ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Conteúdo da Lição 3



A IGREJA QUE ACOLHE
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.", Jo 6.37

Para impactar
Assim como Jesus, de forma nenhuma podemos desistir das pessoas, e sim acolhê-las, demonstrando que o amor de Deus está ligado à forma como recebemos e cuidamos do nosso próximo.

Textos de Referência.
At 2.42-47
Introdução
A Igreja tem várias tarefas dentro do serviço cristão e o acolhimento deve estar entro os mais importantes dentro destas tarefas. Acolher alguém é demonstração do amor ao próximo combinado com o desejo de agradar a Deus.
#pontochave
“O acolhimento de Deus é oferecido, mas a aceitação é facultada, cabe a cada indivíduo decidir por estar abrigado em Deus ou não."
1. TODOS SOMOS IMPORTANTES
A importância do homem para Deus é comprovada na atitude de entregar Seu Filho a morte em favor de toda a humanidade.
"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.", 1 Jo 4.9

1.1 O que é acolhimento?
Acolhimento é o ato de receber alguém, ser hospitaleiro, abrigar a quem necessita.
Ninguém nunca foi e nem será tão eficaz em acolhimento como Deus. Ele trouxe um projeto de acolhimento a toda a humanidade, oferecendo salvação e vida eterna.
O acolhimento de Deus é oferecido, mas a aceitação é facultada, cabe a cada indivíduo decidir por estar abrigado em Deus ou não.
"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.", Ap 3.20
1.2. Somos valiosos
O inimigo de nossas almas tem conseguido cada vez mais convencer o homem de que ele não tem valor, nem para o próximo e nem para Deus, fazendo, fazendo com que o ser humano não busque abrigo e peregrine sem rumo e sem objetivos.
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;", 1 Pe 5.8Quanto mais o inimigo bloquear a mente do ser humano, menos entenderão o quão valiosos são para Deus. a prova do amor de Deus com o ser humano está no alto preço que Seu Filho Jesus Jesus pagou ao morrer na cruz, pagando com o Seu sangue o preço de nossos pecados.
"Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.", Mt 10.31

#pararefletireadorar  "A natureza da bondade divina não está apenas em abrir àqueles que batem, mas também em levá-los a bater e pedir". Agostinho

2. SENDO ACOLHIDOS
"Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.", Rm15.7

2.1. Amor ao próximo
O Senhor Jesus deixou ensinamentos, para que a sua igreja aprendesse o verdadeiro sentido do acolhimento que é acolher com amor.
Ele ensina na parábola do bom samaritano, (Lc 10.30-17) que acolher envolve simplesmente a vontade de ajudar o outro, sem burocracia, sem preconceitos ou questionamentos, simplesmente estender a mão e trazer para si aquele que precisa ser ajudado, abraçado e amado.
O samaritano, vendo o moço caído, não quis saber sua nacionalidade, sua cultura ou religião. Ele se moveu de compaixão, tratou suas feridas, o levou a uma estalagem e pagou sua hospedagem, sem esperar absolutamente nada em troca.
"Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.", Tg 2.8

"Ele trouxe um projeto de acolhimento a toda a humanidade, oferecendo salvação e vida eterna.

2.2. A verdadeira igreja acolhe
Nas cartas do apóstolo João às sete igrejas da Ásia, a igreja de Filadélfia é conhecida por suas obras e, mesmo tendo pouca força, viveu a Palavra de Cristo, (Ap 3.8) isso significa que esta igreja foi aprovada por cumprir exatamente o que Jesus determinou e dentre estas ordenanças, o cuidado com o próximo.
Na sociedade atual o  acolhimento é importantíssimo, pois as pessoas tem se tornado cada vez mais frustradas, depressiva, solitárias, angustiadas e tantas coisas mais.
Jesus, através de sua igreja,está pronto a abraçar esta causa.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.", Mt 11.28

3. NÃO PODEMOS NEGLIGENCIAR 
"Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.", Mt 25.42-43

3.1. Recebendo os que precisam
Paulo escreveu:
"Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.", Rm 14.1
Jesus disse:
"Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou.", Mc 9.37
Receber também traz a conotação de acolhimento. Jovem, que os seus braços estejam preparados para abraçar esta causa. Seja o bom samaritano para as pessoas que precisam ser acolhidas.

3.2. Negligenciar jamais
De acordo com Mateus 25.46, os que negligenciarem o acolhimento a seu próximo estarão diante da condenação eterna, pois assim como fomos acolhidos pelo Pai,devemos acolher as pessoas que necessitam.

Conclusão.
Embora a humanidade se encontre sentada à beira do caminho, ferida, cansada, com o peso do pecado sobre suas costas, a boa notícia é que Jesus, o bom samaritano sarou as feridas, pagou o preço e acolhe a todos os que desejarem Seu terno amor.

#aprendeu
1. O que é acolhimento?

2. Como as pessoas estão na sociedade atual?

3. O que diz Mt 25.46?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro) https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/