ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Conteúdo da Lição 1

Mateus, o Evangelho do Rei

___/___/____

Lições Bíblicas nº 57

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Mateus 2.1-10
1 - E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém,
2 - e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo.
3 - E o rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e toda a Jerusalém, com ele.
4 - E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
5 - E eles lhe disseram: Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta:
6 - E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.
7 - Então, Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
8 - E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
9 - E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
10 - E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande júbilo.

TEXTO ÁUREO
 "E foi Jesus apresentado ao governador, e o governador o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes." Mateus 27.11

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Nobre professor,
cada evangelista expõe um aspecto diferente do Mestre: Mateus apresenta Jesus como Rei; Marcos, como Servo de Deus; Lucas, como Filho do Homem; e João, como Filho de Deus.
Nesta lição, veremos Mateus apresentar Jesus como o Rei prometido de Israel; concomitantemente, analisaremos o impacto dessa revelação.
Pelo fato de Mateus enunciar a realeza de Cristo, é interessante iniciar a aula trazendo à memória dos alunos os nomes dos grandes reis da terra que tiveram suas histórias desbotadas pelo tempo e, com isso, traçar um paralelo entre eles e Jesus, cujo nome e mensagem continuam tendo total relevância e proeminência na História — esse é um excelente recurso didático.
A leitura das referências bíblicas é um excelente modo de envolver os alunos na dinâmica da aula; por essa razão, sempre que possível, peça a um voluntário para declamá-las e interpretá-las dentro do contexto.
Tenha uma excelente aula!

Palavra introdutória
O Evangelho de Mateus ocupa um lugar de destaque na Bíblia, sendo a ponte que conecta o Antigo ao Novo Testamento.
As alusões que o evangelista faz aos textos veterotestamentários reiteram tal assertiva. Tradicionalmente, desde a Igreja primitiva, atribui-se a escrita do livro ao apóstolo Mateus, também chamado Levi, ex-coletor de impostos (Mt 9.9; Lc 5.27).
No há evidências sólidas que nos permitam indicar, com precisão, a data e o local de origem do referido texto, mas acredita-se que tenha sido escrito por volta de 50–70 d.C., na região da Antioquia.
Evidentemente, quando lemos a Bíblia para edificação da nossa fé e crescimento espiritual, as questões analíticas são sempre válidas, porém, secundárias. O alvo principal de nossa relação com as Escrituras é crer no plano redentivo, perpetrado na cruz, em favor da humanidade.
A mensagem do evangelho não começa com um “era uma vez...”; ela foi cravada nas páginas da História, tendo como tônica o poderoso nome de Jesus, o Cristo. Isto nos faz ter a certeza de que a nossa fé não está consolidada em uma fábula ou em um conto fictício, mas em um fato histórico verdadeiro.
Observamos, na conclusão do Antigo Testamento, que a nação escolhida aguardava a chegada do Messias, há tanto tempo prometido. Mateus mostra e comprova que Jesus é esse Rei.
Nesta lição, veremos como a profecia messiânica cumpriu-se na História, ressaltando o impacto que tal evento produziu nos homens daquela era e de todos os tempos.

1. LINHAGEM INCOMPARÁVEL
Um rei não é escolhido por meio de processos eleitorais; sua condição de soberano é determinada no nascimento. As genealogias são usadas para autenticar a origem das linhagens reais e comprovar a nobreza de quem está no trono e dos seus sucessores.
No primeiro versículo do primeiro capítulo de seu Evangelho, Mateus já anuncia a substância e o propósito de seus escritos: Livro da genealogia de Jesus Cristo (ARA). Ambientado em uma atmosfera messiânica, o ex-coletor de impostos afirma que Jesus é o esperado filho do rei Davi (Mt 1.1; conf. 2 Sm 7.8-13) e filho de Abraão, em quem todas as famílias da terra seriam abençoadas (Mt 1.1; conf. Gn 12.3). Mateus conecta Jesus às duas grandes alianças estabelecidas entre Deus e Israel.

