Betel Jovens – 4º Trimestre de 2018 – 21-10-2018 – Lição 3: Aproveitando a oportunidade



Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

13 Nisto Paulo e os que estavam com ele deixaram Pafos em um navio para a Turquia, e aportaram na cidade de Perge. Ali João se separou deles e voltou a Jerusalém.

14 Mas Barnabé e Paulo prosseguiram para Antioquia, cidade da Província da Pisídia.
15 No sábado eles foram à sinagoga, para o culto. Depois das leituras de costume, dos Livros de Moisés e dos Profetas, os responsáveis pelo culto mandaram a eles este recado: “Irmãos, se vocês têm alguma palavra de instrução para nós, podem falar! ”
16 Então Paulo se levantou, cumprimentou a todos e começou a falar. Homens de Israel, disse ele, e todos os que estão aqui e respeitam a Deus”,
17 o Deus desta nação de Israel escolheu os nossos avós e cuidou deles no Egito, conduzindo o povo gloriosamente para fora da escravidão em que estava.
18 E sustentou todos durante 40 anos de viagem através do imenso deserto.
19 Depois Ele destruiu sete nações em Canaã, e deu o território delas como herança a Israel.
20 Os juízes governaram uns 450 anos, e depois deles veio o profeta Samuel.
21 Então o povo pediu um rei, e Deus deu a eles Saul, (filho de Quis), homem da tribo de Benjamim, que reinou 40 anos.
22 Mas Deus afastou Saul do trono e colocou Davi, em lugar dele; Deus disse: ‘Davi (filho de Jessé) é um homem de acordo com o meu coração; ele Me obedecerá.
23 E uma pessoa da família do rei Davi, Jesus, é o Salvador de Israel prometido por Deus! 
24 Porém antes da vinda dEle, João Batista pregou a necessidade de cada um em Israel voltar-se do pecado para Deus e ser batizado.
25 Quando estava terminando o seu trabalho, perguntou: Vocês pensam que eu sou o Messias? Não! Porém vem logo – e em comparação com Ele, eu não sou digno nem de ser escravo dEle.
26 Irmãos – vocês que são filhos de Abraão, e também todos vocês, não judeus presentes aqui que respeitam a Deus – esta salvação é para todos nós!
27 Os judeus de Jerusalém e os seus líderes cumpriram a profecia e mataram Jesus; pois eles não O reconheceram, nem perceberam que Jesus era aquele sobre quem os profetas tinham escrito, embora ouvissem a leitura dos profetas todas as semanas, na sinagoga”. 
28 Eles não encontraram motivo justo para matá-lo, mas pediram a Pilatos que O matasse de qualquer maneira”.
29 E quando tinham cumprido todas as profecias sobre a Sua morte, Ele foi tirado da cruz e posto num túmulo.
30 Porém Deus ressuscitou Jesus!  At 13:13-30

VERSÍCULO DO DIA

No sábado eles foram à sinagoga, para o culto. Depois das leituras de costume, dos Livros de Moisés e dos Profetas, os responsáveis pelo culto mandaram a eles este recado: Irmãos, se vocês têm alguma palavra de instrução para nós, podem falar! At 13.15

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender – que o Cristão não deve perder a oportunidade de evangelizar;
  • Compreender – que Paulo vivia a essência do evangelho;
  • Absorver – a metodologia de evangelização de Paulo.

INTRODUÇÃO

Paulo anunciava a Palavra de Deus (At 13.4,5), mas empregava os melhores métodos e os meios mais adequados de fazê-lo (At 13.5). Paulo não ousava mudar a mensagem, mas era sempre audacioso em usar os melhores métodos. Em Salamina, eles anunciam a Palavra de Deus nas sinagogas judaicas (At 13.5). Nesse lugar, judeus e gentios prosélitos se reuniam para estudar a lei. Ali havia pessoas tementes a Deus e piedosas. Essas pessoas já estavam preparadas para receber a revelação de Deus por meio do evangelho.

