ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8


AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 8
(Revista: Central Gospel - nº 56)

Tema: O ABC do Envelhecimento

Texto Bíblico Básico: Lc 2.25-32

Texto áureo: Rm 13.7
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição tente passar para a classe a forma como eles devem se preparar e viver a velhice com saúde e sabedoria.
"aumento da expectativa de vida da população", esse aumento se deve a diversos fatores, como a melhora da qualidade da alimentação e dos tratamentos de saúde já que a elevação da expectativa de vida se dá mais nos países mais desenvolvidos.
Essa lição visa preparar os alunos para lidar com essa realidade, pois a expectativa de vida tem aumentado no nosso país também.
_______________________________________________
1. PONTOS DE VISTA SOBRE O ENVELHECIMENTO

1.1. Não é sinônimo de doença
"é possível viver bem, mesmo com a chegada dos anos", a idade mais avançada trás uma vantagem em relação às pessoas mais novas, com as dicas de boa saúde e a enorme gama de conhecimento e experiência de vida, se a pessoa de idade souber usar isso, ela poderá viver um velhice não somente saudável, mas de muita utilidade.

1.2. É a melhor das opções
Quer dizer, como não há outra opção, vamos ter que envelhecer de qualquer jeito, então é melhor fazer isso direito!
1.3. Um tempo em que se pode cultivar a alegria
"ela pode ser alguém alegre e feliz", a alegria surge no coração e flui para o exterior, umas das formas de ajudar isso é a pessoa usar o otimismo, se concentrando no que a vida lhe deu de bom, nas coisas que conquistou, no que recebeu de Deus, filhos, cônjuge, netos, etc. Quando se reconhece o que há de bom na vida que viveu, a pessoa fica mais grata e estando mais grata os demais sentimentos bons afloram.

1.4. Um tempo para pacificar o passado, viver o presente e projetar o futuro
Essas situações não resolvidas podem ser segredos passados que se guardou a vida inteira, dentro do possível deve haver um compartilhamento, certas mágoas guardadas devem se solucionadas, liberação de perdão, reatamento de amizades e por aí vai. 

1.5. Um tempo de aprendizagem
Quando um idoso resolve estudar, fazer um curso ou desenvolver uma nova atividade, ele se torna um excelente exemplo e isso é muito bom para a nossa sociedade, muitos jovens passam a se inspirar nele sendo a sua parentela a primeira beneficiada.


1.6. Um tempo para empreender e realizar
...

2. COMO A SOCIEDADE TRATA O IDOSO

2.1. Como final da linha
O presidente eleito Jair Bolsonaro assumirá a presidência nos seus 63 para 64 anos, algumas pessoas já veem essa idade como o início da velhice, mas ele não vê e nem pode ver dessa forma, pois assumirá o cargo mais importante do país, a velhice na verdade é como a vemos. Se olharmos para ela como o fim, então ela será o nosso fim de verdade.

2.2. Como alvo de pena
"a velhice sinaliza para o acúmulo de conhecimentos, experiências e força", essa é a forma de um idoso ser útil, colocando a disposição o seu conhecimento e experiências, ele pode escrever, dar aula, editar páginas de utilidades, ou qualquer atividade que envolva mais conhecimento do que trabalho físico.  

2.3. Como um tempo de estagnação e retrocesso
- "quando a pessoa acha que está parada, de fato, ela está regredindo.", lembrando que toda nossa estrutura foi feita como uma complexa máquina para a realização de tarefas, quando o ser humano se estaciona ele começa a ter problema com seu organismo assim como um aparelho de ar condicionado que não usarmos, se estragará mais rápido.
"seja no desenvolvimento de projetos na área social", existem nessa área diversos possibilidades de um idoso contribuir com sua experiência.

2.4. Como um tempo de inatividade e desocupação
...

2.5. Com desprestígio e rejeição
- "As propagandas apresentam sempre jovens bonitos", nem todo a mídia está conforme as palavras dessa afirmação, já existe um sentimento de valorização da 3ª idade crescendo na sociedade, existem programas sociais, orientações médicas divulgadas nos meios de comunicação, etc.
"caso não sejam abençoados e fortes o bastante para lá chegar", há tantos jovens morrendo de forma brutal e estúpida que chegar a terceira idade é um privilégio.

3. O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O ENVELHECIMENTO

3.1. O cuidado generoso do Altíssimo está sobre o longevo
- "continuará na velhice agindo da mesma forma", o que nós chamamos de velhice hoje foi a idade que Deus chamou muitos de seus servos para realizar grandes obras e obtiveram sucesso.
Calebe decidiu ir pra guerra por sua herança aos 85 anos e se dizia ter o mesmo vigor para batalha de quando tinha 40. Js 14.11

3.2. A velhice pode ser um tempo de renovação
- "momento de mostrar interesse pelo bem-estar das pessoas e por novos projetos", quando chega a velhice a pessoa pode se dedicar a algo na obra de Deus, pode ser muito usado ainda nos projetos do Senhor, não é tarde. Infelizmente muitos desistem das chamadas de Deus por acharem que já podem contribuir para a obra por serem idosos.

3.3. A velhice é uma concessão divina
- "esforçando-se para ter saúde, bem-estar, gratidão e contentamento", quando a pessoa se sente privilegiada por Deus ela passa a ter gratidão e a valorizar o que recebeu. Há pessoas que se parece se sentir infelizes em viver.

3.4. A velhice pode ser um tempo de grande frutificação
"Na velhice, ele dará frutos viçosos e florescentes", o que pratica justiça chega a velhice com essa promessa, seu exemplo de justiça será mencionado ainda em vida e será uma referência para muitos jovens. Professor(a), pode passar isso para os alunos como uma promessa.

CONCLUSÃO
- "reivindicou junto a Josué a terra que Moisés lhe havia prometido", Calebe na verdade já estava cansado pela idade, tanto que enviou alguém em seu lugar para tomar Hebrom. Na verdade Calebe não mentiu ao falar que tinha o mesmo vigor de antes, pois era como ele se sentia. O segredo da velhice é sentir-se bem, ter a mente disposta e o corpo passa a responder bem. 
Faça a revisão.
Corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/2018/11/escola-dominical-central-gospel-esboco_23.html