Lição 09 - Arrependimento, o caminho para o reavivamento

Lição 09 – 02 de dezembro de 2018 – Editora BETEL


Arrependimento, o caminho para o reavivamento

SLIDES VISUALIZAR / BAIXAR

HINOS SUGERIDOS
♫ Hino 593 

♫ Hino 611 

 Hino 631 

VÍDEO 1

VÍDEO 2

Sobre o arrependimento
Arrependimento envolve uma completa mudança de pensamento sobre o pecado e a percepção da necessidade de um Salvador. O arrependimento faz o homem ficar tão contristado por causa do pecado, que ele aceita com alegria tudo o que Deus requer para uma vida de retidão.
Primeiro, é necessário esclarecer o fato de que o arrependimento em si não é suficiente para a salvação. Judas Iscariotes se arrependeu do que tinha feito, mas por não ter exercido fé, morreu como um perdido pecador. Seu arrependimento não foi verdadeiro nem completo. É também proveitoso notar que, sem arrependimento não há salvação. É um pré-requisito à fé salvadora (Mc 1.15; Lc 24.47).
O relacionamento entre fé e arrependimento se vê na seguinte ilustração. Um homem sente-se muito miserável por estar caminhando sob forte temporal e decide procurar abrigo. Chegando à casa de um amigo, ele entra e acha proteção contra a chuva.
A pergunta que surge é: o homem ficou protegido do temporal porque estava dentro da casa ou porque estava fora da chuva? Obviamente, a casa estava abrigando-o, mas até aquele momento em que ele decidiu sair da chuva, não podia gozar da proteção da casa.
O arrependimento é tão relacionado com a salvação que não podemos falar de fé sem arrependimento. Pois, mesmo sabendo que o arrependimento em si não salva, contudo, ele produz remorso no homem e move-o a deixar o pecado e a entregar-se à graça salvadora de Deus. Mesmo nascendo numa família cristã, mas sem o verdadeiro e completo arrependimento bíblico, não podemos ser salvos.
Muitos pecadores, sejam criminosos endurecidos e viciados, vez por outra sentem remorso por suas vidas degeneradas e seus maus atos, mas não abandonam seus maus caminhos. Sentir mágoa e reconhecer que pecou é remorso, mas não arrependimento. O arrependimento só ocorre quando a pessoa resolve deixar o pecado, reconhecendo que necessita de um Salvador.
Podemos ver o relacionamento entre remorso e arrependimento na seguinte referência:
“agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois, fostes contristados segundo Deus, para que de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis.” (2Co 7.9).
A palavra “contristados”, deste versículo, é tradução de metameima no original, e significa ter tristeza pelos pecados. A palavra arrependimento é metamelomai e significamudança de mente. Este versículo mostra claramente que o remorso pode levar ao arrependimento, isto é, uma resolução de mudança.
Tristeza pelo pecado pode conduzir ao desespero ao arrependimento. Uma vida toda da lágrimas não apaga um pecado sequer, para ter seu nome escrito no Livro da Vida, mas a decisão de rejeitar o pecado e buscar a Deus, remove todos os pecados.
Se nós, ao aceitarmos a Sã Doutrina em nossas vidas, ficamos como que estupefatos quanto ao nosso proceder anterior e nossas vidas pregressas cheias de pecados da mais diversas qualidades, imaginemos o que o povo de Israel não sentiu ao tomar contato direto com as ordenanças do Senhor Deus, contidas no Livro da Lei! Israel, enquanto nação que se chamava pelo nome do Altíssimo, pecara e muito, repetidamente, de forma compulsória. O povo escolhido por Deus para representa-lo perante o mundo tinha esquecido de seu próprio Criador! Não sem motivo, choraram e, contristados refizeram sua aliança com Ele!
Infelizmente, sabemos através das próprias Escrituras Sagradas, que os judeus voltaram a cair em pecado, esqueceram-se novamente dos mandamentos do Senhor, e o pior: rejeitaram a visitação do próprio Deus, através da vinda de Seu Filho Amado, o Senhor Jesus, a nosso mundo!
A humanidade é pecadora e caída, perversa e má, está completamente subjugada pelo príncipe deste mundo. Mas, cabe a nós, enquanto cristãos verdadeiros, modificar essa realidade, começando essa mudança, essa quebra de antigos paradigmas, dentro de nós mesmos, para que, a partir de nosso exemplo, possamos impactar a outros com o Evangelho da Salvação.
Uma semana abençoada para todos os irmãos, na Paz do Senhor Jesus!
Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 4º Trimestre de 2018, ano 28 nº 109 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor –Neemias – Enfrentando desafios com oração, ação e perseverança – Pastor Adalberto Alves.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.
Editora CPAD – 2017 – História dos Hebreus – Flávio Josefo.
Editora Vida – 2014 – Manual Bíblico de Halley – Edição revista e ampliada – Nova versão internacional – Henry Hampton Halley – tradução: Gordon Chown.
https://www.revistaebd.com/2018/11/licao-09-arrependimento-o-caminho-para.html