CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 15/07/2018 – Lição 3: Os Ministros do Culto Levítico



Este post é assinado por Eliel Goulart
Texto Áureo
“Toma os levitas em lugar de todo primogênito entre os filhos de Israel e os animais dos levitas em lugar dos seus animais; porquanto os levitas serão meus. Eu sou o Senhor.” – Números 3.45

Verdade Prática
O chamamento divino exige de cada um de nós, amor, excelência e dedicação integral ao Senhor da Seara.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Levítico 8.1-13
1 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: 
2 Toma a Arão, e a seus filhos com ele, e as vestes, e o azeite da unção, como também o novilho da expiação do pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos pães asmos 
3 e ajunta toda a congregação à porta da tenda da congregação. 
4 Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara, e a congregação ajuntou-se à porta da tenda da congregação.
5 Então, disse Moisés à congregação: Isto é o que o Senhor ordenou que se fizesse. 
6 E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água, 
7 e lhe vestiu a túnica, e cingiu-o com o cinto, e pôs sobre ele o manto; também pôs sobre ele o éfode, e cingiu-o com o
cinto lavrado do éfode, e o apertou com ele. 
8 Depois, pôs-lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tumim; 
9 e pôs a mitra sobre a sua cabeça e na mitra, diante do seu rosto, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como o Senhor ordenara a Moisés.
10 Então, Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo e tudo o que havia nele, e o santificou; 
11 e dele espargiu sete vezes sobre o altar e ungiu o altar e todos os seus vasos, como também a pia e a sua base, para santificá-los. 
12 Depois, derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o, para santificá-lo. 
13 Também Moisés fez chegar os filhos de Arão, e vestiu-lhes as túnicas, e cingiu-os com o cinto, e apertou-lhes as tiaras, como o Senhor ordenara a Moisés.
INTRODUÇÃO
Paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da edição Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra, a tradução é mencionada.
Êxodo 19.6 – “E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”
O ideal de Deus era que todos os israelitas servissem como um reino de sacerdotes. Reis como senhores de si mesmos, iguais uns aos outros. Sacerdotes como autorizados a aproximarem-se de Deus, em oração, sem intermediários, para também trazer suas ofertas, pagar seus votos e manter comunhão com Ele.
Como reis levariam Deus às outras nações.
Como sacerdotes trariam as nações a Deus.
Um reino cujos cidadãos são todos sacerdotes, vivendo inteiramente a serviço de Deus, e sempre desfrutando do direito de acesso a Ele.
E o ideal de Deus é que Israel fosse uma nação santa. Diferente de outras nações. Consagrada ao serviço do Senhor. Com marcas exterior e interior. Exterior da circuncisão. Interior da pureza e santidade.
Por ocasião do incidente do bezerro de ouro – Êxodo 32 – os levitas começaram a se destacarem entre as doze tribos. Moisés, ao descer do Monte Sinai, onde estivera por 40 dias e trazendo consigo as tábuas da Lei, ele muito se indignou e irou-se ao ver o povo entregue à vergonha da idolatria. Versículo 26 – “Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do Senhor, venha a mim. Então, se juntaram a ele todos os filhos de Levi.”
Posteriormente – Números 8.5 a 26 – foram especialmente chamados e separados por Deus, para seu exclusivo serviço.
Números 8.14 – “E separarás os levitas do meio dos filhos de Israel, para que os levitas meus sejam.”
Hoje, nesta Dispensação da Igreja, é o Israel de Deus” – Gálatas 6.16 – e nós estamos como sacerdócio real – observe que a ordem está invertida em comparação com Êxodo 19.6 – conforme I Pedro 2.9 – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo  adquirido ( propriedade exclusiva de Deus – ARA  – Atualizada  – anotação nossa )para anunciardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
Hoje a Igreja, como sacerdócio real:
1 – É uma comunidade missionária – “anunciardes as virtudes”;
2 – Testemunham, com o seu viver, as excelências de Deus; “vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
I – LEVI, A TRIBO SACERDOTAL
1 – O nascimento de Levi
Levi, cujo nome significa “unido”, é o terceiro filho de Jacó com Leia, e nasceu em Harã. Seus filhos foram Gérson, Coate e Merari. Seu nome é citado por dezoito vezes na Bíblia, pela primeira vez em Gênesis 29.34 e pela última vez em Esdras 8.18.
