ESCOLA DOMINICAL BETEL - Conteúdo da Lição 7


 A importância da continuidade do trabalho
18 de novembro de 2018


Texto Áureo
 "Então o meu Deus me pôs no coração que ajuntasse os nobres, os magistrados e o povo, para registrar as genealogias; e achei o livro da genealogia dos que subiram primeiro e assim achei escrito nele" Ne 7.5

Verdade Aplicada

É preciso que nosso comprometimento na obra de Deus se mantenha até a volta de Jesus.

Glossário
Envergadura: Aptidão de realizar algo;
Intrínseco: Que apresenta valor ou significado por si próprio;
Tangível: Que está bem explicitado ou esclarecido para ser entendido.
Textos de Referência.

Ne 7.1-3 1 - Sucedeu mais que, depois que o muro fora edificado, eu levantei as portas; e foram estabelecidos os porteiros, e os cantores, e os levitas.
2 - Eu nomeei a Hanani, meu irmão, e a Hananias, maioral da fortaleza, sobre Jerusalém, porque era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos;
3 - E disse-lhes: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol aqueça; e, enquanto assistirem ali, fechem as portas, e vós trancai-as; e ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda e cada um diante da sua casa.

IntroduçãoApós o término das obras, Neemias procurou estabelecer aqueles que ocupariam posições estratégicas junto às portas, bem como nos serviços do culto, a saber, os cantores e levitas (Ne 7.1).

1. Qualidades Fundamentais
Neemias sabia que todo orgulho e altivez atrapalhariam o desenvolvimento do grande projeto que Deus estava colocando em suas mãos. Assim, procura separar aqueles que apresentavam qualidades fundamentais e indispensáveis para uma obra dessa envergadura. Desprendimento de qualquer tipo de individualismo e reclamações por cargos ou posições são os segredos para se erigir qualquer serviço para Deus, mesmo que seja recomeçado das cinzas. Trabalhemos, então, algumas dessas características.
 
 1.1. Fidelidade Neemias nomeou como líderes Hanani, seu irmão, e Hananias, maioral da fortaleza (Ne 7.2). A primeira qualidade que Neemias destacou foi a fidelidade. É interessante atentar para o fato de que a fidelidade faz com que as pessoas sejam dignas de confiança (1Co 4.2). Outras qualidades, embora mais surpreendentes e impressionantes, não podem suplantar a importância da fidelidade. Existem qualidades que encantam e ludibriam, mas a fidelidade ultrapassa a barreira do tempo.

1.2. Temor a Deus A segunda qualidade que Neemias enfatizou foi o temor a Deus (Ne 7.2). Essa característica é, segundo a Bíblia, uma das mais importantes (Pv 1.7). Quem teme a Deus exerce as funções que lhe são confiadas segundo as prioridades de Deus, não as suas próprias. Todavia, é preciso cautela com essa afirmação, pois Deus designa um líder, a saber, o anjo da Igreja, a quem, não sendo o caso de um absurdo, devemos obediência. Obedeçamos nossos pastores, conforme nos orienta o texto de Hebreus 13.17.

1.3. Disposição para receber orientações A terceira qualidade notada por Neemias foi a disposição de receber orientações (Ne 7.3). É importante ressaltar que nenhuma das características observadas exaltavam o homem. No entanto, eram qualidades intrínsecas, que pouco chamam a atenção das grandes massas. Não somente hoje, mas ao longo da história da humanidade encontramos muitos que resistem em se submeter às orientações daqueles que estão na liderança. Porém trata-se de um princípio bíblico, tanto no serviço profissional como na atividade eclesiástica (Nm 16.3; 2Co 2.9; Tt 2.9-10; 3Jo 9).

2. Um Testemunho Estimulante Há muitos livros e palestrantes que são classificados como sendo de autoajuda, uma vez que visam conduzir seus leitores a um estado de espírito valorizado. Neemias, entretanto, era um líder que procurava dar a seus companheiros não uma autoajuda, mas a ajuda que vem do alto. Neste tópico, destacaremos a sabedoria desse servo de Deus, estabelecendo metas concretas para seus liderados, além de explicar o ocorrido na corte, relatando como o Senhor abrira o caminho para sua vida àquele lugar (Ne 2.5-20).

2.1. A Essência da Boa Motivação Neemias conseguiu um feito notório. Por quase cem anos o discurso que imperou foi: "Não, não podemos fazer". Porém, após a interação com Neemias, o povo se vê tomado por uma força interna (Ne 4.6; 6.16). Assim, a partir do momento em que são estimulados os comportamentos, as pessoas passam a agir de maneira favoráveis à causa. Na igreja, no trabalho, no lar, necessitamos de estímulos que nos mantenham firmes em nossos propósitos. O diabo, nosso adversário, tem como um de seus principais objetivos nos fazer desviar do foco (1Pe 5.8).

