ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8


AULA EM 25 DE NOVEMBRO DE 2018 - LIÇÃO 8
(Revista Editora Betel)

Tema: O povo é Impactado pela Palavra de Deus
Texto Áureo: 2Tm 3.16

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição visa mostrar o quanto a Bíblia é importante para se alcançar o céu, a nossa Terra Prometida, e para isso sugiro começar perguntando aos alunos: a Bíblia é corretamente valorizada na vida dos servos de Cristo nos dias de hoje? Se a resposta for não, pergunte "Por que?". Deixe que cada um dê sua opinião, isso já vai começar a forçar o aluno a pensar e interagir no tema da aula.
"relevância da Palavra de Deus na história de Israel", ou seja, o quanto ela foi importante para que a nação chegasse onde está hoje. 
1. Mobilização para a Palavra de Deus
"Desde o retorno do cativeiro", o cativeiro em Babilônia foi o que transformou para sempre a história da nação de Israel, após o cativeiro surgiram em Israel os centros de estudos da Palavra de Deus, que atualmente são chamados de sinagogas.

1.1. Uma ordem dada por Deus
"escrever e anunciar os mandamentos ordenados por Deus", isso significa que a ordem para se estudar e passar o conhecimento da Palavra de Deus a todo o povo já havia sido dada por Deus antes de eles entrarem na Terra Prometida. 
"não podemos deixar de priorizar nosso contato com Deus", o alerta que Deus dá ao povo é de que eles foram destruídos por falta de conhecimento, e nesse tópico percebemos que não foi por falta de ordenança de Deus para que eles ensinassem a Palavra à toda a nação.

1.2. Vivendo na Terra Prometida
- "é a relevância em buscar conhecer e lembrar acerca dos caminhos", essa lição foi expressada pela atitude do povo em primeiro edificar o altar antes do templo para iniciar a busca pela presença de Deus e fizeram isso no sétimo mês conforme registra a Palavra de Deus, veja:
"E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.", Lv 16.29
Fizeram segundo ordena a Palavra de Deus.
1.3. Diante da porta das Águas
- "purificando-a com a lavagem da água, pela palavra", além de alimento a Bíblia também coloca a si própria como "água", devido ao seu efeito de limpeza, vejo o que Jesus disse:
"Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado."Jo 15.3

2. A supremacia da Palavra de Deus
2.1. Bíblia - O Agente Regenerador
- "Muitos fazem uso desses dados sem averiguar suas fontes e", nesse momento de muitas informações temos o problema com esse excesso, pois as pessoas repassam mensagens falsas, não olhando a fonte, a data e o conteúdo.
"ocorriam pausas, nas quais se esclareciam os pontos de difícil entendimento", isso é o literalmente o estudo da Palavra de Deus, não basta somente ler, tem que examinar, parar e ver o que não entendeu e revisar.
 
2.2. Bíblia - Um dos agentes do Crescimento
"Nas aulas, há liberdade para perguntas", isso força os professores a serem mais preparados para as aulas, o problema é que há pouca disponibilidade de mestres no meio pentecostal, em alguns lugares a aula com um conteúdo fraco.
 - "mas seus membros não terão maturidade suficiente", essa tem sido uma grande realidade, igrejas cheias de pessoas imaturas, que por qualquer motivo abandonam a obra de Deus e depois retornam continuando na imaturidade, assim vão levando uma vida espiritual medíocre.

2.3. É preciso reconhecer Deus como Aliado
- "por parte de inúmeras informações consideradas cientificas", se refere às teorias científicas que tentam explicar os grandes feitos do passados registrados na Bíblia ou que tentam apresentar como impossíveis certas afirmações da Palavra de Deus.
"Os Estados Unidos caminham na mesma direção", estudos escatológicos apontam para um saturamento mundial, período em que o Evangelho do Reino for pregado em todos os lugares Mt 24.14, dessa forma a humanidade entrará em um momento de grande apostasia.

3. Cuidados Prévios e as Comemorações

3.1. Comer e Beber do melhor que tiver
- "se deleita e nosso espírito fica mais alimentado ao final de um culto", isso nós vivemos hoje de forma individual, imagina o povo vivendo isso pela primeira vez e de forma coletiva. A maioria dos presentes nasceram no cativeiro e só conheciam as histórias narradas por seus pais, mas agora estavam vivendo isso na prática. Foi um mover nacional.

3.2. Repartir com os que nada preparam
"Era uma maneira de expressarem sua alegria em reciprocidade aos benefícios", foi um costume ordenado por Deus ao povo para que praticasse a generosidade com os conterrâneos e eles passaram a prática de presentear após no final cativeiro.
"após a vitória dos judeus sobre seus inimigos", foi a primeira vitória após ao fim do cativeiro e isso animou o coração do povo, essa batalha ocorreu mais ou menos na época da reconstrução das muralhas e foi em todas as províncias do império persa onde havia judeus.

3.3. Dia Consagrado ao Senhor
- "se não for movida por uma íntima apresentação dos nossos corpos", ou seja, se não houver um movimento de busca, de retorno, de concerto ou de mudança de pensamento em relação a Deus, e isso é possível quando a Palavra de Deus é ministrada e nos confronta com a vontade do Senhor em nossas vidas. Por isso todo evento cristão deve haver a exposição da Palavra de Deus a fim de conduzir os presentes à mudança de atitude.
Ocorrem hoje certos eventos cristãos somente para apresentar um show gospel, mas sem a proposta de qualquer decisão.

Conclusão
- "o espírito também requer que nos alimentemos da Palavra de Deus", assim como existem certos alimentos de preparo rápido, mas que não alimentam nada, também existem certas pregações que parecem ser de preparo rápido e que também não alimentam nada. Compartilhe isso com os alunos.
Faça a revisão.
Corrija os questionário.

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)   http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/2018/11/escola-dominical-betel-subsidio-da.html