ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da lição 9


AULA EM 2 DE DEZEMBRO DE 2018 - LIÇÃO 9
(Revista Editora Betel)

Tema: Arrependimento, o caminho para o reavivamento
Texto Áureo: Sl 37.27

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição procure mostrar como é o processo de arrependimento, vale a pena comprar com o remorso, que é um sentimento que não produz nenhuma mudança.
"Quando a Lei foi lida, produziu uma profunda convicção", o conhecimento da Lei mostrou onde estava o erro deles, quer dizer, o conhecimento da Palavra de Deus nos revela o nosso pecado, algumas pessoas pecam e não se arrependem por estarem longe da Palavra do Senhor.
1. Atitudes para o reavivamento
"o povo de Israel se reuniu para realizar um dia nacional de confissão", note que o desejo nasce no coração do povo e é assim que deve ser para que Deus comece a operar, a pessoa precisa querer se aproximar de Deus e de Sua Palavra.

1.1. A importância do jejum, da oração e da leitura da Palavra de Deus
"se apartaram de todos os estranhos que viviam ao redor e se humilharam perante o Senhor", essa foi uma atitude prática do desejo de mudança e busca do perdão de Deus, não basta somente estar convicto é necessário demonstrar com algumas ações devocionais.
"a Palavra de Deus, a oração e o jejum são recursos relevantes", uma completa a outra, é como um tripé que sustenta o crente de pé, se tirar um dos pés ele cai.

1.2. A preparação do povo
- "a quarta parte do dia...representaria 3 horas", quer dizer que o povo ficou por 6 horas na presença de Deus de acordo com o Ne 9.3. 
"E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus uma quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus."Ne 9.3"não resista a período de sequer uma hora ouvindo a ministração da Palavra", a maioria das pessoas não ouvem a Palavra de Deus por ela ser de Deus, apenas ouvem se o preletor for renomado ou habilidoso na explanação, fora isso poucos tem vontade de ouvir uma mensagem da Palavra de Deus.

1.3. O testemunho diante dos inimigos
"Trazer vívidas na mente as Suas promessas nos ajuda a prosseguir", quando lemos a Palavra de Deus e vemos as operações de maravilhas operadas no passado, nosso coração se enche de esperança e fé, isso é como um combustível que faz o servo de Deus impressionar o mundo. 

2. Oração pelo povo
2.1. O exemplo de Abraão
- "as experiências vividas pelo patriarca Abraão não estavam tão longe deles", era precisa avivar a fé no coração do povo, se o povo não conhecesse a história de Abraão jamais poderia ter essa fé avivada. Por isso a própria Bíblia afirma que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Rm 10.17 
 
2.2. Obediência, o passaporte para a benção
- "o que devemos fazer para sermos abençoados também?", sugiro que o amado professor(a), trabalhe essa pergunta, peça para os alunos lerem o tópico todo e respondam a pergunta.
- "Abraão sempre reagia respondendo com obediência", uma resposta possível para a pergunta está aqui, o segredo era como Abraão reagia às ordens de Deus, então é a nossa reação às ordens do Senhor, emanadas na Sua Palavra que farão a diferença.

2.3. Uma Oração Verdadeira
- "A verdadeira oração envolve adoração e louvor a Deus, confissão...", dessa forma a oração do Pai Nosso é o nosso modelo de oração, ela envolve todas essas ações.
"O livro de Neemias é repleto de orações", é um livro do tempo da Lei que mais se aproxima do graça de Cristo, onde não vemos as operações de maravilhas, apenas a fé do povo em operação.

3. O Povo e o Firme Concerto

3.1. Admoestados quanto à Desobediência
- "nós seríamos mais felizes se aprendêssemos com os erros dos outros", essa é considerada a fórmula da sabedoria aprender com os erros dos outros, olhar para o erro de alguém e não ficar admirando o fracasso, mas sim, analisar, se fosse comigo, como eu teria agido, então cada um saberá o que deve mudar para evitar esses erros.
"nós também podemos aprender muito com os ensinamentos da Bíblia", ler a Bíblia nos possibilita aprender com os erros dos grandes homens de Deus do passado, pois a Palavra de Deus não ocultou nenhum deles.

3.2. Revelar os Empecilhos para a Renovação
- "Parece que a lembrança dos feitos de seus pais...não os levou a se deleitarem em Deus", é interessante perguntar aos alunos, por que eles não olhavam para as lembranças dos feitos dos antepassados?
Após ouvir as respostas, lembre aos alunos que o povo não tinha o costume de estudar a Palavra de Deus, não era uma cultura popular, as sinagogas só surgiram após o cativeiro. Então eles foram destruídos por falta de conhecimento.

3.3. Aplicar aos nossos dias
"Podemos aprender com o exemplo do que nos precederam", tanto os personagens bíblicos do Antigo e Novo Testamentos como os crentes dos dias atuais.
"revela para nós uma oportunidade de aprender mais sobre a fidelidade de Deus", lembrando que esse aprendizado só é possível pela meditação na Palavra de Deus, o crente que não tem o costume de ler a Bíblia dificilmente aprende com os homens e mulheres de Deus do passado.

Conclusão
- "Como Seus servos devemos perseverar em oração", essa lição falou de oração e sabedoria na Palavra você pode fazer o fechamento convidando os alunos a orarem e na oração peça a Deus força para cada um ler e meditar na Palavra diariamente.
Faça a revisão e corrija o questionário.

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/2018/11/escola-dominical-betel-esboco-subsidio_30.html