CPAD Jovens – 4º Trimestre de 2018 – 21-10-2018 – Lição 3: Os livros de Lucas e Atos – A base da doutrina pentecostal




Esse post é assinado por Rafael Cruz

Texto do dia

Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. Lucas 4.21

Texto bíblico

Lucas 1.1-3
1 Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
2 segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,
3 pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio,
Atos 1.1-9
1 Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
2 até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
3 aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus.
4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
5 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

INTRODUÇÃO

A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!
Nas suas viagens com Paulo, Lucas provavelmente teve acesso a muitas pessoas que acompanharam Jesus em seu ministério. Recolhendo depoimentos de pessoas próximas de Jesus, ele organizou toda a informação relevante para criar uma biografia completa e fiel da vida de Jesus (Lucas 1:1-4). Essa biografia ficou conhecida como o evangelho de Lucas.
Lucas seguiu o mesmo método para escrever Atos dos Apóstolos. Esse livro foi escrito como uma continuação do evangelho de Lucas, que foi escrito antes. Ele documentou as origens da igreja, focando principalmente no ministério de Paulo, com quem tinha mais contato (2 Timóteo 4:11). Atos não conta o resultado do julgamento de Paulo em Roma nem sobre seu martírio, portanto os dois livros provavelmente foram escritos antes desses acontecimentos.

I – LUCAS, O ESCRITOR PENTECOSTAL

1 – Quem foi Lucas?

Lucas era um nome latino, uma forma reduzida de Lucius. Igualmente a Marcos não foi testemunha ocular, mas companheiro de Paulo (II Timóteo 4.11). Era o médico amado (Colossenses 4.10-14) entre os escritores do Novo Testamento. Diz ele que consultou as testemunhas oculares que se tornaram ministros da Palavra. Foi provavelmente o único autor gentio do Novo Testamento.
Um Prólogo do Evangelho de Lucas, usado comumente no século II, dava testemunho deste Evangelho, ao dizer: “Lucas foi sírio de Antioquia, de profissão médica, discípulos dos apóstolos, mais tarde seguiu Paulo até a confissão (martírio) deste, servindo irrepreensivelmente o Senhor. Nunca teve esposa nem filhos; com oitenta e quatro anos morreu na Bitínia, cheio do Espírito Santo. Já tendo sido escritos os evangelhos de Mateus, na Bitínia, e de Marcos, na Itália, impelido pelo Espírito Santo, redigiu este Evangelho nas regiões da Acaia, dando a saber logo no início que os outros Evangelhos já haviam sido escritos.”

2 – A produção literária de Lucas

Diferentemente dos outros evangelhos, Lucas é o único dos evangelistas que inicia seu texto com um prólogo, ou seja, fornece dados prévios que nortearam a elaboração do seu trabalho. É o evangelho mais longo do Novo Testamento e inclui boa quantidade de informações não encontradas em outros textos. A intenção de Lucas era transmitir a Teófilo a plena verdade sobre o que já tinham sido oralmente inteirados.
Lucas descreve Jesus como o Homem Perfeito, cheio de simpatia para com toda a humanidade, Salvador de todos os homens, sem distinção de qualquer espécie. Ele escreve especialmente para os gregos, povo símbolo da cultura, da filosofia, da educação, a fim de apresentar a gloriosa beleza e perfeição de Jesus, o homem perfeito.
Devido a sua profissão, médico, ele demonstra interesse em vários assuntos dessa área.
Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. Lucas 4:38
E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico. Lucas 14:2
É somente no Livro de Lucas que encontramos passagens tais como: Anunciação a Marta e Zacarias, os cânticos de Isabel e Maria, nascimento e infância de João Batista, visita dos pastores, circuncisão de Jesus, entre outros.

3 – Fontes dos escritos de Lucas

Como vimos, no prólogo do Evangelho, Lucas afirma que seu próprio trabalho foi estimulado pelas obras de outros, que ele consultou testemunhas oculares, e que ele selecionou e dispôs as informações sob a direção do Espírito Santo.
A obra veio a tornar-se parte do cânon bíblico (livros inspirados por Deus) do Novo Testamento e cujo propósito, assim como João (João 20. 31), é proporcionar a seus leitores plena certeza quanto aos tremendos fatos relacionados à vida de Jesus Cristo e à nossa salvação eterna.
Enquanto o evangelho, podemos dizer que é todo a base da investigação, o livro de Atos emprega pronomes ‘nós’ e ‘nos’, indicando que o autor foi um companheiro de Paulo. O próprio conteúdo do livro elimina os companheiros conhecidos de Paulo, à exceção de Lucas.
Lucas atendeu juntamente com Paulo à visão macedônia, ficou responsável pelo trabalho em Filipos, por cerca de seis anos e, mais tarde, esteve com Paulo em Roma, durante a prisão domiciliar do apóstolo.

II – O EVANGELHO DE LUCAS

1 – Um livro que prima oração

Por Rafael Cruz
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  https://ebdcomentada.com