ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Conteúdo da Lição 7

O SOFRIMENTO DE CRISTO
___/ ___/ ______


Versículo do dia

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Is 53.5

Para impactar
Devemos valorizar muito mais nosso cristianismo e a nossa salvação adquirida em Cristo, pois o preço que ele pagou foi muito alto, preço de sangue.
Textos de Referência.
Is 53.1-12
Introdução
Nesta lição trataremos de um dos momentos mais tristes da história cristã: o sofrimento do Mestre Jesus. Quando lemos sobre tudo o que ele passou, lembramo-nos da frase de Samuel Rutherford:
"Sei que Cristo e eu nunca estaremos quites, morrerei em débito para com Ele".

#pontochave
“Todo sofrimento de Cristo não foi em vão, ele o fez para nos livrar da condenação que nós merecíamos, ele foi pregado em uma cruz, porque nós estávamos debaixo da maldição do pecado.”

1. ISAÍAS
Não é por acaso que Isaías é considerado o maior profeta Messiânico do Antigo Testamento, ele traz em seus escritos riquezas de detalhes sobre a vida do Senhor Jesus.
1.1 Um sofrimento incomparável

Isaías apresenta, no conteúdo do capítulo 53, o Messias sofredor, que decidiu por amor, sofrer em o nosso lugar.
Isaías traz à pessoa de Cristo adjetivos que, homem nenhum seria capaz de suportar. "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." Is 53.3. 
Porém ele não se importou com isto, pois o mais importante era nos sarar.


1.2. Ferido e moído
Como pudemos ler no versículo do dia, ele foi ferido por nossas transgressões e moídos por nossas iniquidades, este sofrimento físico que Cristo passou seria surreal para qualquer ser humano.
Ele foi açoitado (Jo 19.1), ou seja, fustigado com chicote, condenação muito comum entre os romanos (geralmente se perfazia em quarenta açoites), o que na verdade fazia com que o cumpridor da sentença aplicasse trinta e nove, pois se passasse dos quarenta, corria o risco de também ser açoitado.
O chicote romano tinha três ou sete tiras, no qual eram presos pedaços de ossos e chumbo.
Depois de um açoite romano, dificilmente alguém sobrevivia, pois a pessoa perdia muito, entrava em choque, e órgãos vitais ficavam expostos, trazendo a morte em pouco tempo. Talvez por isso Isaías diz que Cristo foi moído.
Ainda que Isaías 50.6, diz: "As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam." 
Jovem, Jesus não passou por tudo isso em vão, foi por você, valorize sua salvação.


#pararefletireadorar
"Deus tinha um único Filho e fez dele um missionário"
David Livingstone

2. UMA ANGÚSTIA INSUPORTÁVEL
"E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." Lc 22.41-42

2.1. Aspectos humanos

Devemos nos lembrar de que Jesus veio a terra como homem, teve sede (Jo 4.9), teve cansaço, (Jo 4.6), chorou, (Jo 11.35, Lc 19.41) e também se angustiou.
Jesus passou por todas estas situações para nos abençoar, pois viveu como nós, e sentiu na pele nossas angústias, e ele, melhor do que qualquer outra pessoa, sabe como é difícil enfrentar as limitações humanas.

"Cristo nos amou, sofreu por nós e assim nos justificou"

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." Hb 4.15-16


2.2. No Getsêmani
"O Getsêmani era um jardim a leste de Jerusalém, próximo ao monte das Oliveiras, onde Jesus passou por um dos momentos mais angustiantes de sua vida terrena.
Naquele lugar o Senhor colocou-se de joelhos diante do Pai para orar, oração esta que marcou seu ministério, falando que, se fosse possível, passasse dele aquele cálice, referência ao sofrimento que estaria por vir. Jesus sabia sua missão na terra, que era fazer a vontade de Deus.
Porém sua angústia e sofrimento foi tão intenso, que seu corpo humano quase não suportou.
"E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão." Lc 22.44

3. SEU SOFRIMENTO NOS SAROU

"...e pelas suas pisaduras fomos sarados." Is 53.5b
3.1. O maior propósito

Todo sofrimento de Cristo não foi em vão, ele o fez para nos livrar da condenação, que nós merecíamos. Ele foi pregado em uma cruz, porque nós estávamos debaixo da maldição do pecado.
Isaías ainda relata que ao Senhor agradou moê-lo, pois a alma do Senhor expiou nosso pecado (Is 53.10)

3.2. Levou sobre si
Todos nós estávamos condenados a morte e a perdição eterna (Rm 3.10), mas Cristo nos amou, sofreu por nós e assim nos justificou, pois em seu sofrimento e sua morte levou consigo nossas iniquidades.
"Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si." Is 53.11
Conclusão.
Estudar o sofrimento de Cristo nos leva a refletir o quanto devemos valorizar nossa salvação, pois foi um preço tão alto aquele que o Senhor pagou por nós; ainda que nada merecíamos, e mesmo assim ele optou por nos amar.
#aprendeu

1. Cite alguns adjetivos que Isaías traz sobre Cristo

2. Cite alguns aspectos da vida humana de Cristo.

3. O que Jesus fez por nós, quando estávamos condenados a morte?


Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro) http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com