ESCOLA DOMINICAL PALAVRA E VIDA - Conteúdo da Lição 11


Lição 11
ATUANDO COMO UM VERDADEIRO DISCÍPULO DE CRISTO
Texto Básico: Colossenses 4.2-6
Nos dias atuais existe certa confusão sobre o que é de fato ser um discípulo. Algumas pessoas pensam que significa apenas estar em uma sala ou templo semanalmente.
Outras pensam que é apenas seguir um tradicionalismo religioso.
Outros ainda, pensam que é realizar algum serviço em prol do próximo.
Todos esses pensamentos sobre a caminhada da fé e a atuação do discípulo de Cristo são superficiais e precisam ser aprofundados.
A análise da carta aos colossenses tem revelado que ser um discípulo é algo profundo e acontece por meio de um relacionamento de amor com Deus, através de Cristo, com desdobramentos abençoadores. Quando revemos os temas discutidos ao longo deste estudo percebemos essa verdade. A saber: Agindo de forma abençoadora; Ajudando no crescimento de outras pessoas;
Reconhecendo a supremacia de Cristo; Descobrindo verdades que fazem a diferença; Resistindo ao falso ensino; Assumindo sua posição; Cuidando de sua vida; Ouvindo conselhos sábios; e Praticando
um estilo de vida que agrada a Deus 1 e 2. Todos esses pontos são significativos na jornada de fé de um discípulo de Cristo.
Ao escrever aos colossenses, o apóstolo sabia dos desafios e das ameaças que seus irmãos estavam enfrentando. Assim, suas orientações eram oportunas e ajudariam os irmãos de Colossos a viverem como verdadeiros discípulos de Cristo. Sabemos que são as mesmas orientações que a Igreja pós-moderna precisa ouvir, para ser tudo aquilo que Deus deseja que ela seja. Então, observe o primeiro conselho.

1. Permaneça na presença de Deus
Paulo deixa uma recomendação clara aos irmãos de Colossos:
“Perseverai na oração, nela permanecendo atentos com ações de graças” (4.2 – Almeida Século 21).
A NVT diz: “Dediquem-se à oração com a mente alerta e o coração agradecido”. O texto usa a palavra “perseverai”, que tem a ideia de “aderir a, persistir em, ocupar-se com” – uma sugestão para os discípulos se manterem na presença de Deus em oração. Ainda no versículo
2 aparece a palavra “permanecendo”. A NTLH diz: “sempre alertas ao orarem...”. Aqueles irmãos de
Colossos deveriam estar atentos, vigiando, não podiam se descuidar diante de tamanha ameaça. Era
uma exortação a qualquer tipo de sonolência espiritual. O verso termina fazendo uma conexão com o coração agradecido, mencionado já nesta carta “... permanecendo atentos com ações de graças” (1.12; 2.7; 3.15; 3.17), mostrando a relevância de um coração agradecido na dinâmica de vida de um discípulo.
Permanecer na presença de Deus é um conselho sempre atual, quando desejamos o agir de Deus em nossas vidas. Esse permanecer deve ser acompanhado de vigilância e ação de graças como foi apontado pelo texto bíblico. Se você entendeu esse primeiro conselho, observe o segundo.

2. Interceda pela expansão do Evangelho 
A instrução paulina prossegue: “ao mesmo tempo orando também por nós, para que Deus nos abra uma porta para a palavra, a fim de anunciarmos o mistério de Cristo, pelo qual também estou preso” (4.3 – Almeida Século 21). Aqui se nota o valor da intercessão para o avanço do Evangelho. A oração para Deus trazer uma oportunidade, uma porta para a pregação do Evangelho (1Co 16.9). O texto nos
informa que, por causa do Evangelho, Paulo estava encarcerado, preso.
A carta aos Colossenses é uma das chamadas “cartas da prisão”.
O motivo da prisão de Paulo era o testemunho do Evangelho. Assim, o texto deixa claro que pelo poder de Deus portas são abertas para o Evangelho ser anunciado.
O verso 4 diz: “Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo” (NVI).
O desejo de Paulo era tornar o Evangelho claro e aberto para todos os homens, ao contrário dos falsos mestres na cidade de Colossos que desenvolviam práticas misteriosas fechadas. Sua intenção era manifestar a Palavra com coragem e no poder de Deus. A mesma solicitação foi feita na carta aos Efésios: “Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer” (Ef 6.19-20 – NVI).
O conselho de Paulo deve ser obedecido pelos discípulos de Cristo.
Cada servo de Deus deve interceder pela expansão do Evangelho, como também para que novas portas sejam abertas para o testemunho da Palavra. Paulo recomendou que os irmãos orassem, porque
tinha consciência do agir de Deus em sua própria vida e no mundo.
O discípulo de Cristo deve assumir essa responsabilidade diante de um mundo distanciado do Pai e carente de transformação. Se você entendeu esse segundo conselho, observe o terceiro.

