ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Conteúdo da Lição 11

A ASCENSÃO DE JESUS
___/ ___/ ______


Versículo do dia

Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?" Jo 6.62


Para impactar
A ascensão do Senhor Jesus foi a demonstração clara que, depois de ter consumado a obra do calvário, Ele voltou com poder e glória para a destra do Pai.
Textos de Referência.
At 1.4-11
Introdução
Nesta lição trataremos da ascensão de Cristo, um acontecimento literal e necessário, para que a sua obra fosse completa. Deixou a forma de Deus para vir a terra como homem, morreu como homem e ressuscitou como Deus e ascendeu ao céu.
#pontochave
“A ascensão de Cristo o colocou de volta ao lugar que sempre esteve, na eternidade, à destra do Pai”

1. ENTENDENDO A ASCENSÃO
Segundo o dicionário, ascender significa subir, elevar-se. Foi exatamente o que o Senhor Jesus fez, subiu ao céu.
1.1 Profetizando a ascensão de Cristo no A.T.
Existem algumas passagens do Antigo Testamento que  relatam a ascensão do Senhor Jesus.
"Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles." Sl 68.18
"Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés." Sl 110.1
1.2. Um acontecimento literal
Diferente do que alguns teólogos, estudiosos e céticos falam, a ascensão de Jesus foi literal, ele subiu aos céus diante dos olhos das pessoas que estavam com ele.

"E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos." At 1.9

Marcos relata em seu Evangelho de forma clara e específica que, após trazer instruções a seus discípulos e lhes ter falado, Jesus foi recebido no céu e assentou-se a direita de Deus (Mc 16.14-19).
Porém nenhum escrito foi tão objetivo quanto o evangelho de Lucas, pois em um versículo ele descreveu a ascensão do Senhor Jesus.

"E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu." Lc 24.51


#pararefletireadorar
"Todo ensinamento contrário às sagradas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres". Martinho Lutero
2. A MAGNITUDE DA ASCENSÃO DE CRISTO
A ascensão de Cristo foi magnífica, porque foi o ápice da comprovação de que Jesus é Deus, Ele voltou para o seu Pai.

2.1. Voltando em glória

Quando Jesus veio a terra, esvaziou-se, deixando toda sua glória para se tornar semelhante aos homens, como diz a carta de Paulo aos Filipenses:
"Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;" Fl 2.6-7
Jesus morreu como homem, mas ressuscitou como o Deus que sempre foi, em glória, poder e majestade.
Paulo testemunha em sua segunda carta aos Coríntios tal mudança em Jesus, já não como homem, e sim estritamente como Deus.

“A ascensão de Cristo o colocou de volta ao lugar que sempre esteve, na eternidade, à destra do Pai”

"Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo." 2 Co 5.16


2.2. Ele é incrível
Por que a ascensão de Cristo foi da forma que foi? Por que os homens viram este momento? Qual a razão de voltar para o Pai desta forma?
A resposta é mais simples do que se imagina. Se este mesmo Jesus veio a terra de forma sobrenatural, ou seja, um jovem virgem achou-se concebida pelo Espírito Santo, com certeza Ele deveria voltar ao Pai de forma sobrenatural, e foi isso que Ele fez, subiu ao céu de forma magnífica e extraordinária.

3. ISSO SE FEZ NECESSÁRIO
A ascensão de Cristo o colocou de volta ao lugar que sempre esteve, na eternidade, à destra do Pai

"De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis." At 2.33


3.1. Cristo, nosso intercessor
Quando Jesus voltou para o Pai, Ele não esqueceu dos seus, pelo contrário, como perfeito Sumo Sacerdote, tem se compadecido de nossas fraquezas, e intercedido por nós diante do Pai.
"Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão." Hb 4.14

3.2. Recebemos o consolador
"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." Jo 16.7
O Senhor Jesus não foi para o céu de forma inconsequente, deixando seus fiéis desamparados, pelo contrário, Ele sabia que subindo ao céu, enviaria para cada um dos seus, o Deus Espírito Santo.
Conclusão.
A ascensão do Senhor Jesus não é um assunto muito discutido ou estudado, porém é importantíssimo para se compreender o projeto de salvação como um todo.
Cristo iniciou a obra da redenção, deixando as regiões celestiais e finalizou a obra, voltando para o seu lar.
A ascensão fechou um ciclo perfeito, céu, terra, ministério, morte, ressurreição e céu novamente.
#aprendeu

1. O que significa a palavra ascensão?

2. Porque a ascensão de Cristo foi da forma que foi?

3. Por que o Senhor Jesus disse que era necessário que ele subisse ao céu?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/