1.1. Filho de Davi
Na História, Abraão antecede Davi cerca de mil anos. Partindo desta premissa, primeiro, Jesus seria filho de Abraão e, depois, filho de Davi, mas Mateus cita propositalmente o nome de Davi antes do de Abraão, na intenção — ao que tudo indica — de destacar Sua realeza.
Naquele tempo, os judeus esperavam a consolação de Israel (Lc 2.25), um rei maior e mais poderoso do que Davi, e Mateus começa seu Evangelho afirmando que Jesus é esse Rei. A grandeza gloriosa e a superioridade de Cristo residem no fato de Ele — mesmo sendo filho de Davi — ser também, inquestionavelmente, o Senhor de Davi (Mt 22.41- 46), comprovando, assim, Sua origem divina. Vale destacar que, toda vez que alguém o chamava de filho de Davi [como os cegos (Mt 9.27-31) e a mulher Cananeia (Mt 15.21-28), por exemplo], Jesus parava e realizava um milagre — esse vocativo (filho de Davi) revelava que o interpelante havia reconhecido Sua realeza.
_________________
Em Apocalipse 22.16, Jesus
declara: Eu sou a Raiz e a
Geração de Davi. Segundo
Warren W. Wiersbe, Jesus
é a Raiz, porque é eterno e
deu a vida a Davi; e Ele é a
Geração, pelo fato de Seu
nascimento humano estar
ligado à linhagem de Davi
(Rm 1.1-4).
________________

1.2. Filho de Abraão
Depois de demonstrar sua fé e obediência a Deus no monte Moriá, Abraão recebeu a promessa direta do Senhor de que todas as nações da terra seriam benditas em sua semente (Gn 22.18). Naquela ocasião específica, o Eterno revelou ao patriarca que ele seria o progenitor do povo que daria o Rei e Messias ao mundo. Abraão entendia que o nascimento de Isaque prepararia o caminho para a vinda do Messias; ele não esperava que seu filho viesse a ser, por si, a esperança da humanidade.
Deste modo, quando Mateus apresenta Jesus como Filho de Abraão (Mt 1.1), ele identifica-o com o Filho da promessa.
O bendito Salvador é Filho de Abraão por excelência; entretanto, Ele é maior do que Abraão: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou (Jo 8.58).
Em Sua infinita graça e misericórdia, Deus, por intermédio de Cristo, abençoa todos aqueles que exercitam sua fé, assim como Abraão (Gl 3.6,7).

1.3. Improváveis ascendentes
Algumas dinastias reais omitiam de suas genealogias quem pudesse desonrar a nobreza, mas é incrível como Deus faz diferente: Ele inspira Mateus a incluir pessoas completamente improváveis na genealogia do Rei Jesus.
Se dividirmos os 17 primeiros versículos do primeiro capítulo do Evangelho de Mateus em três blocos de 14 gerações (Mt 1.1-5, 6-10, 11-17), entre elas encontraremos a citação do nome de algumas mulheres, a saber: Tamar (Mt 1.3); Raabe e Rute (Mt 1.5); Bate-Seba (Mt 1.6); e Maria (Mt 1.16). Este fato, em si, é, no mínimo, incomum, pois, de modo geral, nomes femininos não eram incluídos nas genealogias.
Mateus quer sublinhar a maneira como Deus se faz presente e operante na História, ressaltando que até os excluídos são acolhidos por Sua misericórdia. Essas mulheres ilustram a graça divina; elas foram instrumentos de Deus para dar continuidade à promessa messiânica.
O Redentor foi trazido ao mundo não por demandas biológicas da Natureza, mas por Sua graça imprevisível, que sempre esteve na base da Promessa.
________________
Do tronco de Jessé sairá
um rebento, e das suas
raízes um renovo [hb.:
netzer] (Is 11.1 ARA). O
exílio judaico na Babilônia
reduziu a dinastia davídica
a um toco. O profeta Isaías
está dizendo, nesse verso,
que desse toco cresceria
um galho (ou renovo),
que reavivaria a dinastia
messiânica: o Rei Jesus,
descendente de Davi.
_________________

2. O NASCIMENTO DO REI
Jesus nasceu em Belém da Judeia, como anunciou Miqueias (5.2). Assim como Davi era de Belém, Jesus, o Filho de Davi, também seria.

2.1. O cumprimento da promessa
Para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta. Mateus expressa essa ideia com certa frequência (Mt 1.22; 2.5,15,17,23). O objetivo do evangelista parece claro: provar que seus escritos estavam em consonância com os vaticínios proféticos; ambos se cumpriam na pessoa e no Reino de Jesus Cristo.

2.2. A primeira perseguição
Apenas Mateus descreve a visita dos magos (sábios; conf. KJA) do Oriente que foram honrar e adorar o Rei dos judeus (Mt 2.2), oferecendo-lhe ouro (destacando Sua realeza), incenso e mirra (Mt 2.11).
O alarme de Herodes teve origem no fato de o nascimento de Jesus introduzir um rival político em suas expectativas de governo — ao menos assim pensava o soberano de Jerusalém.
Em outras palavras, significa dizer que a primeira perseguição que Jesus sofreu deu-se em razão de ser Ele um Rei.

