Lição 13 - A importância de sermos zelosos e vigilantes


Lição 13 – 30 de dezembro de 2018 – Editora BETEL

A importância de sermos zelosos e vigilantes

SLIDES VISUALIZAR / BAIXAR

HINOS SUGERIDOS
♫ Hino 62 

♫ Hino 408 

 Hino 581 
VÍDEO 1
 
VÍDEO 2

Sobre a vigilância
Em Neemias 13, observamos que a ausência de Neemias provocou inúmeros distúrbios na ordem de Jerusalém. Para cumprir seu acordo com o rei, após o prazo determinado ele voltou a corte persa. Contudo, sua intenção era voltar e continuar o trabalho. Mas desta vez o rei não cedeu tão facilmente.
Neemias era um servo precioso e seus serviços eram estimados. Podemos ter uma ideia de sua capacidade genial na obra que foi desenvolvida em Jerusalém.
Quando chegou de volta à cidade, ele encontrou diversas coisas fora do lugar. O sacerdote Eliasibe concedeu uma sala no Templo, para Tobias, inimigo do povo de Deus.
As portas de Jerusalém estavam sendo abertas todos os dias, inclusive no sábado. De forma que os comerciantes trabalhavam todos os dias e o culto foi deixado de lado.
Eles pararam de entregar os dízimos e a ofertas, com isso os sacerdotes e levitas não tinham como sobreviver. Daí eles deixaram o Templo e voltaram para suas casas.
Teve de lidar mais uma vez, com os casamentos mistos, inclusive no sacerdócio do Templo:
“Um dos filhos de Joiada, filho do sumo sacerdote Eliasibe, era genro de Sambalate, horonita. E eu o expulsei para longe de mim”.
Este capítulo nos ajuda a refletir sobre a importância de uma autoridade espiritual sadia e qualificada por Deus, na sua obra.
No pouco tempo que Neemias esteve longe as coisas foram bagunçadas, mas com unção, autoridade e graça de Deus, ele trabalhou duro e as restabeleceu.
Neemias precisou retornar à Babilônia no 32º ano de Artaxerxes, rei da Babilônia e, nesses tempos, Eliasibe, sacerdote encarregado da câmara da casa de Deus tinha se aparentado com Tobias e feito para ele uma câmara grande nos pátios da Casa de Deus.
Era isso uma clara evidência da negligência da Casa de Deus que contrariava nitidamente a promessa feita em 10:39.
Neemias ficou indignado com isso e fez que Tobias fosse expulso do templo e ai ordenou que se purificassem as câmaras e para ali tornou a trazer todos os utensílios com as ofertas de manjares e o incenso – versículo 9.
Neemias ainda soube que os quinhões dos levitas não estavam sendo entregues – veja as promessas feitas em 10:37. Os levitas não possuíam terras – Nm 18:20-24; Dt 14:29; 18:1 - apesar de alguns, parece-nos, talvez terem uma fonte de renda particular – Dt 18:8.
A dependência dos levitas do sustento que o povo fornecia pode explicar a relutância de muitos levitas de deixar a Babilônia – Ed 8:15-20; Ml 217; 3:13-15 – uma vez que o repovoamento não era total, mas, inicialmente, apenas uma décima parte deles.
Neemias acaba contendendo com os magistrados e os censura – versículo 11. A promessa de não desampararem a Casa de Deus havia sido quebrada – 10:39. Não havia explicações razoáveis para o desamparo da Casa de Deus, nem da negligência para com os levitas. Assim, Neemias restaura a manutenção dos levitas evitando o êxodo deles para o campo.
No verso 14, novamente Neemias, pela quarta vez usa a expressão “lembra-te” numa oração. Também é essa a segunda vez de quatro orações desse tipo feitas por Neemias.
A partir do verso 15 até o 22, Neemias está procurando reformar o povo quanto ao sábado, pois a promessa de guardá-lo, feita em 10:31, também, igualmente, havia sido quebrada. Era preciso reparar isso urgentemente.
Neemias estava preocupado com a violação do sábado e novamente contendeu com os transgressores e os alertou – versículo 18 – sobre o fato de que assim fizeram os pais. Naquela ocasião, ele os lembrou, Deus trouxe todo este mal sobre eles e a cidade. Caso continuassem assim, negligenciando a Palavra de Deus, o mal que Deus poderia trazer seria muito maior.
No verso 22, novamente Neemias, pela quinta vez usa a expressão “lembra-te” numa oração. Também é essa a terceira vez de quatro orações desse tipo feitas por Neemias.
Neemias trabalhou e conseguiu o restabelecimento da observância do sábado novamente.
A partir dos versículo 23 ao 29, mais uma vez Neemias se vê com os problemas relacionados aos casamentos mistos envolvendo mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
Novamente, Neemias contende, disputa com eles e os amaldiçoa, inclusive a alguns deu surras e até seus cabelos os arrancou. Comparem sua ação com a de Esdras em Ed 9:3; Is 50:6. No verso 25 fica clara a sua ordem: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
Ele ainda lembrou eles do que aconteceu com Salomão e foi enfático em condenar essas uniões.
No verso 29, novamente Neemias, pela sexta vez usa a expressão “lembra-te” numa oração. Também é essa a última, a quarta vez de quatro orações desse tipo feitas por Neemias.
Que o Senhor nos conceda o espírito de Neemias, para defender sua Palavra e guardar seus mandamentos. Que não sejamos tão omissos e parciais, quanto aqueles que profanaram o sacerdócio.
Uma semana abençoada para todos os irmãos, na Paz do Senhor Jesus!
Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 4º Trimestre de 2018, ano 28 nº 109 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor –Neemias – Enfrentando desafios com oração, ação e perseverança – Pastor Adalberto Alves.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.
Editora CPAD – 2017 – História dos Hebreus – Flávio Josefo.
Editora Vida – 2014 – Manual Bíblico de Halley – Edição revista e ampliada – Nova versão internacional – Henry Hampton Halley – tradução: Gordon Chown.
https://www.revistaebd.com/