Adultos: Valores Cristãos: Enfrentando as questões morais de nosso tempo Lição 12: Ética Cristã e Política

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ética Cristã e Política.
- Iniciem o estudo do tema, apresentando a seguinte pergunta:
A igreja pode se envolver com a política? Por quê?
Com esta pergunta, vocês estão utilizando o método de ensino, conhecido como Debate.
Aguardem as respostas dos alunos. Certamente, haverá respostas a favor e contra. O debate abre espaço para posicionamentos contrários.
Anotem todas as respostas e justificativas. Elas darão um norte para reflexão sobre o tema.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para enfatizar a importância do voto no sistema político brasileiro, utilizem a dinâmica “Participação Política”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador "Discipulando", deste blog.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom proveito!

Dinâmica: Participação Política
Objetivo:
Exercer o direito ao voto, através da escolha dos secretários da classe ou decisão de uma atividade para a turma.
Material:
01 caixa de papelão pequena(servirá de urna)
Papéis pequenos para cada aluno
01 caneta
Procedimento:
– Decidam para que a votação vai ser feita: escolha dos líderes ou secretários da classe ou decisão de uma atividade para a turma.
– Peçam para que alguns alunos se candidatem ou vocês apresentam as propostas para votação para uma atividade a ser realizada com a turma.
– Falem que o voto será direto e secreto.
– Apresentem uma urna(uma caixa) e as cédulas de votação.
– Orientem para que cada aluno separadamente se dirija a urna e faça sua escolha, usando a cédula de votação, escrevendo o nome de um dos colegas ou votando na atividade para a turma.
– Depois, façam a contagem dos votos. O que tiver a maioria dos votos será o líder e o vice-líder será aquele que recebeu a quantidade de votos mais aproximada ao do líder. Ou a atividade que vai ser realizada com a turma.
– Em seguida, apresentem os vencedores e demais serão os suplentes, ou a atividade ganhadora.
– Para concluir, falem: A votação aqui realizada é um ato de participação política num contexto menor, mas que deve ser levado a sério tanto como numa situação macro – atual conjuntura política brasileira.
Por Sulamita Macedo.



Dinâmica: Ética Cristã
Objetivo:
Concluir o estudo sobre ética cristã em oposição as questões morais do nosso tempo.
Material:
01 esponja
01 filtro de papel
Procedimento:
- Falem: Estamos concluindo o estudo sobre ética cristã que tem sido desafiada e confrontada pelos valores mundanos atuais.
- Peçam para que os alunos citem as ideias estudadas em cada lição.
Acrescentem algumas que porventura os alunos tenham esquecido de falar.
- Apontando para os temas estudados, falem: Somos bombardeados diariamente com uma enorme quantidade de ideologias, mas podemos confrontá-las de acordo com a palavra de Deus.
- Apresentem para a turma a esponja e falem:
Há pessoas que são como esponjas, que absorvem tudo que ouvem do sistema mundano ou o que são apresentados como argumentos para convencimento, como se fosse algo natural.
Mas, a Bíblia adverte: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!”(Isaías 5:20).
- Agora, apresentem um filtro de papel e perguntem:
Para que serve um filtro de papel?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Sabemos que um filtro serve para reter aquilo que não se deseja que permaneça no que está sendo coado. Isto nos remete as ideologias que estamos sendo propagadas e tidas como verdades, mas que precisam ser analisadas e passar pelo filtro da ética cristã, que está embasada na Palavra de Deus.
A Bíblia nos ensina: “Examinai tudo. Retende o bem”(I Tessalonicenses 5:21).
- Para concluir, falem em que cada tema estudado, as informações foram analisadas e só podemos absorver e deixar passar pelo filtro aquilo que é bom e que está de acordo com a palavra de Deus; as demais coisas devem ser rejeitadas. Que Deus nos dê sabedoria diante da ética mundana, para que continuemos sendo “luz do mundo” e “sal da terra”.
Por Sulamita Macedo.