SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (153) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (189) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (401) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (597) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

14 junho 2018

Betel Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 17/06/2018 – Lição 12: Nossas atitudes diante da Palavra de Deus



Este post é assinado por Cláudio Roberto de Souza

TEXTO ÁUREO

Tiago 1:22

22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. (ARC)

TEXTO DE REFERÊNCIA

Tiago 1:21-25

21 Pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma.
22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural;24 porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era.25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. (ARC)

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Enfatizar que Deus se comunica com o homem através da Sua Palavra;
  • Ressaltar nossa relação com a Palavra de Deus como medida da nossa relação com Deus;
  • Mostrar que devemos ter disposição em praticar a Palavra de Deus

INTRODUÇÃO

Paz seja convosco!
Após quase um mês ausente dos esboços da Betel classe adultos, pela graça e misericórdia de Deus estamos retornando.
Aproveito o espaço para ser grato ao irmão e amigo Leonardo Novais, evangelista da casa do Senhor, que durante este período supriu a mim e aos irmãos que utilizam nossos esboços, demonstrando disposição e esforço na obra do Senhor. Deus o abençoe ricamente (1Co 15.58).
Estamos nos aproximando do final de mais um trimestre e neste estudo de número 12, abordaremos a relação do cristão com o Livro de Deus, isto é, a Bíblia!
Para o cristão em Jesus Cristo, é a Palavra de Deus quem lhe dá o norte em sua caminhada rumo a presença final ao lado de Deus. É um Livro absoluto, cujas verdades são indiscutíveis e seu conteúdo infalível.
Robin Keeley afirma que a importância da Bíblia se destaca por ter sido o documento que moldou o desenvolvimento da civilização ocidental nos últimos 2 mil anos. Sem um bom conhecimento da Bíblia, é impossível compreendermos de forma inteligente o formato dessa civilização.
Mas nossa preocupação presente é entender o papel específico que a Bíblia tem dentro da fé cristã; como ela se encaixa dentro desta fé e da vida dos servos de Deus?
Neste esboço tentaremos responder esta e outras questões relacionadas a Palavra de Deus e o cristão.

1 – DEUS SE COMUNICA COM A HUMANIDADE

O artista e filósofo francês Augusto Rhodire, configura a seguinte questão: “Quem sou eu, de onde vim, porque estou aqui e para onde vou?”
Fica difícil para a nossa espécie saber tais mistérios. A não ser que Deus resolva revelar através da sua misericórdia, e assim Ele o fez, expondo na mesma aquilo que deveríamos conhecer a Seu respeito e a nosso próprio respeito também.
O Salmista nas suas profundas revelações chegou a questionar:

Salmos 8:5-8

5 Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste.6 Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
7 todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo;
8 as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. (ARC)

A primeira forma de comunicação entre Deus e o homem foi a comunicação verbal e as gerações passavam o conhecimento e revelações de Deus pelo método chamado de tradição oral.
Sempre houve a inclinação divina em se relacionar com o ser criado e desde o princípio, Deus nunca intencionou conduzir o homem de forma enganosa ou deixa-lo ao léu.
Nas Sagradas Escrituras, no livro da criação (Gênesis), o Senhor revela explicitamente um interesse amoroso em se comunicar com a Sua mais bela criação, tanto que encontramos o registro bíblico onde Ele orienta o homem como este deveria viver de forma agradável, concedendo-lhe responsabilidades e impondo restrições para que esta vida no Éden fosse uma vida de delícias na presença do Senhor (Gn 1.26,28-30; 2.16-17). 
Mesmo após a transgressão do pecado, Deus não relegou aqueles que fizera conforme a Sua imagem e semelhança a viverem ao acaso e a sua própria sorte, antes os conduziram ao caminho de reaproximação, partindo dEle mesmo esta atitude:
Gênesis 3:8
8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; (ARC)
Podemos concluir com certa naturalidade que este diálogo ao final do dia era comum entre o Criador e a criatura.
Ainda que o pecado tenha posto o primeiro casal na condição de culpados e se tornado um terror para eles (estavam com medo do Senhor), a ponto de fazê-los se esconder do Juiz de toda a terra, Matthew Henry explica que Deus se aproximou na viração do dia, isto é, não à noite, quando todos os medos são duas vezes mais assustadores, tampouco no calor do dia, pois Ele não veio no calor da Sua fúria, antes a “viração do dia“ revela quietude, Sua bondade e o Seu terno amor em simplesmente recuperar a relação quebrada pelo pecado cometido (grifo meu).
Mesmo sobre duras consequências impostas pela ocasião do pecado, Deus jamais permitiu que o Seu contato com o homem fosse de uma vez dissolvido! Ele proveu a concórdia e para isso dialogou com o homem.

