Lição 08 - O povo é impactado pela Palavra de Deus


Lição 08 – 25 de novembro de 2018 – Editora BETEL

O povo é impactado pela Palavra de Deus

SLIDES VISUALIZAR / BAIXAR

HINOS SUGERIDOS
♫ Hino 388 

♫ Hino 402 

 Hino 457 
VÍDEO 1
VÍDEO 2

Sobre o impacto da Palavra de Deus
Sem considerar as teorias sobre a inspiração da Bíblia, as ideias a respeito de como seus livros chegaram à forma atual, o grau de prejuízo do texto bíblico nas mãos dos redatores e escribas ao ser transmitido, a questão de quanto deve ser interpretado ao pé da letra e quanto deve ser aceito com sentido figurado ou qual parte da Bíblia é história e qual é poesia – se simplesmente admitirmos que a Bíblia é exatamente o que se apresenta e estudarmos seus 66 livros para lhes conhecer o conteúdo, verificaremos nela uma unidade de pensamento a revelar que uma única Mente inspirou a redação e a compilação de todos os seus livros. Observamos que ela traz em si o sinete do seu Autor, sendo ela, de modo inigualável, a Palavra de Deus
Há uma diferença entre a Bíblia e os demais livros. Há escritores que oram, pedindo a ajuda e a orientação de Deus, e Deus realmente os ajuda e orienta. Existem muitos livros bons neste mundo que deixa a impressão inconfundível de que Deus ajudou os autores a escrevê-los. Mas nem mesmo os autores mais piedosos teriam a presunção de alegar a favor dos seus livros que Deus os escreveu.
Entretanto é essa afirmação que a Bíblia faz sobre si mesma, e assim o povo de Deus, no decurso de milhares de anos, tem aprendido, compreendido e asseverado. O próprio Deus supervisionou e dirigiu a redação dos livros da Bíblia, de tal modo que o que foi escrito é composição de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus num sentido que não se aplica a nenhum outro livro no mundo.
No capítulo 8 do livro de Neemias, após a conclusão da reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém, da colocação de seus portais e da vitória desse empreendimento enorme sobre todos os levantes dos seus inimigos, Neemias, agindo conforme a vontade do Senhor, passa ao próximo passo, além da reconstrução do Templo e da recolocação dos habitantes da cidade em um arranjo mais aproximado.
É o momento de, após tantas lutas, com a consciência de que Deus estava desde o início no negócio, levar o povo a ter um contato íntimo com o Senhor, através da reunião do povo em assembleia para a leitura de Sua Palavra.
O resultado foi impactante. Desacostumados, distantes e ignorantes quanto ao conteúdo já a muito esquecido nos escaninhos de suas memórias fracas e pecadores, os remanescentes e migrantes de Jerusalém sentiram o peso da presença de Deus em suas vidas novamente, quebrantando-se e fortalecendo novamente os laços perdidos da Sagrada Aliança.
Alegres e agradecidos, comemoraram o início de uma nova vida, na presença e com a presença do Senhor, certos de que Ele nunca os abandonara, simplesmente eles é que o tinham abandonado, entregues às suas concupiscências e seus mesquinhos afazeres humanos.
Mas, Deus é bom, Deus é fiel, Deus é cumpridor de Suas promessas e não falha jamais.
Um belo exemplo de como nos sentimos quando, pela primeira vez na vida, a Palavra do Senhor entra em nossos corações, até então empedernidos, e efetua uma transformação deveras radical e surpreendente, fazendo com que revisitemos nossos conceitos a respeito de nós mesmos, de nossos próximos, e d’Ele principalmente.
Esse momento mágico é a conversão, a partir daí, quer queiramos ou não, nunca mais seremos os mesmos. Fomos violentamente impactados pela eficácia de Sua Palavra e pelo conduzir do Espírito Santo em nossos corações.
Desse marco inegável em diante, cabe a nós cuidarmos desse precioso dom que é a Sua Santa Presença, alimentando-nos constantemente de Sua Palavra de forma a entendermos cada vez mais o sentido verdadeiro dos propósitos do Senhor em nossas vidas.
A Palavra de Deus, sem dúvida, é uma poderosíssima arma na vida do crente. Instrui, impacta, protege, fortalece a mente, a alma e o espírito e nos conduz, sem desvios, ao alvo que é Cristo Jesus.
Uma semana abençoada para todos os irmãos, na Paz do Senhor Jesus!
Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 4º Trimestre de 2018, ano 28 nº 109 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor –Neemias – Enfrentando desafios com oração, ação e perseverança – Pastor Adalberto Alves.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.
Editora CPAD – 2017 – História dos Hebreus – Flávio Josefo.
Editora Vida – 2014 – Manual Bíblico de Halley – Edição revista e ampliada – Nova versão internacional – Henry Hampton Halley – tradução: Gordon Chown.
https://www.revistaebd.com/2018/11/licao-08-o-povo-e-impactado-pela.html