Jovens: Rumo à Terra Prometida - A Peregrinação do Povo de Deus no Deserto no Livro de Números Lição 06: O Pecado da Rebelião

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O Pecado da Rebelião.
- Depois, apliquem a dinâmica “Rebeldia”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa;
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Rebeldia
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a rebeldia.
Material: 01 caixa ou envelope
Procedimento:
Antes da aula:
Colocar dentro da caixa:
05 papéis contendo casos de rebeldia(vejam no procedimento)
Papéis em branco – a quantidade vai depender do número de alunos na aula.
Na aula:
- Organizem os alunos em círculo para uma roda de conversa sobre o tema da rebeldia.
- Apresentem uma caixa.
- Falem: Nesta caixa, há vários papéis.
- Peçam para que os alunos peguem somente um papel que está dentro da caixa ou envelope.
Alguns alunos vão tirar papéis em branco e 05 vão tirar os casos abaixo.

Caso familiar de rebeldia:
Contra quem foi a rebeldia?
Qual o motivo da rebeldia?
Qual o desfecho do caso?

Caso no trabalho de rebeldia:
Contra quem foi a rebeldia?
Qual o motivo da rebeldia?
Qual o desfecho do caso?

Caso pessoal de rebeldia:
Contra quem foi a rebeldia?
Qual o motivo da rebeldia?
Qual o desfecho do caso?

Caso na igreja de rebeldia:
Contra quem foi a rebeldia?
Qual o motivo da rebeldia?
Qual o desfecho do caso?

Caso bíblico de rebeldia:
Contra quem foi a rebeldia?
Qual o motivo da rebeldia?
Qual o desfecho do caso?

- Falem: Os alunos, que tiraram os 05 casos, vão ler o conteúdo que está no papel e relatar de forma objetiva, observando as perguntas propostas.
Quando os 05 alunos relatarem, vocês falam:
Vocês que tiraram o papel em branco pensaram que não vão falar nada?
Os alunos que estão com os 05 papéis com os casos de rebeldia vão escolher 05 colegas para entregar o papel.
Estes alunos vão analisar o caso relatado pelo colega.
- Depois, para concluir falem:
Nesta lição, vamos estudar sobre o pecado da rebelião.
Por Sulamita Macedo.