2.2. Mãos à "boa" obra Não basta apenas estimular. Em todos os setores da sociedade, trabalho, igreja, escola, lar, entre tantos outros, existem aqueles que ocupam a posição de líder, mas não não trabalham com o devido cuidado, isto é, não há planejamento em sua ações. É preciso refletir nisso. De que adiantaria a Neemias obter êxito em estimular as pessoas, se não houvesse uma frente de trabalho para aproveitar esse ânimo ? Essa boa vontade e disposição teriam sido dissipadas bem depressa se Neemias não os pusesse a trabalhar.

2.3. É preciso reconhecer Deus como Aliado Depois de determinar um propósito tangível, nosso personagem em estudo relembra como a potente mão de Deus o acompanhou. Neemias expõe como tudo aconteceu, o caminho aberto para sua vinda a Judá, bem como toda a provisão de materiais necessários para os reparos dos muros. Como líder, Neemias levou as pessoas não a olharem para sua limitações e temores, mas, sim, para o Senhor Deus. Na caminhada cristã, devemos nos esforçar por lembrar aquilo que nos dará esperança (Lm 3.21-24).  
 
3. VIRTUDES PARA LUTAR CONTRA SITUAÇÕES ADVERSAS Uma situação adversa é também berço das suas próprias soluções, pois nos força a agir. Naturalmente, se fugirmos do estágio paralisante a que uma circunstância desfavorável possa nos conduzir, teremos opções plausíveis a serem tentadas. Entretanto, algumas observações preliminares já dariam mais da metade do trajeto como vencido. Senão, vejamos: 
 
3.1. União
O Senhor Jesus Cristo afirmou que um Reino dividido não subsiste (Mt 12.25). De nada adianta um nome forte para uma equipe fragmentada, uma vez que toda força será fraca se não estiver completamente unida. A tarefa da reconstrução dos muros foi um grande desafio para os que desejavam ver o crescimento de Jerusalém (Ne 6.15-16). Sem união, isso jamais seria possível (Ne 4.6). O Reino de Deus sempre avança quando unimos nossas forças (Ec 4.9-12), pois há bênção de Deus na unidade (Sl 133). 
 
3.2. Amor 
É preciso compreender que ninguém pode amar sozinho. Amar requer a existência de um interlocutor, isto é, outra pessoa para a qual esse amor será endereçado.
Talvez aqui resida o grande pivô que impede o desenvolvimento desse sentimento, pois o ser humano que ainda não venceu a si mesmo tem sérias dificuldades para exercer o amor ao próximo.
 
3.3. Esforço
Quando foi chamado para assumir o lugar de Moisés, Josué recebeu uma recomendação do Senhor Deus para que se esforçasse, bem como tivesse bom ânimo e ainda mantivesse viva a observação das Sagradas Escrituras em seu dia a dia (Js 1.6-9). Note que, para sustentar o equilíbrio desses requisitos, além de se efetuar a obra braçal, requer-se um grande esforço.
A vida cristã é como andar de bicicleta: se parar de pedalar; cai; a não ser que esteja em uma descida. No entanto, se não houver humildade, uma vida espiritual que esteja ladeira abaixo não é recomendável para ninguém. Pedalemos, ou seja, nos conservemos em movimento rumo aos céus, galgando novos patamares de fé (Pv 4.18).

Conclusão A vida de Neemias é um exemplo para os nossos dias, nos quais a ausência do temor e da moral constituem um verdadeiro estado de crise espiritual. Em todas as áreas da nossa vida, precisamos permanecer fiel a Deus e contagiar outros para confiarem em Deus, que jamais nos abandono.
 
Questionário.

1. Qual foi a primeira qualidade que Neemias destacou em Hanani e Hananias? R: A fidelidade (Ne 7.2; 1Co 4.2)

2. Segundo a Bíblia, qual característica é uma das mais importantes? R: O temor a Deus (Pv 1.7).


3. O que nos orienta o texto de Hebreus 13.17?R: A obedecermos nossos pastores (Hb 13.17).

4. Qual é um dos principais objetivos do diabo? R: Fazer-nos desviar do foco (1Pe 5.8).

5. Quem afirmou que um reino dividido não subsiste?
R: Jesus Cristo (Mt 12.25).


Fonte: Revista Betel

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/