ESCOLA DOMINICAL BETEL - Conteúdo da Lição 3


Tratando de comportamentos persistentes de desobediência
20 de janeiro de 2019


Texto Áureo
“E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.", At 9.5

Verdade Aplicada
Sermos submissos à vontade de Deus é o caminho para uma vida bem sucedida.

Juízes 17.1,5-7,10
1. E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica.
5. E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.
6. Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.
7. E havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e peregrinava ali.

10. Então lhe disse Mica: Fica comigo, e sê-me por pai e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o sustento. E o levita entrou.

INTRODUÇÃO
Como pode alguém ter a intenção de desafiar o Criador? Embora pareça algo impensável, nesta lição falaremos sobre um transtorno de comportamento que pode levar o indivíduo a tomar este tipo de atitude.

1. UMA VISÃO GERAL DO TOD
Não é raro vermos algumas personalidades da Bíblia tomando posição de confronto em relação ao Criador, como também não é difícil vermos, nos dias atuais, pessoas se posicionando de maneira contrária à Palavra de Deus. Este tipo de comportamento nos surpreende quando nos deparamos com cristãos agindo assim. Entretanto, não devemos ficar escandalizados, antes devemos averiguar se tal membro não é portador do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), para que, ao invés de julgá-lo. procuremos ajudá-lo.

1.1 TOD nas crianças
O TOD geralmente tem uma atenção maior quando se apresenta em crianças. É sabido que toda criança passa por uma fase de rebeldia, onde tende a desafiar os pais e as regras que lhes são impostas. Atitudes de curiosidade, questionamento e irritabilidade podem ser normais. Entretanto, é necessário atenção maior quando este tipo de comportamento se tornar constante e começa a ser prejudicial à vida social da criança, resultando em dificuldade de relacionamento e de um bom desenvolvimento escolar. 

1.2 Adolescentes indesejados
O Transtorno de Oposição Desafiante, se não for cuidado na infância, invadirá a adolescência, tornando este momento da criação e educação muito mais difícil. A adolescência é um período bastante delicado no desenvolvimento do indivíduo. Se porventura tal indivíduo não tenha sido diagnosticado com TOD e passado por um tratamento adequado, poderá até se tornar uma ameaça à sociedade. O mais grave, em se tratando do universo eclesiástico, é que este adolescente acabará por se tornar "persona non grata" e muitas vezes identificado como endemoninhado.

1.3. Adultos perigosos
É importante observar e tratar os sintomas do TOD durante a infância e a adolescência, pois, se não tratado nestas etapas, o indivíduo poderá se tornar um adulto que sofrerá com o mesmo distúrbio, que pode evoluir para um distúrbio de perturbação de conduta chamado também de TC (Transtorno de Conduta). Estudos apontam que cerca de 25% de TOD não tratados evoluem para TC, isto sim pode se tornar um complicador, uma vez que indivíduos com TC podem vir a roubar, praticar atos de vandalismo, incêndios, entre outras atitudes perigosas. 

2. VIDA ESPIRITUAL PREJUDICADA PELO TOD
O capítulo 17 de Juízes relata acerca de um homem chamado Mica. Em sua atitude de buscar uma maneira pessoal de se relacionar com o mundo espiritual, ele resolveu criar para si um objeto de culto. A atitude de Mica pode ser comparada com a de quem sofre com o TOD, que sempre escolhe andar na contramão das regras estabelecidas e da Palavra.

2.1 A escolha de Mica
Embora o autor do livro de Juízes declarasse que "cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos" (Jz 17.6), é bem possível que houvesse homens que se mantiveram fiéis à revelação de Moisés. No momento histórico no qual vivia Mica o povo de Israel vivenciava condições de baixo padrão moral, tendo as práticas religiosas corrompidas pelos seus atos e comportamento moral distorcido. Esse ambiente possivelmente facilitou a tomada de posição de Mica que, ao invés de escolher andar segundo os ensinamentos de Moisés, escolheu se levantar contra tudo o que havia aprendido acerca do Criador e mostrar que poderia seguir um caminho à margem da Palavra de Deus.

