Central Gospel Jovens e Adultos – 4º Trimestre de 2018 – 04-11-2018 – Lição 5: Os estudos e a busca do conhecimento



Esse post é assinado por Wilson Pacheco Sarmento

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Provérbios 3.13-20
13 – Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.

14 – Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino.
15 – Mais preciosa é do que os rubins; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela.
16 – Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra.
17 – Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas, paz.
18 – É árvore da vida para os que a seguram, e bem-aventurados são todos os que a retêm.
19 – O SENHOR, com sabedoria, fundou a terra; preparou os céus com inteligência.
20 – Pelo seu conhecimento, se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho.

TEXTO ÁUREO

Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
1 Timóteo 4.

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de:
  • Compreender a importância dos estudos na vida do cristão;
  • Conscientizar-se da longa tradição do protestantismo em estimular o estudo;
  • Identificar de que formas a Igreja pode promover o estudo e a cultura.

COMENTÁRIO

A paz do Senhor!
O caminho da escolarização pode ser árduo; no entanto, é um meio muito eficaz para o autoconhecimento e a capacitação para servir ao Senhor e ao próximo. Vejamos um pouco desse caminho. A educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento da personalidade. Ela é sinônimo de cultura e formação bem como proporciona mais opções para encontrar sua vocação profissional, além de, o fato de estudar ser também sinônimo de melhor critério para tomar determinada decisão. A formação formal se refere a uma formação regrada através da qual o aluno precisa passar por certos trâmites para obter o título final. A formação regrada tem início a partir do momento da incorporação da criança na escola e finaliza com a obtenção do título universitário. Esta formação está regida por um calendário de estudos que estabelece os dias e horários de aula (período letivo) como também o período de descanso entre os quais se destacam as férias de meio e final de ano.
A educação regrada é aquela que possui organização e planejamento de acordo com o cumprimento de determinados objetivos estabelecidos em cada curso acadêmico. Por exemplo, para cada matéria ou disciplina existe uma relação de temas a tratar de forma cronológica ao longo do curso. O professor avalia os alunos por nível de conhecimento de cada tema através da realização de uma prova ou trabalho. O método de avaliação varia dependendo de cada curso.
Há um calendário na educação regrada, portanto, existem datas específicas que devem ser cumpridas, por exemplo, os alunos recebem suas notas em determinado período. Os alunos comparecem às aulas e recebem ensinamento de um professor que é a autoridade da aula. Na educação regrada existe também um critério em relação ao número de alunos que pode haver em uma sala de aula.
Um dos objetivos da educação formal é o desenvolvimento pessoal do aluno através da sua formação em diferentes matérias. O ensino formal é realizado dentro de instituições educacionais de forma oficial. Por exemplo, em colégios, escolas e universidades.
A educação formal se baseia no cumprimento de um programa, ela tem objetivos pedagógicos específicos e métodos de avaliação determinados. Além disso, a adaptação curricular mostra também a importância de adaptar o ensino às necessidades de cada aluno.

1 – A IMPORTÂNCIA DA VIDA ACADÊMICA

O período da graduação é uma experiência única e enriquecedora. Além de formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, o papel da educação de nível superior também inclui o crescimento pessoal do aluno. Na Universidade, ele passará por vivências tanto teóricas quanto práticas e obterá conhecimento acerca não apenas da área escolhida, mas também poderá explorar disciplinas de outros cursos, ampliando o seu aprendizado. Por essa razão, é necessário que o aluno inicie os estudos na graduação sabendo da importância que há em aproveitar a vida acadêmica e as várias oportunidades que ela oferece.
Para muitos, a época do vestibular pode ser bem estressante. Fazer uma escolha profissional não é fácil e sempre gera dúvidas e insegurança. Mas lembre-se de que, com esforço e perseverança, você se tornará apto a ingressar em uma boa universidade e, a partir disso, muitas portas se abrirão. Está se preparando para o vestibular? Vejamos então apenas três benefícios (o que é suficiente) que a vida acadêmica pode te trazer.
  • Novas experiências.
Uma das melhores características da Universidade é a sua pluralidade de disciplinas. O aluno pode participar de atividades extracurriculares e diversos campos de pesquisa. Assim, aprenderá que as maiorias das matérias dialogam umas com as outras e possuem conteúdos que estão relacionados. Isso é muito importante para ampliar a sua visão de mundo.
Essas atividades, tais como, seminários, iniciação científica, monitoria, intercâmbio, workshops, estágios e trabalho voluntário são importantes para que o aluno complemente o seu currículo e saia do ciclo básico de cumprir apenas atividades obrigatórias.
Muitas empresas dão valor a essas experiências extracurriculares, principalmente em entrevistas de primeiro emprego, pois elas ajudam na preparação, crescimento pessoal e profissional do aluno, o que faz muita diferença no atual mercado competitivo de trabalho.
  • Respeitar as diferenças.
Sabia que o ensino superior é palco da diversidade? São alunos de diferentes faixas etárias e que vieram de várias regiões do país, e até mesmo do mundo, devido aos programas de intercâmbio. Isso possibilita a troca cultural de ideias, que às vezes divergem, mas que também podem se complementar.
Mesmo que o mercado de trabalho seja competitivo e seja necessário nos adequar a essa realidade, é muito importante que haja uma interação entre todos os grupos existentes no ambiente acadêmico e que seja criado um sentimento de coletividade. O ideal é que se aprenda a conviver e a respeitar essas diferenças de classe, políticas, de gênero, etnia e orientação sexual, pois a universidade é um local que prioriza a inclusão e contribui para que o aluno seja capaz de desenvolver uma responsabilidade social e perceber a realidade de forma madura.
  • Crescimento profissional.
Você já deve saber que a vida acadêmica exige maturidade. Na universidade, deve-se ter autonomia e ser mais ativo, por isso, dê adeus à zona de conforto típica das escolas! Prepare-se para aprender a tomar as suas próprias decisões e se desenvolver emocionalmente.
Como a universidade proporciona maior liberdade aos alunos. Por exemplo, você pode chegar atrasado na aula ou ir embora mais cedo, não precisa pedir ao professor para sair de sala, escolhe suas próprias disciplinas, não é obrigado a ficar em sala o tempo todo. Então, é preciso que você mantenha o foco.
É natural que haja um deslumbramento em um primeiro momento e também é muito importante socializar e aproveitar uma das melhores fases da sua vida — e dê valor aos amigos que você fará na graduação, pois provavelmente você vai passar muito tempo com eles. Porém, é importante que você se comprometa com os estudos e saiba dizer “não” às confraternizações e outros tipos de distrações quando for necessário.
Quer se destacar em suas atividades, mas também tem o interesse de conhecer as festas universitárias, encontrar um círculo social e trocar experiências com outros estudantes? Então, busque um equilíbrio em seu estilo de vida acadêmica e aprenda a conciliar seus afazeres.

