ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7



AULA EM 17 DE FEVEREIRO DE 2019 - LIÇÃO 7
(Revista Editora Betel)

Tema: Reconhecer e Lidar com Casos de Bipolaridade
Texto Áureo: Pv 8.12

INTRODUÇÃO
Professor(a), este é um caso que não é muito difícil de se encontrar na sociedade, com certeza algum dos alunos sempre conhecerá alguém que é bipolar.
"convivência com indivíduos que sofrem com o Transtorno Bipolar", convivência é o grande segredo para os relacionamentos, precisamos saber conviver com nossos irmãos em Cristo, e aqueles que tem dificuldades para superar esses transtornos tendem a afastar as pessoas ao redor.
1. CONHECENDO O QUE É A BIPOLARIDADE
1.1. Como se apresenta a bipolaridade.
...

1.2. Tipo de Bipolaridade.
"As oscilações do humor são a principal característica da bipolaridade"quer dizer que há momentos em que a pessoa estará super alegre e num outro, extremamente triste. com pessoas assim precisamos tomar cuidado o tempo todo, pois nunca sabemos como está o ânimo deles. Ao se perceber alguém assim na igreja, pode ser que esteja sofrendo desse problema, deve ser orientado a buscar tratamento e ser alertado que o não tratamento ocasiona uma maior dificuldade para a igreja local fazer a obra de Deus, pois a missão dessa igreja é sair para buscar as almas e às vezes fica presa tratando os irmãos que já foram salvos. 

1.3. Ajudando nossos Irmãos
- "Um acompanhamento correto (eclesiástico e médico)", na parte eclesiástica o crente deve ser levado a prática devocional para obter maior intimidade com Deus, aprendizado da Palavra para conhecer melhor a Deus e envolvimento na obra para ocupação da mente.

2. IDENTIFICANDO CARACTERÍSTICAS

2.1. Dificuldade de se Concentrar.
"passa a ser um complicador a mais para que ele possa ser útil", no caso da igreja, quando os irmãos possuem algum membro com esse problema, é bom que todos cooperem para que ele seja incluído, devem aceitar suas dificuldades e não ficarem mencionando isso em lugar nenhum.
2.2. Níveis de Energias Alterados.
"pensamentos destrutivos, considerando, inclusive, o suicídio como uma opção", por isso é interessante que os irmãos em Cristo não se afastem da pessoa, pois os momentos de depressão aliado à solidão são ingredientes perfeitos para o aparecimento de pensamentos suicidas.


2.3. Apetite Irregular.
- "podem desenvolver um comportamento compulsivo por alimentos", no meio evangélico nós repreendemos veementemente o uso de drogas e bebidas alcoólicas, mas falamos pouco sobre o apetite desordenado, por isso os que sofrem de bipolaridade em nosso meio tem a facilidade em desenvolver a compulsão alimentar. 
"a sabedoria e a prudência necessária para a observação dos comportamentos dos indivíduos", os irmãos que desenvolvem esses problemas psicológicos vão dando sinais ao longo do tempo de que algo não vai bem com suas cabeças, até que um dia o problema se instala de vez, precisamos ter essa sabedoria para identificar no início.

3. Similaridade de Sintomas

3.1 Perda de horas de Sono.
- "comuns ao aparecimento da bipolaridade, o que pode formar uma impressão errada", pode se confundir com o transtorno do sono. O fato é que o corpo em agitação constante não relaxa e essa falta de relaxamento inibe o sono. Às vezes o que parece um simples caso de insônia pode estar escondendo uma bipolaridade.

3.2 Episódio depressivo.
- "uma sensação de esgotamento e desânimo", nesse ponto o humor da pessoa fica intratável, não quer conversa e nem pensar em brincadeiras, no caso de crentes, os irmãos devem respeitar e saber lidar e as lideranças devem encaminhar ou orientar um tratamento.
"O profeta Elias, após experimentar uma grande vitória", não se pode afirmar que Elias sofria de bipolaridade, mas sua história ilustra bem o assunto e indica o melhor médico para o tratamento que é Deus.


3.3 Doença não é desvio Caráter.
- "Já na fase depressiva o comportamento pode ser oposto", um perigo para alguns casamentos no meio cristão, por isso os líderes ao tratar certos casos em que há falta de desejo sexual devem observar se a pessoa não está passando por transtorno de bipolaridade.
"A enfermidade não pode ser usada como pretexto para desvio de caráter", caso a pessoa que identificou a bipolaridade não busque ajuda e ache que todos devem aceitá-la assim, então sua salvação estará em risco.


CONCLUSÃO

"mas deve aprender a lidar com estes irmãos", as dicas para li dar com esse problema na igreja está aqui na conclusão, é promover a inclusão do irmão e não se afastar dele como muitos fazem.
- Faça a revisão.
- Corrija o questionário.

Pr Marcos André
Com apoio de T.Mendes

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro) http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/