2.2 O TOD compromete a percepção
A insubmissão de Mica deixa claro sua falta de percepção em relação a tudo que determinava os ensinamentos de Moisés. Deuteronômio 11.18-25 mostra diretrizes que o povo deveria seguir para se manter sob a égide de Deus. Tal proteção está garantida para quem não se rebela contra a Palavra. O portador do TOD sempre enxerga os fatos segundo sua própria ótica, negando-se a aceitar que outros lhe digam o que fazer. Ao confeccionar um éfode e consagrar um de seus filhos para que fosse seu sacerdote (Jz 17.5), Mica está declarando que não se importava com o que havia aprendido com sues pais, uma atitude de rebeldia contra a autoridade, um sintoma claro de quem sofre com o TOD.

2.3 A perda de limites pelo TOD
Identificamos em Mica as duas características presentes neste transtorno:opositor e desfiador. Opositor quando ele se opõe aos ensinamentos da Palavra de Deus, escolhendo fazer o que parecia bem aos seus olhos, e desafiador, quando ele desafia Deus construindo uma casa de deuses (Jz 17.5-6) Mica não teve nenhuma dificuldade de roubar a sua mãe para alcançar seus objetivos (Jz 17.2). Os indivíduos que vivem com estes sintomas tendem a levar uma vida desenfreada,  causando problemas para si e para seus familiares, pois vivem uma realidade paralela, onde pensam estarem certos nas atitudes que tomam, mesmo que estas nãos sejam convencionais.

3. IDENTIFICANDO O TOD
Devido ao avanço da ciência, tem sido cada vez mais fácil a identificação destes sintomas. Atualmente, temos percebido em muitos irmãos um tipo de comportamento que nos leva a crer que os mesmos sofrem com o TOD.

3.1 Esperando a aprovação de Deus
Uma atitude interessante na história de Mica é que ao se encontrar perdido nas suas atitudes resolve modificar o seu plano de ter um local de adoração familiar. Ao se encontrar com o levita vindo de Belém de Judá (Jz 17.8), Mica lhe propõe que seja seu sacerdote. Esperava com isto que Deus o abençoasse e aprovasse sua atitude (Jz 17.13).

3.2 Rebeldia ministerial ou TOD?
É natural que portadores do TOD se juntem a pessoas com o mesmo problema. Se observarmos a atitude do levita, veremos que o mesmo havia abandonado a sua cidade e saído em uma caminhada sem rumo, procurando um lugar onde achasse comodidade (Jz 17.8). Vemos aqui que talvez o levita também pudesse ter o mesmo tipo de transtorno, pois não se negou a ase associar com Mica em sua tentativa de criar uma maneira de adorar a Deus (Jz 17.10). Tal atitude tem se tornado cada vez mais comum. O que muitas vezes identificamos como rebeldia ministerial, na verdade, pode ser um sintoma deste transtorno. A insubmissão, a resistência à autoridade e a agressividade são sintomas identificados em indivíduos diagnosticados com esse mal.

3.3 Evitando o desenvolvimento do TOD
Infelizmente, muitos lares cristãos deixaram a prática do culto doméstico (Dt 11.18-22). Com isto a possibilidade de crescimento de casos de TOD pode aumentar, pois onde não existe um governo, como no tempo dos juízes em Israel, cada um vive segundo sua própria vontade. A falta desta prática entre as famílias pode ocasionar desastres futuros. Depois da morte de Moisés, o Senhor falou a Josué que ele deveria se esforçar para manter viva na mente do povo a Lei que Ele havia entregue a Seu servo (Js 1.7-8). Da mesma forma devemos nos esforçar  para manter viva em nossas casas a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO
Muitos cristãos, por sofrerem com o TOD, não conseguem se firmar na Casa do Senhor. Cabe então a cada membro do Corpo de Cristo, com auxílio do Espírito Santo, da Palavra de Deus e desta lição, procurar identificá-los e ajudá-los para que possam ser benção para sua família e para a obra de Deus (1 Co 12.25).

Questionário (as respostas serão publicadas posteriormente)

1. O que Deuteronômio 11.18-25 nos mostra?

2. Quem roubou sua mãe para alcançar seus objetivos?

3. Qual proposta Mica fez ao levita?

4. Qual prática muitos lares cristãos deixaram?

5. O que o Senhor falou a Josué?


Fonte: Revista Betel
Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com