3. O REI É ANUNCIADO
Os reis da terra tinham arautos que anunciavam sua chegada às províncias do reino; de igual modo, como predisse Malaquias (3.1), o Rei messiânico teria um arauto, um precursor, que anunciaria e autenticaria Seu advento entre os homens. Esse homem foi João, o batista. Neste ponto, vale destacar que os quatro evangelistas, embora tenham relatado de maneira distinta a vida e a obra de Jesus, incluíram algum detalhe do ministério de João Batista, antes de descreverem Seu ministério (Mt 3.1-17; Mc 1.1-8; Lc 3.1-20; Jo 1.6-9, 19-27). Isso é notável!
__________________
A expressão Reino dos céus
não é a indicação literal de
um território; ao contrário,
remete à ideia de um governo
dinâmico exercido por Deus
sobre os Seus súditos. Foi
falando a respeito desse
tema que João preparou o
caminho para Jesus adentrar
o cenário histórico.
__________________

3.1. O arauto do Rei
É chegado o Reino dos céus (Mt 3.2). João Batista, como arauto, anunciava essa mensagem, enfatizando que o Rei eterno implantaria Seu reinado celestial entre os homens.
A proximidade do Reino e a presença do Rei confirmavam que a expectativa de uma intervenção salvadora de Deus — alimentada pelos judeus durante tanto tempo — estava, a partir daquele momento, disponível a todos. João Batista sempre deixou claro para os seus ouvintes que o Rei-salvador — prometido e esperado — não era ele, mas, sim, aquele que viria depois dele, cujas sandálias nem era digno de levar (Mt 3.11).

3.2. O manifesto do Rei
Entende-se por manifesto uma declaração pública de princípios e intenções, que tem por objetivo alertar sobre um problema ou fazer uma denúncia. Certamente esta é a melhor definição para a mensagem de João Batista.
Estando às margens do Jordão, o batizador declara o seguinte manifesto: a chegada do Rei Jesus, trazendo consigo o Seu Reino, cumpria uma dupla função (Mt 3.12); ao mesmo tempo que impunha duas indispensáveis condições para aqueles que desejassem ser participantes desse Reino (Mt 3.2,8). Observe.
primeira função: recolher o trigo no celeiro (Mt 3.12) — uma referência à salvação;
segunda função: queimar a palha com fogo que nunca se apagará (Mt 3.12) — uma referência à condenação;
condições: arrependei-vos e produzi frutos dignos de arrependimento (Mt 3.2,8) — requisitos indispensáveis para os súditos celestiais desfrutarem da salvação e tornarem-se livres da condenação.

4. O TRIUNFO DO REI

4.1. Triunfo sobre o pecado e o mundo
A missão messiânica do Rei Jesus está explícita em cada página do Evangelho de Mateus; o auge de Seu ministério não reside, exclusivamente, no fato de Ele ter vencido o pecado, mas na realidade de nós também podermos vencê-lo, por meio do pacto de sangue que Cristo firmou com a humanidade na cruz do Calvário, estabelecendo, assim, uma Nova Aliança (Mt 26.28).

4.2. Triunfo sobre o reino das trevas
Mateus começa e termina o seu Evangelho descrevendo Jesus como Rei. No relato da crucificação, o evangelista enfatiza que por sobre a cabeça do Salvador, na cruz, havia uma placa em que se podia ler (em letras gregas, romanas e hebraicas; conf. Lucas 23.38): ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS (Mt 27.37). Os algozes do bendito Senhor pensavam tratar-se apenas de outra zombaria; no mundo espiritual, todavia, esta era uma declaração insuspeita, efetiva e fundamentada. Na cruz, o Filho de Deus venceu o reino das trevas para estabelecer entre os homens o Seu Reino eterno (Cl 2.14,15).

CONCLUSÃO
A declaração de Jesus, em Mateus 28.18, mostra-nos o Seu triunfo como Rei universal: É-me dado todo o poder no céu e na terra. A expressão “no céu e na terra” denota um domínio cósmico, cujos propósitos não podem ser detidos pelo império das trevas (Fp 2.9-11).
Os homens chegaram a pensar que Cristo havia morrido, e Seu Reino, fracassado, mas Seu triunfo sobre o túmulo assegura-nos que o Rei está vivo e um dia voltará.
Jesus é a derradeira e única Esperança de Israel e da humanidade.
Ele veio como o Rei-salvador, para voltar como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Aleluia!

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. Por qual razão Mateus apresentou Jesus como Filho de Davi e Filho de Abraão?
R.: (A RESPOSTA SERÁ PUBLICADA POSTERIORMENTE)

Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 57

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/