O testemunho dos patriarcas Lição 01 – 01 de julho de 2018 – Editora BETEL


SLIDES VISUALIZAR / BAIXAR

HINOS SUGERIDOS

♫ Hino 126 

♫ Hino 186 

♫ Hino 380 
 

VÍDEO


Sobre o testemunho dos patriarcas
Os judeus cristãos, a quem a Epístola aos Hebreus é endereçada, foram desmoralizados e desencorajados. O cristianismo provou ser difícil para eles. Era radical. Deixava de lado séculos de tradição. Enfatizava uma nova e preocupante espécie de liberdade espiritual. Em resumo, provocou a ira dos religiosos judeus estabelecidos.
Muitos convertidos estavam prestes a desistir e abandonar as águas desconfortáveis e desconhecidas da fé para a confortável e familiar vida de obras e esforço moral. Essa era a escolha que tinham pela frente: depender da religião ou seguir Jesus, tentar agradar a Deus ou confiar nele, um sistema religioso complicado ou um relacionamento simples com o Deus vivo por meio de Cristo.
Após lembrar àqueles crentes imaturos a superioridade de Jesus Cristo, o escritor de Hebreus, começando em 10.19, demonstra a superioridade da fé. Fé significa antever oresultado, embora não se saiba o que teremos pela frente. Mas estamos convencidos da realidade de Deus (Hb 11.6). Em outras palavras, não temos certeza do que o futuro detém, mas sabemos quem detém o futuro. Fé significa agarrar-se à esperança de que Deus triunfará um dia. Ele voltará à terra para o juízo e para recompensar aqueles que o seguiram (Hb 11.6). E, então, obedecemos. Fazemos a vontade de Deus mesmo quando submeter-se é difícil.
É a resposta da obediência que qualifica os personagens do capítulo 11 como pessoas de grande fé. Abraão e Sara creram em Deus; consequentemente, obedeceram a Ele sem levar em consideração as consequências. É esse tipo de disposição para crer que agrada a Deus. Nada menos do que isso.
Crendo, Abraão saiu de sua terra natal, Ur dos caldeus, obedecendo às instruções do Senhor, porém sem saber nem sequer para onde ia. Crendo, ele e Sara receberam de Deus sua promessa viva, Isaque, quando já não havia condição para que ela engravidasse em função de sua idade avançada.
Crendo, Isaque seguiu seu pai, Abraão, para juntos ofertarem ao Senhor no monte Moriá. Foram três dias de jornada até o lugar escolhido por Deus e, nesse ínterim, com certeza, Isaque já tinha se dado conta de que faltava na bagagem o animal para o sacrifício. Mesmo assim seguiu Abraão, obediente até o fim. Mesmo após ser colocado no altar para a imolação, não esboçou reação. Fé, somente fé.
Isaque também esperou em Deus para contrair núpcias com Rebeca. Sabia ele que o Senhor tinha lhe reservado uma esposa e, com ela formou uma família abençoada, dando prosseguimento à linhagem da Abraão através de Esaú e Jacó.
Por sua vez, Jacó começou sua jornada por essa terra de forma atabalhoada, confiando na sua astúcia e no seu falho entendimento, sabotando até o irmão e conseguindo a benção da primogenitura em seu lugar. Porém, o chamado de Deus foi inequívoco, após trabalhar duro e ser repetidamente enganado por seu tio, Labão, é chamado de volta para sua terra natal, não sem antes ter que se confrontar com Esaú.
Crendo, Jacó seguiu o plano estabelecido por Deus e, ao invés de contenda, foi contemplado com a reconciliação. De Jacó, transforma-se em Israel, no vale de Jaboque, usando desta vez sua persistência para conseguir a bênção do anjo de Deus. De Israel, saem as doze tribos que formaram a nação escolhida pelo Senhor em Seu plano divino de redenção da humanidade.
O testemunho dos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó, reforça dois pontos básicos na vida de cada cristão nos dias de hoje: primeiro, sem fé é impossível agradar a Deus. Segundo, Deus é galardoador daqueles que o buscam (Hb 11.6).
Atualmente, estamos tão agitados pelo dia-a-dia da vida cotidiana que nos esquecemos dessas premissas básicas da Palavra de Deus. Queremos vencer os obstáculos com a força de nosso braço, esquecendo-nos que Deus é que está no controle. Queremos alcançar as bênçãos que achamos sejam para nós, sem considerar que somente o Senhor sabe o que nos é proveitoso ou não.
Sigamos o exemplo dos patriarcas, prossigamos em nosso caminho por essa terra, sem pestanejar, focando no alvo maior que é Cristo Jesus e Seu Reino!
Uma semana abençoada para todos os irmãos, na Paz do Senhor Jesus!
Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 3º Trimestre de 2018, ano 28 nº 108 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor – Israel 70 anos – O chamado de uma nação e o plano divino de redenção – Pastor César Pereira Roza de Melo.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.  www.revistaebd.com