1 – UMA GRANDE OPORTUNIDADE

Barnabé e Saulo saíram de Antioquia, sendo guiados pelo Espírito Santo, e desceram para Selêucia.  Dali velejaram cerca de 100 km rumo a oeste, para a ilha de Chipre. Chipre significa cobre, assim chamada porque nos tempos antigos a ilha era conhecida como fonte desse metal. A ilha tem cerca de 220 km de comprimento. Foi governada pelos romanos desde 58 a.C., e um dos governadores foi o famoso orador e escritor Cícero. Suas principais cidades eram Salamina e Pafos, situadas em cada um dos lados da ilha. Tornou-se um centro muito poderoso do cristianismo, na igreja primitiva.
Barnabé era desta ilha (At 4:36). Alguns dos santos que foram dispersos depois da perseguição em Jerusalém pregaram na ilha de Chipre (At 11:19).

1.1 – Um novo lugar

“Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (At 11.26).
Antioquia da Síria foi a ci­dade mais importante para o Cristianismo, depois de Jeru­salém, no início da fé cristã.
Bar­nabé teve um papel preponderante na vida ministerial do apóstolo Paulo. Primeiro, ele o introduziu na comu­nidade cristã em Jerusalém, quando ninguém acreditava em sua conver­são. Depois, foi buscá-lo em sua ci­dade natal, Tarso, na Cilícia, para juntos, ensinarem a Palavra de Deus em Antioquia da Síria.
Durante um ano Paulo e Barnabé ensinaram a Palavra de Deus em Antioquia da Síria. Após este período, os novos conver­tidos estavam completamente muda­dos, ao ponto de chamarem a aten­ção dos moradores locais, os quais os cognominaram de cristãos.
Paulo e Barnabé, após este período de um ano, ensinando a Palavra de Deus em Antioquia da Síria, foram indicados, nominalmente, pelo Espírito Santo, para a obra missionária.
Os dois for­maram, portanto, a primeira dupla de missionários enviados ao Exterior, os quais, por onde passaram, funda­ram diversas igrejas.
Outro centro cristão começa a despontar no horizonte. A situação em Jerusalém tornara-se insuportá­vel, por causa das frequentes perseguições. Os discípulos foram disper­sos para a Judéia e Samaria, exceto os apóstolos (At 8.1). Por onde passavam, anunciavam o Senhor Jesus (At 8.4). Outros foram para a Fenícia, a ilha de Chipre e as cidades de Antioquia da Síria e Cirene.
De todas essas localidades, An­tioquia da Síria sobressaiu-se, tor­nando-se o mais importante centro missionário, no primeiro século do Cristianismo.

1.2 – Não foi um sábado qualquer

O que acontecia no serviço da sinagoga? Primeiro se recitava o Shema (isto é, Deuteronômio 6:4, o qual os judeus repetiam várias vezes ao dia). Elevavam-se certas orações, logo se lia a Lei (os livros de Gênesis até o Deuteronômio), uma leitura dos profetas tentava ilustrar a Lei e um sermão.
Os principais das sinagogas decidiam quem devia dirigir o serviço e dar o sermão. Cada semana se escolhia uma pessoa diferente para que dirigisse. Já que era um costume que o principal da sinagoga convidasse a rabinos visitantes para que falassem, Paulo e Barnabé quase sempre tinham a porta aberta quando foram pela primeira vez a uma sinagoga. Mas assim que falavam do Jesus como o Messias, a porta se fechava. Pelo general, os líderes religiosos não os convidavam de novo e algumas vezes o jogavam do povo.
A mensagem de Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia foi tão impactante que surtiu de imediato dois resultados. O primeiro deles é que os líderes da sinagoga pediram uma repetição da mesma mensagem para o sábado seguinte (At 13.42). O segundo resultado foi que muitos dos judeus e prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, aos quais estes persuadiram a perseverar na graça de Deus (At 13.43).
Durante aquela semana, algo extraordinário aconteceu na cidade. O evangelho produziu um impacto tal nas pessoas que mal elas podiam esperar o sábado seguinte para irem ao encontro dos homens de Deus na sinagoga. O historiador Lucas relata: “No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus” (At 13.44).
Chamamos isso de um avivamento! Nenhum milagre é relatado na cidade, mas a Palavra de Deus foi pregada com fidelidade e poder, e uma cidade inteira fora despertada a ouvir a mensagem evangélica.

2 – PREGANDO JESUS

Por Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada ebdcomentada.com