo suficiente de vida, estar no local correto, e receber todos os cuidados para que frutifique.
Por estes motivos, o cristão é comparado a uma árvore.

1.1.1 –  A árvore plantada junto a ribeiros de águas

Este tópico faz menção do verso 3 do Salmo 1. Leiamos algumas traduções:
“Porque será como as árvores plantadas junto aos cursos de água, que dão fruto na época própria, e cujas folhas não murcham. Todo o seu fruto é bom”. (O LIVRO)
“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera”! (NVI)
“Ele é como uma árvore plantada junto à margem de um rio. Nunca deixa de dar fruto na estação própria. As suas folhas nunca murcham e ele sempre terá sucesso em todas as suas atividades”. (BV)
Como já mencionamos, para que uma árvore obtenha crescimento e produza bons frutos, ela precisa receber nutrientes e o principal deles é a água.
O salmista diz que o homem que não vai atrás da opinião de pessoas desligadas de Deus, não fica à toa na companhia dos pecadores, nem participa de rodinhas onde fazem pouco caso de Deus (BV), será como uma árvore plantada junto à margem de um rio.
Isto quer dizer que ela tem à sua disposição muitos nutrientes que são provenientes destas águas.
O Comentário Beacon traz a seguinte explicação sobre o texto:
“A imagem é de uma árvore bem irrigada, favoravelmente colocada (“transplantada”) junto a um ribeiro ou canal de irrigação, cultivada e cuidada, e, como consequência disso, frutífera. Esse não é um crescimento silvestre, que sobrevive por acaso. A menção de folhas que não caem e a abundância de água sugere que se tinha em mente uma tamareira”.
Norman R. Champlin pensa da seguinte maneira:
“No hebraico temos a expressão “palgey mayim”, correntes ou divisões de águas, em alusão ao costume de preparar irrigação nos países do Oriente, onde as correntes de águas são construídas pela mão humana, com base em rios e correntes de águas naturais referidas em Deu. 11.10 como a “rega da terra”. A figura é a de um lugar desértico que conta com pouca ou mesmo nenhuma água. Apesar disso, a provisão adequada contribui para a frutificação nas estações do ano apropriadas. O fruto é algo a ser esperado e produzido no tempo devido, por haver permanente provisão de água”.
Acredita-se que este Salmo tenha sido antes do período em que Jeremias viveu, pois tal profeta o cita em seus escritos, vejamos:
“Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”. (Jr 17.7,8 – NVI)
Jeremias escreveu que esta árvore não teme a chegada do calor e a única forma de isto não acontecer, é que a maneira pela qual ela é nutrida não pode ter fim.
Com base no que o salmo descreve, o cristão, tal qual a árvore, foi plantada em um lugar propenso para seu crescimento e este lugar é Cristo Jesus.
Jesus sempre nos proporciona alimento espiritual de altíssimo padrão.
Desta forma, todo aquele que está em Cristo, frutifica de forma abundante.
Por Leonardo Novais de Oliveira
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  http://ebdcomentada.gdigital.com.br