1.1 – Cristão e universidade — Definindo os termos

Definir o termo cristão usando uma letra musical é interessante, confira o cristão segundo a letra da cantora Andréa Fontes:
 Ser cristão, não é ser somente um crente, É viver bem diferente, neste mundo de ilusão.Ser cristão é viver fiel à Cristo.E ganhar em troca disso, uma grande salvação
Ser cristão não é viver de qualquer jeito,
É somente andar direito na presença do Senhor
Ser cristão não é viver mal-humorado,
Meu irmão tenha cuidado, com sua vida de cristão
Ser cristão não é sempre um mar de rosas,
O cristão enfrenta provas, que vêm provar sua fé
Ser cristão é viver testemunhando,
É viver sempre louvando, à Jesus de Nazaré
Ser cristão não é viver de qualquer jeito,
É somente andar direito na presença do Senhor
Ser cristão não é viver mal humorado,
Meu irmão tenha cuidado, com sua vida de cristão
Ser cristão é falar sempre a verdade,
É viver em santidade, ao Senhor sempre agradar
Ser cristão é orar constantemente, vigiar,
Ser mais prudente, até quando Ele voltar
Ser cristão não é viver de qualquer jeito,
É somente andar direito na presença do Senhor
Ser cristão não é viver mal-humorado,
Meu irmão tenha cuidado, com sua vida de cristão.
Agora definindo o termo universidade podemos considerá-lo assim: É uma instituição de ensino e pesquisa constituída por um conjunto de faculdades e escolas destinadas a promover a formação profissional e científica de pessoal de nível superior, e a realizar pesquisa teórica e prática nas principais áreas do saber humanístico, tecnológico e artístico e a divulgação de seus resultados à comunidade científica mais ampla.

1.2 – Fé e vida acadêmica

São nestes anos – tão necessários para nossa capacitação profissional – que a fé do jovem enfrenta seus maiores desafios: novas ideologias sendo apresentado, um questionamento hostil sobre espiritualidade e o contato com possibilidades que levam ao extremo os ideais de quem busca uma vida santa diante de Deus. Geralmente o desafio apresentado ao jovem cristão universitário é de que ele apenas não se deixe influenciar. E apesar de acreditarmos que este é exatamente o ponto de partida, entendemos que é preciso ir mais longe. Muito se engana quem pensa que a vida na faculdade se resume apenas a aulas, provas e trabalhos – ser universitário é estar imerso em um mundo que nos envolve por completo.
Portanto, é bom saber que a fé cristã interage com todas as dimensões, desde o nosso espaço particular como a prática devocional, a busca por excelência nos estudos e por uma fé que abraça, de forma integral, toda nossa vida, passando por nosso relacionamento com outros estudantes para refletir sobre como essa fé deve ser dita entre amigos, discutida em redes sociais e respeitada entre os que pensam diferente e indo até nossa busca por respostas nos contextos distantes no entendimento de um estado laico, da compreensão de sistemas econômicos e na urgente necessidade de posicionar-se diante das inquietações do mundo atual.

1.3 – A Bíblia valoriza a busca do conhecimento e da sabedoria

Por Wilson Pacheco Sarmento
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
https://ebdcomentada.com/central-gospel-jovens-e-adultos-4o-trimestre-de-2018-04-11-2018-licao-5-os-estudos-e-a-busca-do-conhecimento/