Betel Jovens – 1º Trimestre de 2019 – 17-02-2019 – Lição 7: Igreja missionária





Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

18 Ele disse aos discípulos: “Toda a autoridade no céu e na terra foi entregue a Mim”.
 19 Portanto, vão e façam discípulos em todas as nações, batizando-as no nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.
“20 e depois ensinem estes novos discípulos a obedecerem todas as ordens que Eu lhes dei; e tenham certeza disto – que Eu estarei sempre com vocês, até o fim do mundo”. Mt 28.18-20

VERSÍCULO DO DIA

19 Portanto, vão e façam discípulos em todas as nações, batizando-as no nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Mt 28.19

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender que Jesus ordenou o ide a sua igreja;
  • Entender que há varias formas de fazer missão;
  • Aplicar o trabalho missionário no nosso cotidiano.

INTRODUÇÃO

A Igreja é essencialmente missionária. Cristo a instituiu para evangelizar:
“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos […].” (Mt 28, 19-20).
Se a Igreja deixar de evangelizar ela deixa de ser a Igreja, como Cristo a quis. A Igreja peregrina é por sua natureza missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai.

1 – CHAMADOS A EVANGELIZAR

Os discípulos foram convidados por Jesus para segui-lo, e todos que estavam atentos à evangelização de Jesus, aprenderam o que dizer e como dizer, pois eles testemunharam tudo o que Jesus fez e ensinou.
“E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram” (Mt 4:18-20).
Nós também fomos convidados por Jesus no momento em que ouvimos pela primeira vez à pregação do evangelho, e começamos a segui-lo no momento em que nos convertemos. Agora, nós devemos continuar a ouvi-lo, estudando a Bíblia para que possamos também, quando estivermos prontos, sermos enviados pelo Senhor para anunciarmos as Boas Novas do Reino dos Céus.

1.1 – Uma ordem especial

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
Aqueles que crerem e forem batizados serão salvos. Porém aqueles que se recusarem a crer serão condenados. Mc 16.15
Jesus disse a seus discípulos: “Vão por todo mundo e preguem o evangelho”. Que todos saibam que Jesus já pagou o castigo pelo pecado e que todos os que acreditarem receberão perdão e vida eterna junto a Deus.
Hoje em dia, os discípulos cristãos se encontram em todas as partes do mundo falando destas boas novas aos povos que não as ouviram. O poder que dirige e leva aos missionários ao redor do mundo e põe à Igreja de Cristo em ação é a fé que vem da ressurreição.
Alguma vez sentiu possuir as habilidades e a ousadia para ser uma testemunha de Cristo? Deve dar-se conta que Jesus se levantou de entre os mortos e vive para todos nós. Na medida em que cresça em sua relação com Deus, Ele lhe dará as oportunidades e a força interna para proclamar sua mensagem.

1.2 – preparados para missão

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
“Mas quando o Espírito Santo descer sobre vocês, então receberão poder para testemunhar com grande efeito ao povo de Jerusalém, de toda a Judéia, de Samaria, e até dos confins da terra”. At 1.8
O poder do Espírito Santo não o limita a energia ordinária, envolve valor, entrega confiança, conhecimento, habilidade e autoridade. Os discípulos necessitariam de tudo isto para cumprir com sua missão. Se você acreditar em Jesus cristo, pode experimentar o poder do Espírito Santo em sua vida.
Jesus cristo prometeu aos apóstolos que receberiam o poder para ser testemunhas depois que recebessem o Espírito Santo. Note o processo:
(1) receberam o Espírito Santo;
(2) deu-lhes poder; e
(3) foram testemunhas com resultados extraordinários.
Nós frequentemente tratamos de investir a ordem e atestamos dependendo de nosso próprio poder e autoridade. Atestar não é mostrar o que podemos fazer Por Deus, a não ser mostrar e dizer o que Deus tem feito por nós.
Jesus instruiu a seus discípulos para que fossem testemunhas às pessoas de todas as nações a respeito Do Cristo (Mat 28:19-20). Mas lhes disse que deviam esperar antes a vinda do Espírito Santo (Lc 24:49). Deus tem um trabalho importante que quer que você faça em seu nome, mas deve desenvolvê-la pelo poder do Espírito Santo.
Frequentemente nós gostamos de cumprir com a tarefa, embora isto signifique ir diante de Deus. Mas algumas vezes a espera é parte do plano dEle. Está esperando e escutando as instruções completas de Deus ou se antepor a seus planos? Necessitamos o tempo e o poder de Deus para ser na verdade eficazes.
O versículo de Atos 1.8 descreve uma série de círculos concêntricos. O evangelho se pulveriza, geograficamente, de Jerusalém até a Judéia e Samaria, e por último se ofereceria aos gentios em outras partes da terra.
O evangelho de Deus não chegou a seu destino final se alguém em sua família, em seu centro de trabalho, seu colégio ou sua comunidade não ouviu a respeito do Jesus cristo. Assegure-se de contribuir, de algum jeito, ao círculo de pulverização da mensagem de amor de Deus.

2 – ESTRUTURANDO A EVANGELIZAÇÃO

Por Carlos Henrique Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  https://ebdcomentada.com