Betel Jovens – 3º Trimestre de 2018 – 15/07/2018 – Lição 3: E Jesus se fez carne



Este post é assinado por Carlos Henrique Soares
TEXTO DE REFERÊNCIA
Fl  2.5-11
5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus
6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! 9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Versículo de dia
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo 1.14).
Introdução
Neste estudo você aprenderá que é impraticável querer argumentar sobre Jesus e seu ministério sem levar em conta a forma maravilhosa da sua manifestação entre os homens.
Conhecer sua origem e permanência entre nós consolida nossa fé. Saber que Jesus esteve conosco estabelece motivação para vencermos as constantes lutas que enfrentamos.
Deus reservou aos homens o melhor de sua glória ao planejar o envio de seu Filho ao mundo.
Toda a experiência de uma pessoa com Jesus em seu início é rasa, levando em conta a dureza dos nossos corações, gerada pelo pecado. No entanto, a perseverança e firmeza neste propósito leva-nos a dimensões consideráveis desta fonte de vida e poder que o relacionamento mais íntimo de Jesus com os homens oferece.
1 – CRISTO SE FEZ CARNE 
Atanásio, o grande vencedor da ortodoxia, no concílio de Nicéia, em 325 d.C., disse, acertadamente, que a encarnação do Verbo é o grande mistério do Cristianismo.
O apóstolo João, no vestíbulo de seu evangelho, apresenta-nos o Verbo eterno, pessoal, divino, auto existente, agente da criação, luz que ilumina todo homem e o único nome pelo qual podemos receber de Deus a salvação.
A encarnação é uma doutrina cristã que transcende nosso entendimento, mas nutre nossa alma de gloriosa segurança.
‘Logos’ é uma palavra grega, com diversos significados: palavra, discurso, matéria, razão, motivo, o falar, etc.
O significado, portanto, depende muito do contexto em que o vocábulo é usado. O correspondente, em hebraico, é ‘dabar’.
Na Bíblia o livro que, por excelência, exalta esse termo grego é o Evangelho de João. Para o evangelista, Jesus é a Palavra personificada.
O seu Evangelho proclama que a Palavra (logos) divina tomou forma humana numa pessoa histórica, isto é, em Jesus.
Quando Jesus nasceu, Deus se fez homem. Não era metade homem nem metade Deus, era todo Deus e todo homem.
“Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2:9).
Antes que Cristo viesse, a gente podia conhecer Deus em parte. Logo depois de sua vinda, conheceu-o em sua totalidade porque veio visível e tangível no Jesus. Cristo é a expressão perfeita de Deus em forma humana.
Os dois enganos mais comuns são minimizar sua humanidade ou minimizar sua divindade. Jesus é tanto Deus como homem!
1.1 – Origem de se fazer carne
Jesus então foi formado no ventre de Maria, porém não era uma semente de Maria, não era um óvulo proveniente de uma mulher. Jesus nasceu seu corpo foi formado pela Palavra e pelo Espírito Santo. O anjo declarou a Maria:“Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!  Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus” (Lc 1.29,30).
Maria creu nessa Palavra, recebeu essa Palavra, abriu sua vida e disse: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra” (Lc 1.37).
A Palavra de Deus, proferida pelo anjo, foi a semente e em seguida Maria manifestou sua dúvida e o anjo completou: “o Espírito Santo te envolverá”; da união da Palavra e do Espírito Santo é que o corpo de Jesus foi gerado no útero de Maria. Quando Maria no final falou: “cumpra-se na serva do Senhor conforme a Sua Palavra”, ela estava acolhendo, aceitando, crendo na Palavra de Deus; então o Espírito Santo germinou a semente e Jesus foi gerado.
1.2 – Sentido Teológico
Por Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  https://ebdcomentada.com/