Lição 2 - Em Deus, o Nosso Pai



1º Trimestre de 2019
ESBOÇO DA LIÇÃO:
COMO DEUS APARECE NA BÍBLIA – A QUESTÃO DOS NOMES
OS NOMES DE DEUS
AS QUALIDADES DE DEUS
O RELACIONAMENTO COM DEUS
OBJETIVOS
Demonstrar como Deus se revela na Bíblia;
Destacar o caráter de Deus através dos seus nomes revelados na Bíblia;
Elencar os atributos de Deus.

O DEUS ÚNICO E VERDADEIRO SE REVELOU

Na seção “Quebrando a Rotina”, da revista do Professor, há uma sugestão de conclusão de atividade pedagógica que leva em conta a apresentação de gravuras sobre deuses de diversas culturas. Talvez os mais próximos e acessíveis ao nosso público infanto-juvenil sejam os deuses da Mitologia Grega, onde muito deles estão presentes em desenhos animados e em manifestações culturais diversas.
O objetivo dessa atividade é mostrar que, diferentemente das formas e dos contornos físicos mostrados por intermédio dessas figuras, em relação ao Deus da Bíblia não há formas ou imagens que deem conta dEle. Aqui, o prezado professor deve acrescentar uma importante informação referente à revelação de Deus de acordo com as Escrituras Sagradas. O teólogo pentecostal norte-americano, Russel Joyner, na introdução do capítulo quatro, da obra Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal, menciona que a revelação de Deus à humanidade não se deu para simplesmente propor conhecimentos técnicos ou teóricos à Igreja a respeito de si mesmo. O objetivo maior dessa revelação está vinculado “a um desafio pessoal, a uma confrontação e a oportunidade de o homem reagir positivamente a essa revelação”.
O autor ainda menciona como exemplo disso quando Deus se encontrou com Adão, com Abraão, com Jacó, com Moisés, com Isaías, com Pedro e tantas outras testemunhas. Essas personagens bíblicas comprovam que o objetivo maior da revelação de Deus é que o conheçamos experimentalmente, não somente por teorias. Tal entendimento está absolutamente de acordo com o fundamento da Teologia Pentecostal, onde sempre defendeu a doutrina de que podemos conhecer a Deus de maneira pessoal, experimental e autêntica.
Na obra Pentecostes: Essa História é a nossa História, editada pela CPAD, e na introdução do capítulo 2, a fim de mostrar a importância do livro de Atos para os pentecostais, e a atualidade da manifestação do Espírito Santo, Robert Menzies cita a fala de um líder pentecostal chinês: “Quando os cristãos ocidentais leem o livro de Atos, veem nele histórias inspiradoras. Quando os crentes chineses leem o livro de Atos, veem nele nossas vidas”. Ou seja, o autor quer mostrar que os pentecostais creem piamente na autenticidade de toda a experiência relatada em Atos dos Apóstolos e experimentada pelos discípulos de Cristo por intermédio do Santo Espírito como fenômenos que podem ser repetidos e vivenciados hoje: essa é a grande herança pentecostal para a cristandade. Por isso, interligue a doutrina da Revelação de Deus com o propósito de experimentarmos o Altíssimo de maneira gloriosa. Que os nossos adolescentes tenham uma experiência autêntica com o Deus da Bíblia!
  
Marcelo Oliveira de Oliveira
Editor e comentarista da revista Adolescentes Vencedores 
www.escoladominical.com.b