Lição 6 - O Dom de Operar Maravilhas



2º Trimestre de 2018
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.10; Atos 20.9-12.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos estão convidados a conhecer mais um dom que Deus concedeu ao seu povo para edificação. O dom de Operar Maravilhas é uma manifestação que deixa claro que as grandes realizações do poder de Deus não estão restritas ao passado, mas se estendem também ao presente e ao futuro da igreja.

Os milagres sempre fizeram parte da história do povo de Deus, principalmente quando falamos da igreja de Cristo. Desde os tempos da igreja primitiva os milagres acompanhavam a mensagem da Palavra de Deus. Em alguns episódios os milagres eram evidências de que o poder de Deus verdadeiramente havia se manifestado em favor do seu povo. Outras vezes era uma prova para os incrédulos de que o poder de Deus está acima das forças das trevas. Mas o que importa para nós é saber que este é mais um dom que Deus deliberou para edificação da sua igreja.
O Comentário Bíblico Pentecostal (2003, p. 1013) classifica este dom da seguinte maneira:
[...] Paulo considera que as intervenções divinas são algo separado das curas já que “milagre” (dynamis) é, em geral, um termo abrangente usado para obras maravilhosas de todos os tipos. A expulsão de demônios em particular poderia ser uma função deste dom (veja At 16.18; 19.12) e estava entre as “maravilhas extraordinárias” que Deus realizou através de Paulo (19.11). Bittlinger (41) sugere que isto podia incluir a ressurreição dos mortos (At 9.36-42; 20.7-20) e os milagres da natureza (28.3,4). Incluiria também eventos como o julgamento da cegueira de Elimas, o mágico (o inverso da cura!) (13.9-11). Os primeiros discípulos oravam para que o Senhor realizasse curas, como também “sinais e prodígios” (4.29,30). O livro de Atos é um amplo testemunho de que a sua oração era respondida.
Um aspecto importante que seus alunos precisam saber é que Deus deseja conceder-lhes dons. Mas esses dons não são para o engrandecimento pessoal, e sim para revelar a magnificência do poder divino. Esses dons são alcançados à medida que os crentes se disponibilizam para o serviço na “seara do Senhor” e exercitam a fé, uma ferramenta indispensável para a realização de grandes feitos. A Palavra de Deus afirma que sem fé é impossível agradar ao Senhor (cf. Hb 11.6). Este dom não opera de forma independente, e sim em concomitância com o dom da fé. A operação de maravilhas inclui a realização de feitos inexplicáveis pela lógica humana.
Considerando as afirmativas da lição desta semana, compartilhe com seus alunos sobre a importância deste dom para a igreja dos dias atuais. Converse com eles sobre as manifestações que tem ocorrido na igreja e que muitos estão associando a Deus. Ajude seus alunos a identificarem quais são os critérios bíblicos para identificarmos quando um milagre procede de Deus. Reforce aos alunos que o objetivo dos dons que Deus concedeu à sua igreja é a glorificação do nome do Senhor e não para o engrandecimento do homem. Dedique alguns minutos ao final da aula para conversarem sobre o assunto.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.  http://www.escoladominical.com.br/