A linhagem sacerdotal teve origem a partir dele – Números 8.1 a 6.
Morreu aos 137 anos – Êxodo 6.16.
2 – O zelo dos levitas
Data venia, permitam-me pensar diferente do admirável comentarista, que viu positivamente ( “postura zelosa e conservadora em relação à honra da família” ) a terrível vingança  contra os homens de Siquém e de Hemor, associado a seu irmão Simeão, pelo fato de ter sido sua irmã seduzida – Gênesis 34 – haja vista que Jacó, em seu leito de morte, manifestou-se contra estes atos de carnificina. Referindo-se a Simeão e a Levi, disse: “Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura.” Leia mais em Gênesis 49.5 a 7.
Isto posto, de fato, em Êxodo 32.25 a 29, foram zelosos e nem um pouco indecisos em postarem-se ao lado do Senhor. Consciência e vontade puseram-se ao lado do Senhor, contra a vergonha da idolatria.
Que nós também, como servos do Senhor, sempre estejamos prontos a estarmos junto ao Senhor! Estar ao lado do Senhor é estar ao lado:
A ) da Sua verdade;
B ) do Seu caráter;
C ) do Seu Evangelho.
Ilustração
“Nós confiamos que o Senhor está do nosso lado, sr. Abraham Lincoln”, disse o orador de uma delegação de cristãos para aquele presidente bom, durante um dos dias da sombria Guerra Civil Americana. E ele respondeu: “Eu não considero isso tão essencial quanto qualquer outra coisa…”  Os visitantes reagiram com expressões de surpresa. Até que o presidente acrescentou: “Estou mais preocupado em saber que estamos do lado do Senhor!”
O lado direito não é o meu lado e nem o seu lado. O lado do Senhor é o lugar para o qual devemos todos nos reunir. O lado do Senhor tem a bandeira da verdade, da justiça, da santidade e do amor.
Defenda a causa de Deus, mesmo que esteja sozinho ou com a minoria.
3 – A vocação sacerdotal dos levitas
A tribo de Levi foi separada pelo Senhor em substituição aos primogênitos de Israel. A tribo de Levi era a menor de todo o Israel, com metade em número da próxima menor, Manassés.
Números 3.12 – “E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus.”
A vocação se caracterizava pela:
1 – substituição aos primogênitos de Israel;
2 – no serviço exclusivo ao Senhor;
3 – não participavam das guerras;
4 – não plantavam;
5 – não tinham herança em terras;
6 – estavam espalhados por todo o Israel;
7 – eram sustentados pela fé, através dos dízimos trazidos pelo povo.
Como se aplica hoje na Nova Aliança?
Efésios 4.11 – “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.”
No versículo 8, diz assim  – “…e deu dons aos homens.”
O versículo 11 nos ensina que a Igreja tem três grandes provisões dadas pelo Senhor:
1 – provisão para sua fundação. Homens especialmente chamados estabeleceram suas fundações. Efésios 2.20 – “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas…”.
2 – provisão para a sua expansão. Os evangelistas foram dados para levar a verdade do Evangelho, aos lugares onde ainda não era conhecido.
3 – provisão para a sua continuação. Pastores e mestres nomeados para a edificação da igreja. Até representam dois aspectos de uma mesma chamada. Instrução e ensino permanente do Rebanho do Senhor.
O evangelista diz: “Venha ao Senhor!”
O pastor diz: “Permaneça no Senhor!”
O evangelista diz: “Venha como está!”
O pastor diz: “Vede como fica!”
II – O SUMO SACERDOTE
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  https://ebdcomentada.com