CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 24/06/2018 – Lição 13: Ética Cristã e redes sociais



Este post é assinado pelo pastor Eliel Goulart

Texto Áureo

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” – I Coríntios 6.12

Verdade Prática

As redes sociais são um fenômeno que integra a sociedade, porém, os relacionamentos virtuais não podem substituir a relação interpessoal, principalmente, a comunhão cristã.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Provérbios 4.10-15
10 – Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.
11 – No caminho da sabedoria, te ensinei e, pelas carreiras direitas, te fiz andar.
12 – Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e, se correres, não tropeçarás.
13 – Pega-te à correção e não a largues; guarda-a, porque ela é tua vida.
14 – Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.
15 – Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor! 

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra edição, a tradução é mencionada. 

A questão básica de nosso envolvimento com as redes sociais resume-se numa palavra: prioridade. Há uma escala de importância das nossas escolhas. 

Jeremias 7.3 – “…Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras…”
Caminho é o que somos. Obra é o que fazemos. 

Acessamos as redes sociais em tempo muito superior ao acesso às coisas espirituais? Se está tendo desequilíbrio nas nossas prioridades, é tempo de melhorar nossos caminhos e nossas obras. 

Outra palavra que define nosso envolvimento com as redes sociais: importância. 

O que nos importa quando estamos cultuando a Deus? Os hinos de louvor a Deus e a pregação da Palavra, ou traz para dentro de si as conexões das redes?

O que nos importa quando estamos reunidos com a família?A comunhão, a conversação olhando direto na face dos nossos queridos, ou as conexões com os supostos amigos e atualizações de nossos perfis nas redes?

Importar tem o sentido etimológico no latim de “trazer para dentro”O que temos trazido, importado para dentro de nossa vida? 

I Coríntios 6.12 – “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

I – REDES SOCIAIS

1 – O que é a rede social?

A ideia de rede social teve sua origem na ciência da Sociologia, quando seu conceito é utilizado para estudos analíticos das interações entre indivíduos, grupos, organizações sociais e até comunidades inteiras, desde o final do Século XIX.

Com o surgimento e desenvolvimento da internet, desde os anos 1990, a acepção do termo “rede social” inseriu-se no mundo virtual.  

A primeira rede social é creditada a um site denominado SixDegrees.com, criado em 1997, inclusive permitindo que seus usuários criassem perfil e adicionassem participantes, num formato muito similar aos de hoje. 

No início deste Século XXI, a expansão das redes sociais impactou a sociedade mundial. E cada vez mais, esta geração e também organizações, estão imersas nas redes sociais. 

O sistema norte americano HootSuite, especializado em gestão de marcas de mídia social, apontava que ao final do ano 2016, 2,8 bilhões de usuários estavam conectados a redes sociais no mundo. 

O objetivo principal das redes sociais é o de conectar pessoas. 

Observo aqui a diferença entre rede social e mídia social. Esta engloba vídeos, blogs e, também, as redes sociais as quais estamos comentando. Portanto, rede social é uma das categorias da mídia social. 

Mídias sociais são as que transmitem informações às pessoas. Redes sociais conectam as pessoas em seus interesses comuns. 

2 – Uma oportunidade para o Evangelho

João 20.21 – “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” 

A nossa vida toca outras vidas. E nas redes sociais, tal não é diferente. Então, no contato real e no contato virtual, dê Cristo às pessoas, e conte o resto ao Senhor! 

Hoje, as redes sociais são o maior meio de comunicação. Quem não exala nelas o “bom perfume de Cristo” – II Coríntios 2.15 – certamente não é o “bom cheiro de Cristo” de outra forma também. 

I Coríntios 9.16 – “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não pregar o evangelho!” 

É sábio refletir antes de postar imagens, vídeos ou textos que o crente avalie como evangelístico ou como devocional cristão. Pergunte a si mesmo: 

1 – Edifica?2 – Está em acordo com a Bíblia?3 – Há indução ao erro?4 – Jesus Cristo é glorificado? 

Haverá, inevitavelmente, os críticos e zombadores do Evangelho. Anti Deus, anti Bíblia, anti igreja, anti pastores, anti crentes… Não se desanime diante destas tentativas de menosprezos. Mas, não discuta, não brigue nas redes sociais, pois o propósito é celestial: pregar o Evangelho! 

II Timóteo 2.24a – “E ao servo do Senhor não convém contender…” 

Enfim, expresse o amor de Deus nas redes sociais! 

II Timóteo 4.2 – “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas ( dar resposta com argumentação – anotação nossa ), repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.”
Por Eliel Goulart
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada http://ebdcomentada.gdigital.com.br