CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 08/07/2018 – Lição 2: A Beleza e a Glória do Culto Levítico



Este post é assinado por Eliel Goulart
Texto Áureo
“Então, entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois, saíram e abençoaram o povo; e a glória do SENHOR apareceu a todo o povo.” – Levítico 9.23

Verdade Prática
O verdadeiro culto divino não se impõe pelo ritualismo nem por sua pompa, mas pelo quebrantamento de coração e pela integridade de espírito. A glória de Deus não pode faltar.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Levítico 9.15-24
15 Depois, fez chegar a oferta do povo, e tomou o bode da expiação do pecado, que era pelo povo, e o degolou, e o preparou por expiação do pecado, como o primeiro. 
16 Fez também chegar o holocausto e o preparou segundo o rito. 
17 E fez chegar a oferta de manjares, e a sua mão encheu dela, e a queimou sobre o altar, além do holocausto da manhã.
18 Depois, degolou o boi e o carneiro em sacrifício pacífico, que era pelo povo; e os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue, que espargiu sobre o altar, em redor, 
19 como também a gordura do boi e do carneiro, e a cauda, e o que cobre a fressura, e os rins, e o redenho do fígado. 
20 E puseram a gordura sobre o peito, e ele queimou a gordura sobre o altar; 
21 mas o peito e a espádua direita Arão moveu por oferta de movimento perante o Senhor, como Moisés tinha ordenado.
22 Depois, Arão levantou as mãos ao povo e o abençoou; e desceu, havendo feito a expiação do pecado, e o holocausto, e a oferta pacífica. 
23 Então, entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois, saíram e abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo. 
24 Porque o fogo saiu de diante do Senhor e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilou e caiu sobre as suas faces.
INTRODUÇÃO
Paz do Senhor!
Todas as citações de versículos bíblicos são da Almeida Revista e Corrigida. Quando diferente desta, a edição é mencionada.
A beleza e a glória do culto levítico estão em que tudo nele aponta para a pessoa bendita do Senhor Jesus. Portanto, recuse menosprezar ou deixar-se enfadar com a leitura e aprendizado no livro de Levítico.
Há dois extremos que tem caracterizado o culto a Deus, nos últimos séculos: o formalismo e o fanatismo. No formalismo, como sub característica, está o ritualismo estéril, sem vida. E no fanatismo está o extremismo que, ou infantiliza, ou age com profanação do sagrado.
O culto do formalismo é sem vida.
O culto do fanatismo é extremista.  
No livro de Levítico, encontramos princípios centrais que o nosso Senhor revelou aos israelitas, de como se deve cultuar a Ele.
E o título da Lição é apropriado: beleza e glória.
“Beleza da Sua santidade” é expressão que ocorre por cinco vezes nas Escrituras. Em quatro delas, está relacionada a adoração do nosso Deus, sempre em conexão com o culto público. Confira em I Crônicas 16.29, II Crônicas 20.21, Salmo 29.2 e Salmo 96.6. A quinta ocorrência está Provérbios 14.28 e tem outra conexão.
Na tradução Almeida Revista e Corrigida, mais usada nas Assembleias de Deus, o substantivo feminino hebraico,hadarah , significando “beleza”, está traduzido como “majestade”. (Strong).
A beleza de Sua santidade expressa a Sua glória.
“Glória”, no hebraico é substantivo masculino kabowd, ocorre duzentas vezes no Antigo Testamento, com as acepções de “esplendor, honra, grandeza, abundância, dignidade da posição”.
A beleza e a glória do culto estão na pessoa bendita do Senhor Jesus. O que torna belo e glorioso um culto, é a presença do maravilhoso e glorioso Senhor Jesus.
Isaías 4.2 – “Naquele dia, o Renovo do Senhor (apontando profeticamente ao Senhor Jesus – anotação nossa)será cheio de beleza e de glória.”
I – O CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO
1 – Definição 
Culto no português tem origem no latim, cultu, e significa “adoração e homenagem a Deus”. Os reformadores clássicos definiam como “a maneira correta de adorar a Deus”. ( Dicionário de Termos Teológicos em Latim e Grego: Extraído principalmente da Teologia Escolástica Protestante – Richard Muller ).
Há duas palavras mais destacadas que expressam o que é o culto, na Bíblia Sagrada. O hebraico abad, “servir”. E o grego latreia, “servir”. No Antigo Testamento, um exemplo da ocorrência deste termo está em Êxodo 3.12 – “E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.” E no Novo Testamento, em Mateus 4.10 – “Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás.”
Adoração e serviço são a essência do culto a Deus.
2 – Na era patriarcal
Há sempre um altar a Deus nas vidas dos grandes patriarcas do Antigo Testamento, destacando-se Abraão, Isaque e Jacó – Gênesis 12.7 e 8 – Gênesis 13.18 – Gênesis 26.25 – Gênesis 33.20.  O altar era marca distinta na vida deles. Pelo menos três significados hão no altar:
1 – sacrifício;
2 – entrega;
3 – aliança.
Hoje o altar está na vida de cada crente. I Coríntios 6.19 – “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”
Hebreus 13. 10 – “Temos um altar…”  – Referindo-se, certamente, à cruz de Cristo. Para nós há apenas um altar de sacrifício pelo pecado, ao qual dura para sempre.
3 – No período de Moisés
Neste período histórico, os cultos são eventos de lembranças.
Nós esquecemos mais fácil do que lembramos! Então, as festas sagradas eram como memoriais de gratidão, de adoração e de consagração.
Êxodo 23.14 – “Três vezes no ano me celebrareis festa.”
Festa dos Pães Asmos – Páscoa.
Festa da Sega – ou da Ceifa, das Primícias – Tabernáculos.
Festa da colheita – Pentecostes.
Estas festas eram o centro do culto prestado a Deus no período de Moisés.
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  ebdcomentada.com