O presidente dos EUA, Donald Trump, eo presidente da Rússia, Vladimir Putin, apertam as mãos antes de participar de uma coletiva de imprensa após uma reunião no Palácio Presidencial em Helsinque, em 16 de julho de 2018. Os líderes dos EUA e da Rússia abriram uma cúpula histórica em Helsinque, com Donald Trump prometendo…

O presidente Donald Trump defendeu sua decisão de se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, apesar da investigação do Conselho Especial sobre a suposta tentativa da Rússia de influenciar a eleição presidencial de 2016.

"Estou aqui hoje para continuar a orgulhosa tradição de diplomacia americana audaciosa", disse Trump depois de se encontrar com Putin por duas horas em Helsinque, na Finlândia.

Trump disse que estava aberto a se reunir com o presidente russo novamente no futuro.

"Eu prefiro assumir um risco político em busca da paz do que arriscar a paz na busca de política", disse ele.


Trump descreveu a Rússia como um "competidor" com os Estados Unidos, acrescentando que considerava isso um "elogio". Ele culpou "ambos os lados" por complicar a relação entre os dois países e prometeu trabalhar por relações mais próximas.

"Nosso relacionamento nunca foi pior do que é agora", disse ele. “No entanto, isso mudou há cerca de quatro horas. Eu realmente acredito nisso.

A coletiva de imprensa conjunta com Putin foi a primeira com um presidente americano desde a conferência de imprensa de George W. Bush com Putin, em 2008, em Sochi. O presidente Obama teve duas conferências de imprensa conjuntas com o presidente russo Dmitry Medvedev, mas nenhuma com Putin.


Apesar do interesse de ambos os líderes em cooperar em algumas questões, a conferência de imprensa recaiu em grande parte sobre a investigação em curso sobre se a campanha de Trump conspirou com a Rússia para a eleição.

Putin negou a intromissão na eleição de 2016, revelando que Trump mencionou isso em suas conversas.

"O Estado russo nunca interferiu e não vai interferir nos assuntos internos americanos, incluindo o processo eleitoral", disse ele.

Trump se recusou a criticar diretamente Putin por tentar influenciar a eleição presidencial, mesmo quando solicitado por um repórter.

"Tenho muita confiança em meu pessoal de inteligência, mas vou lhe dizer que o presidente Putin foi extremamente forte e poderoso em sua negação hoje", disse ele.

Trump culpou a investigação russa por introduzir complicações na relação entre os dois países.

“Eu acho que a investigação é um desastre para o nosso país. Eu acho que isso nos manteve separados, nos manteve separados ”, disse ele, acrescentando que a investigação estava tendo um“ impacto negativo ”entre a Rússia e os Estados Unidos.






Via https://www.breitbart.com/big-government/2018/07/16/donald-trump-defends-summit-with-vladimir-putin-as-bold-american-diplomacy/    http://www.libertar.in