1.1 – O Deus Criador se revelou

O primeiro capítulo e versículo de Hebreus, temos o apontamento do autor em nos informar de maneira sutil as formas pelas quais Deus se tem revelado a humanidade.
Hebreus 1:1
1 Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, (ARC)
Grande parte dos estudiosos concordam com o formato abaixo de como Deus tem se revelado ao homem:
1 – Deus se revela através das obras da criação e providência. A natureza revela a existência de Deus e o Seu cuidado para com a criação também O manifesta – Sl 119.90-91; Rm 1.19-20;

Salmos 19:1-2

1 Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. (ARC)

2 – Deus se revela através de Jesus Cristo – Jo 8.19; 10.38; Cl 2.9

João 12:45

45 E quem me vê a mim vê aquele que me enviou. (ARC) 

Colossenses 2:9

9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. (ARC)

3 – Deus se revela através das Escrituras Sagradas.
Como tema deste estudo, temos as Escrituras que é a declaração escrita que Deus determinou para se fazer conhecido aos homens conforme podemos ler em Romanos 16.25-26:

      Romanos 16:25-27

25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,26 mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé,27 ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém! (ARC)

O pastor Marcos Sant’Anna enfatiza que tal estudo será direcionado na comunicação divina por meio de palavras, sejam orais ou escritas.
Seria difícil tentarmos compreender o mínimo de Deus se o mesmo não se fizesse conhecido pelas Escrituras, pois Ele é diferente de sua criação (Is 40.25-26).
Os atributos divinos o distinguem do ser criado (homem – gênero humano). Entendamos:
Quanto aos atributos incomunicáveis de Deus, isto é, atributos que lhe são exclusivos, o homem não participa deles, os tais são:
  • Deus é eterno e o homem perecível e mortal;
  • Deus é auto existente, o homem foi criado por Ele;
  • Deus é espírito e o homem é carne, é matéria;
  • Deus é imutável, o homem é mutável e instável;
  • Deus é infinito, o homem finito e transitório;
  • Deus é soberano, o homem dependente;
  • Deus é onipotente, o homem é impotente e frágil;
  • Deus é onisciente, o homem é alheio ao pleno conhecimento de tudo;
  • Deus é onipresente, o homem é limitado ao espaço;
Quanto aos atributos comunicáveis de Deus, estes o homem pode ser participante, porém enquanto Deus o é na Sua essência e na totalidade, o homem é em parte e de forma imperfeita. São eles:
  • Amor; bondade; misericórdia; sabedoria; justiça; santidade; veracidade; paz e outros!
Desta forma é a Bíblia, a Palavra de Deus que molda a nossa mente finita e debilitada para compreender, ainda que de maneira restrita, o Deus Criador.
Ele definiu que através da Sua Palavra se faria conhecido, pois nela e através dela se revelaria ao homem através dos seus atributos!
Por Cláudio Roberto de Souza
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  http://ebdcomentada.gdigital.com.br

LIÇÃO 05 - A INSTITUIÇÃO DA MONARQUIA EM ISRAEL / SUBSÍDIOS / CLASSE ADULTOS

Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD, pastor Osiel Gomes