3. Aproveite as oportunidades para testemunhar
“Comportai-vos com sabedoria para com os de fora, aproveitando bem cada oportunidade” (4.5 –
Almeida Século 21 / Ref. 1Ts 4.11-12). O termo “comportai-vos” tem a ideia de “comportar-se, conduzir a vida”. O texto não diz para fugir ou se separar, mas assumir o desafio de viver uma vida coerente diante daqueles que não pertencem a Cristo (os de fora). O texto traz consigo certa responsabilidade. A NVI diz: “Sejam sábios no procedimento para com os de fora...” (4.5a). Aqueles
que oram para que novas portas sejam abertas, devem estar prontos para o testemunho do Evangelho
de Cristo. Do contrário, seria uma incoerência a oração solicitada anteriormente nos versos 3 e 4.
A segunda parte do verso 5 fortalece essa ideia: “... aproveitando bem cada oportunidade”. A ideia é “remir o tempo”, “aproveitar o tempo ao máximo”, “tirar proveito de toda oportunidade” (Ef 5.16) como alguém que aproveita as oportunidades para comprar algo no mercado. Você tem aproveitado as oportunidades para testemunhar de Cristo?
Algumas pessoas perdem a chance de compartilhar de Deus em vários momentos da vida, porque não observam as oportunidades que surgem diante delas. A palavra chave aqui é aproveitar. Você conhece
aqueles que aproveitam uma oportunidade para roubar, vender, mentir, falar da vida alheia? O texto está nos desafiando a aproveitar as oportunidades para testemunhar de Cristo. John Stott, em Ouça o Espírito, Ouça o mundo, afirma: “Deus continua a falar através daquilo que ele já falou. Sua Palavra não é um fóssil pré-histórico, a ser exibido numa redoma de vidro, mas, sim, uma mensagem viva para o mundo de hoje. O lugar dela é no mercado e não no museu”1. Esteja atento e testemunhe do Evangelho que é o poder de Deus (Rm 1.16). Se você entendeu esse terceiro conselho, observe o quarto.


4. Fale com sabedoria
“A vossa palavra seja sempre amável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (4.6 – Almeida Século 21 /Mt 5.13). A NTLH diz: “Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa”. Temos um paralelo deste ensino em Efésios 4.29: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (NVI).
O verso 6 é uma exortação para um falar agradável, com graça, uma linguagem que seja atraente, que provoque nos descrentes uma reação favorável. “Temperada com sal”, aponta para aquilo que é capaz de dar SABOR, de despertar o APETITE.
Quando falar, você precisa dar sabor à conversa e despertar o interesse das pessoas em relação ao Evangelho. Os verdadeiros discípulos de Cristo atuam dessa forma.
Sua palavra tem sido temperada com sal?
Lamentavelmente, muitos daqueles que deveriam possuir um linguajar sadio, têm negligenciado esta orientação paulina, deixando de glorificar o nome de Deus. Isso obviamente tem prejudicado o avanço do Evangelho. A fala do discípulo de Cristo deve ser diferenciada para encontrar respeito e atenção aos que a ouvem (Ef 5.4; 1Pe 3.15).

Para pensar e agir:
Como você está atuando, sendo discípulo de Cristo?
Faça sua própria avaliação em relação ao PERMANECER na presença de Deus.
( )Ruim ( )Médio ( )Bom ( )Ótimo
Faça sua própria avaliação em relação a INTERCEDER pela expansão do Evangelho?
( )Ruim ( )Médio ( )Bom ( )Ótimo
Faça sua própria avaliação em relação a aproveitar as OPORTUNIDADES para testemunhar do Evangelho?
( )Ruim ( )Médio ( )Bom ( )Ótimo
Faça sua própria avaliação em relação a falar com PRUDÊNCIA?
( )Ruim ( )Médio ( )Bom ( )Ótimo
O que você vai fazer diante dessa autoavaliação como servo de Deus? O que você vai fazer para melhorar sua atuação como um discípulo de Cristo?
Atuar como um verdadeiro discípulo de Cristo é mais do que cumprir rituais em um horário previamente agendado ou em lugar específico.
Aqueles que desejam ser mais do que religiosos devem estar atentos aos conselhos observados no texto bíblico. Assim, devem viver na presença de Deus, interceder pelo desenvolvimento do Evangelho, buscar oportunidades para testemunhar do Evangelho e falar com sabedoria. Seja tudo aquilo que Deus deseja que você seja!


Fonte: Revista Palavra e Vida

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com