ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Conteúdo da Lição 7


IGREJA MISSIONÁRIA
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;", Mateus 28.19

Para impactar
Jesus nasceu nesta terra, viveu, morreu, ressuscitou ao terceiro dia, mas antes de voltar para o céu, deixou uma ordem à sua igreja: sejam missionários, preguem o Evangelho!

Textos de Referência.
Mateus 28.18-20
Introdução
Nesta lição devemos entender que a igreja de Cristo tem a responsabilidade de anunciar o Evangelho a toda a criatura, e isto não é brincadeira, pois as almas de milhares de pessoas dependem deste projeto para escaparem do sofrimento eterno.

#pontochave
“dentre as ordenanças de Cristo, merece destaque que cada discípulo deve pregar as boas novas a toda criatura, o que podemos chamar de função principal da igreja."
1. CHAMADOS PARA EVANGELIZAR
A palavra Evangelho se deriva do grego evangelion que significa "boas novas", esse termo era a recompensa que se recebia por entregar boas notícias.

1.1 Uma ordem especial
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.", Mc 16.15

 No período pós-ressurreição e pré-ascensão que durou quarenta dias, (At 1.3), o Senhor Jesus trouxe as últimas instruções a seus discípulos que foram repassadas para gerações futuras chegando até a igreja de Cristo na atualidade.
Dentre as ordenanças de Cristo, merece destaque que cada discípulo deve pregar as boas novas a toda criatura, o que podemos chamar de função principal da igreja.
1.2. Preparados para a missão
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.", At 1.8 
 O Senhor Jesus incumbiu a sua igreja para anunciar o Evangelho, mas não foi de qualquer forma, pelo contrário, Ele ordenou que seus discípulos permanecessem em Jerusalém até que fossem revestidos de poder do alto, pois para um trabalho missionário é necessário disposição e principalmente o apoio do grande amigo Espírito Santo.
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.", Lc 24.49

#pararefletireadorar  "O tempo da colheita é sempre o agora, constantemente presente". Billi Graham

2. ESTRUTURA DA EVANGELIZAÇÃO
"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.", Jo 20.21

2.1. Base da evangelização
Entendemos até aqui que como igreja, devemos cumprir o ide de Jesus Cristo, porém, o que apresentar às pessoas? Como apresentar?
A igreja de Cristo deve estar preparada para um trabalho tão importante, por isso a base de toda evangelização deve ser a intimidade com a Palavra de Deus e a mesma intimidade com o Espírito Santo. A Palavra de Deus é o poder de Deus para nós e o Espírito Santo é a Sua presença em nós.
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.", 1 Co 1.18
"As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.", 1 Co 2.13

2.2. Estratégias eficazes
Para um trabalho missionário bem sucedido, primeiramente o cristão deve estar ciente que estratégias devem ser estabelecidas para a eficácia da missão.
Paulo se preparou para sua jornada ministerial, não saiu se aventurando e tomando atitudes que pudessem desvalorizar a Palavra de Deus.
"Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.", At 22.3
É necessário definir qual será o público alvo do evangelismo. Poderá ser pessoal, pequenos grupos, intracultural ou até mesmo transcultural.
O mais importante é que todos os envolvidos nesse grande desafio estejam preparados em todos os aspectos, mas, em especial, espiritualmente.

"A Palavra de Deus é o poder de Deus para nós e o Espírito Santo é a Sua presença em nós."

3. ALCANÇANDO O MUNDO PARA CRISTO
"Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.", Is 49.6

3.1. Evangelização intracultural
Há igrejas que entendem que o missionário é aquele que evangeliza em algum estado, país ou numa região quase inalcançável, porém a missão intracultural se refere a pregar o Evangelho às pessoas da mesma cultura, ou seja, familiares,vizinhos, amigos, colegas e em todos os lugares: na rua, no hospital, no trabalho, na faculdade, na zona rural e em tantos outros.
Jonathan Edwards disse:
"Saio para pregar com dois objetivos em mente. Primeiro, que todas as pessoas deem sua vida a Cristo. Segundo, quer ninguém mais lhe entregue a vida ou não, estarei entregando-lhe a minha".

3.2. Evangelização transcultural
"...até os confins da terra". Essa ordem de Cristo traz a responsabilidade da igreja na missão transcultural, apresentar o Evangelho a outras culturas, um desafio, pois homens que aceitam esta chamada, não se preocupam com nada que essa terra tem a oferecer, pois seu foco são as almas.
Muitas vezes na evangelização, há perseguição e muitas vezes até morte, mas sabe por que estes homens não recuam? Porque sabem que suas recompensas não estão aqui e sim na eternidade.

Conclusão.
Concluímos esta lição com a frase de Adoniran Judson: "Muitos crentes consagrados jamais atingirão os campos missionários com seus próprios pés, mas poderão alcançá-los com seus joelhos".

#aprendeu
1. Dentre as ordenanças de Cristo, o que merece destaque?

2. Para um trabalho missionário bem sucedido, do que o cristão deve estar ciente?

3. O que ocorre muitas vezes na evangelização transcultural?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)marcosandreclubdateologia.blogspot.co