ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Conteúdo da Lição 8



AO DEUS DESCONHECIDO
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio."At 17.23


Para impactar
Paulo não perdia nenhuma oportunidade para falar da obra de Cristo, mesmo perseguido, açoitado e hum,ilhado, não via dificuldades em apresentar aquilo que cria e vivia. E nós? Temos aproveitado as oportunidades?
Textos de Referência.
At 17.15-23
Introdução

Atenas foi um lugar muito importante no ministério de Paulo, pois lá ele não foi apenas um pregador, mas também um estrategista. A visão de Paulo estava nítida diante das oportunidades, infelizmente hoje muitos estão vendo de forma turva as possibilidades.
#pontochave
“Paulo conseguia demonstrar uma característica otimista sobre a situação, e uma qualidade do otimista é encontrar oportunidade na dificuldade.”

1. CHEGANDO EM ATENAS
"E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.", At 17.15
1.1 Conhecendo Atenas
Atenas era uma cidade que, mesmo depois de ser conquistada pelos romanos, conseguiu sua independência, era um cidade universitária como Tarso e Alexandria. A cidade de Atenas também era um polo cultural muito forte, pois era famosa por suas estátuas, monumentos e também por seus pensadores.
Apesar da religiosidade e da filosofia serem comuns, não ficaram famosos na época por isso, e sim pelos festivais que massacravam seres humanos.
Talvez por essa razão Paulo pregava na sinagoga ateniense numa discussão acalorada e conflitante.
1.2. Debatendo a Palavra
Chegando em Atenas Paulo ficou aguardando a chegada de Silas e Timóteo e, enquanto os aguardava, seu espírito se comovia por ver uma cidade tão grande entregue à idolatria.
Na sinagoga, Paulo debatia com judeus e outros religiosos, além de filósofos das escolas epicureus e estóicos.
Alguns filósofos compararam Paulo a um homem paroleiro (Contador de histórias fictícias ou mentirosas) e outros a um pregador de deuses estranhos, pois ainda não conheciam Jesus Cristo.
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.", 1Co 1.18

#pararefletireadorar  "A razão se escandaliza com a cruz, mas a fé a abraça com alegria". Martinho Lutero

2. ENFRENTANDO O AREÓPAGO
"E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?", At 17.19

2.1. Conhecendo o Areópago
O Areópago era uma pequena colina a noroeste da Acrópolis de Atenas, conhecida como colina de Ares, deus da guerra. 
Areópago também fazia referência ao concílio que se reunia neste lugar.  Este concílio era muito prestigiado pelos atenienses, pois possuía jurisdição para tratar assuntos éticos, religiosos e morais.
Os assuntos que Paulo trazia eram desconhecidos para os atenienses, desta forma era natural que ele fosse levado ao Areópago para prestar esclarecimentos.

2.2. O Deus desconhecido
Paulo diante do Concílio do Areópago, começa a dar esclarecimentos concernentes a pregação sobre Jesus, o que, para os atenienses, era uma mensagem sobre um deus estranho, no entanto Paulo conseguia demonstrar uma característica otimista sobre a situação, e uma qualidade otimista é encontrar oportunidade na dificuldade.
Paulo disse que entre os santuários que eles possuíam, havia um altar que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO, e era este o que ele anunciava. 

"...uma qualidade otimista é encontrar oportunidade na dificuldade." 

3. ELE HÁ DE JULGAR O MUNDO
"Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.", At 17.31

3.1. Uma mensagem completaPaulo no Areópago trouxe uma mensagem completa sobre Jesus Cristo.
Em sua mensagem, Paulo fala algumas características sobre Deus a quem ele servia.
1º Deus é criador do mundo e do que nele há;
2º Ele deu vida e respiração a todas as coisas;
3º De um só homem fez toda a geração dos homens para habitar na terra;
4º Que nEle vivemos, nos movemos e existimos.
João já havia escrito em seu Evangelho:
"Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.", Jo 1.3

3.2. Jesus o justo Juiz
Paulo ainda declarou em sua mensagem que, Deus não tendo em conta do tempo de ignorância, anuncia a todos que se arrependam, porque haverá um determinado dia em que, com justiça, julgará o mundo através de um varão (Jesus), que destinou, confirmando isto através de sua ressurreição.
"No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.", Rm 2.16
Após a mensagem, uns queriam ouvir novamente, enquanto outros escarneciam. Paulo saiu do meio deles, mas a semente do evangelho já estava brotando, pois Dionísio, Dâmaris e outros creram em sua mensagem.

Conclusão. 

Paulo fazia tudo quanto o Espírito Santo lhe ordenava, pregava com inspiração, enfrentava os opositores, mas o que mais chama a atenção é ver sua disposição em cumprir o ide de Jesus, ele parecia incansável. 

#aprendeu

1. Porque a cidade de Atenas era um polo cultural muito forte?

2. O que era o Areópago?

3. Escreva duas características do Deus a quem Paulo servia?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/2018/11/escola-dominical-betel-conectar_21.html