CPAD Jovens – 4º Trimestre de 2018 – 14-10-2018 – Lição 2: Como os pentecostais interpretam a Bíblia



Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119.11

Texto bíblico

Atos 2.1-13
Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,
10 e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
11 e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12 E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
13 E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!
Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. Salmos 119:97
O salmista já nos orienta: meditar na Palavra de Deus. Meditar é mais do que ler, é segundo o dicionário, estudarmuito sobre alguma coisa, submeter à análise detalhada; ponderar, considerar.
Quando lemos a Bíblia, simplesmente por ler, não conseguimos absorver os verdadeiros ensinos que ela tem a nos passar. A Hermenêutica e a exegese estão aí para nos ajudar a extrair dos textos bíblicos seus reais objetivos e mensagens.
Entender a Bíblia é primordial para nosso crescimento espiritual e proclamação do evangelho.

I – POR QUE LER E INTERPRETAR A BÍBLIA CORRETAMENTE

1 – Ler corretamente para entender corretamente

Quando lemos o texto bíblico, precisamos nos utilizar de um método para que possamos entender o que os escritos sagrados têm a nos ensinar. A isso, chamamos de hermenêutica.
Hermenêutica é uma disciplina presente em algumas áreas das humanas, tais como: filosofia, direito e teologia. Podemos defini-la como uma interpretação ou compreensão do texto, dos sentidos e/ou da significação das palavras que o compõem.
É de extrema importância que utilizemos da hermenêutica para interpretação dos textos bíblicos, pois a nossa linguagem, por muitas vezes se não soubermos o contexto em que a frase está inserida, teremos a interpretação errada do mesmo. Por exemplo, a frase: “pegue a manga”, só seria plenamente compreensível a partir do contexto da conversa, já que o substantivo é polissêmico e comporta tanto o significado de uma peça de vestuário como uma fruta.
Devido a esta necessidade de compreensão de sentido é que possivelmente sua etimologia está associada a Hermes, deus mediador, patrono da comunicação e do entendimento humano cuja função era tornar inteligível aos homens, a mensagem dos deuses. A ele os gregos atribuíam a origem da linguagem e da escrita.
Do grego hermenêutike, que por sua vez se deriva do verbo hermeneuo, hermenêutica é, pois, a ciência que nos ensina os princípios, as leis e os métodos de interpretação.
O alvo da hermenêutica é chegar ao sentido original pretendido pelo escritor, seja ele sagrado ou não, o sentido claro e exato do texto.  Para chegar-se a isso é necessário, entretanto, vencer os naturais obstáculos pessoais, históricos, culturais e linguísticos que nos é imposto.

2 – Ler corretamente para ensinar e aplicar

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15
A própria palavra de Deus nos orienta a ‘manejar bem a palavra da verdade’. Esse é o propósito da hermenêutica bíblica: nos ajudar a saber como interpretar, entender e aplicar a Bíblia corretamente.
O estudo da Hermenêutica é de suma importância para todos os que lidam com a Palavra de Deus; isto inclui os futuros ministros do Evangelho e os cristãos em geral, pelo menos pela seguinte razão:
Constitui-se responsabilidade do ministro cristão não apenas crer na verdade, mas também defendê-la da alta críti­ca e do ataque das seitas heréticas.  E como eles farão isso de forma convincente, inteligente e diligente se não sabem manuseá-la e ainda ignorando os princípios da sua interpretação?

3 – O respeito para com o texto sagrado

Quando lemos a Bíblia, devemos ter a consciência que apesar de ser um livro atemporal, ela foi escrita com uma determinada linguagem e em um determinado cenário e contexto. É necessário respeitar isso para que possamos obter o real sentido da palavra de Deus para as nossas vidas.
A falta de atenção é um dos principais fatores que levam à má interpretação bíblica no meio do povo de Deus. A maioria das pessoas fazem uma leitura rápida do texto e tiram conclusões mais apressadas ainda, baseadas não naquilo que está escrito, mas sim naquilo que elas acham estar escrito. O texto deve ser observado de todos os ângulos, buscando-se as palavras-chave, aquelas que mostram a base central do assunto, e o significado da passagem como um todo.
Não basta conhecermos o texto em si. Precisamos conhecer muito daquilo que não está no texto, mas, sim por trás do mesmo, na tentativa de interpretá-lo corretamente.
Quanto mais pormenores o intérprete conseguir do pano de fundo da passagem, maior a possibilidade de um bom entendimento.
Deve-se procurar determinar, no mínimo, quem foi o autor da passagem, em que ocasião a proferiu, em que época viveram os personagens envolvidos, em que época foi escrito, por que foi escrito, qual a localização geográfica, qual a situação econômica, social, religiosa e política da época dos acontecimentos e além de outros itens esclarecedores.
Devemos buscar estas informações nos dicionários bíblicos, comentários disponíveis na atualidade e nas boas introduções, já publicadas.

II – COMO O PENTECOSTAL LÊ A BÍBLIA

Por Rafael Cruz
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
https://ebdcomentada.com