Central Gospel Jovens e Adultos – 1º Trimestre de 2019 – 10-02-2019 – Lição 6: Marcos, o Servo termina Sua obra



Esse post é assinado por Ariel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Filipenses 2.5-11
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.
7 Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (ARC)

TEXTO ÁUREO

Marcos 16:19
19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. (ARC)

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender que Jesus concluiu de maneira excelente a obra que lhe fora proposta;
  • Compreender que, somos servos de Cristo, somos participantes da grande comissão deixada por Ele;
  • Considerar as razões pelas quais devemos dar continuidade à obra que Cristo nos confiou.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!
O livro de Marcos apresenta a pessoa de Jesus como servo e nesta lição estudaremos o Servo que cumpriu a missão que lhe foi dada pelo Pai; o Servo que não só cumpriu a sua missão, mas também nos encarregou de continuarmos a missão na terra, tendo a promessa de nunca sermos abandonados, mais sim amparados e auxiliados pelo consolador e ajudador enviado por Ele, o Espírito Santo.
Que Deus fale conosco.

1 – O SERVO CUMPRIU SUA MISSÃO

Anunciado pelos profetas que Jesus Cristo é o messias prometido, o Rei por herança de sua descendência real; há nos escritos proféticos juntamente com a promessa de um Messias, a missão de Cristo no mundo; missão essa de pagar com a própria vida a remissão do pecado do mundo.
Marcos em seu livro vai relatar todo sofrimento de Cristo do Getsêmani ao Calvário com o objetivo de deixar claro que Cristo: “O Servo”, cumpriu sua missão; o Cordeiro que tira o pecado do mundo morreu como malfeitor carregando toda culpa que seria atribuída a nós para que fossemos salvos.

1.1 – O Servo fez Discípulos

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
A Bíblia nos conta que Cristo sempre estava rodeado de enorme multidão, ou seja, Jesus sempre teve a sua volta discípulos, alguns que realmente eram fiéis a sua doutrina por o considerarem o Messias, e outros o buscavam por serem apenas expectadores de milagres ou até mesmo o buscavam para se alimentarem; sabemos que Cristo realizou alguns milagres de multiplicação de alimentos, fazendo com que alguns necessitados o seguisse.
Mesmo tendo vários discípulos, Jesus escolhe dentre eles doze homens para serem “delegados apostólicos”. Cristo sabia que sua passagem na terra para cumprimento de sua missão seria curta; nela, Jesus já tinha ensinado multidões, curado enfermos, enfrentado os corações duros nos estabelecimentos religiosos de Israel, e o ordenamento de doze discípulos foi estratégicamente usado para multiplicar a mensagem do evangelho, no curto prazo que Cristo tinha para ensinar e treinar seus “delegados” para serem arautos das boas novas em toda região.
Embora os doze não estariam totalmente equipados e capacitados para a tarefa de serem “pescadores de homens” por conta da vinda do Espírito Santo, Jesus começa seu estágio com algumas atitudes, primeiro eles foram chamados para confessar a Jesus como Senhor e Messias (ver Jo 1:35-51). Em segundo lugar o Senhor os chama para segui-Lo de forma integral, permanente, seguir o ministério e deixar para traz seus comércios, mais especifico a pesca e a coleta de impostos. Em terceiro lugar Jesus os delegou para pregar! Foram chamados não só para seguir, mas para serem enviados por Ele para anunciar o evangelho. Em quarto lugar Ele os preparou enviando-os em curtas missões de pregação e em quinto lugar, depois de sua ressureição e ascensão, Jesus encarrega os doze de pregar o evengelho por toda Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra, realizando milagres.
O interessante é que Cristo escolheu pessoas simples; os discípulos de Jesus não eram sacerdotes, escribas, fariseus, saduceus ou rabinos, eram homens comuns, trabalhadores comuns, o que nos mostra que Deus tem compromisso com os simples, com os pequenos. Ele mesmo já disse que escolhe os simples para confundir os sábios. Logo, devemos ter um coração humilde e disposto a obedecer e atender o chamado do Mestre.

2 – O SERVO DEIXOU-NOS UMA MISSÃO

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
Após a ressureição e ascensão de Jesus aos céus, Ele delega aos seus discípulos a missão de continuarem o Seu ministério na terra, não só para os discípulos da época, mas nós que nos consideramos discípulos de Jesus, temos uma missão que nos foi ordenada a cumprir; anunciar por onde formos o evangelho, a maravilhosa graça que nos salvou.

2.1 – Ide por Todo o Mundo

Por Ariel Soares
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada  https://ebdcomentada.com/