Lição 5 – O Deus de Milagres



1º Trimestre de 2019
Texto Bíblico – João 11.1-44.
Caro(a) professor(a),

Como Deus manifesta o seu poder? Há limites para Deus agir? Na lição desta semana, seus alunos vão conhecer um pouco mais a respeito de como Deus opera. Ele é Poderoso para fazer milagres! Estamos caminhando e aprendendo lições que nos fazem conhecer melhor a pessoa de Deus e a forma como Ele atua. Conhecer e saber que o nosso Deus opera em situações complexas é algo maravilhoso. Ele atua também sobre a vida das pessoas que o servem com amor e fidelidade e de forma extraordinária e inexplicável pelas leis naturais. É importante que seus alunos aprendam desde a mais tenra idade que servem a um Deus que não está apático às suas necessidades. Mas um Deus que se preocupa com suas dificuldades e zela por cada instante de suas vidas. Ele opera maravilhas e não há limites para o seu poder.
Na lição de hoje seus alunos aprenderão com a história de Lázaro que não há limites para o poder de Deus. Aparentemente, a demora do Mestre em chegar até o local onde Lázaro se encontrava doente significava que o Senhor não estava presente no momento mais difícil em que o seu amigo se encontrava. Entretanto, a demora do Senhor não era descuido, e sim o cuidado de Deus para que o seu poder se manifestasse de maneira extraordinária.
A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 915) explica alguns atributos que são exclusivos de Deus:
Deus é Onipresente: Ele está presente em todos os lugares a um só tempo. O salmista afirma que, não importa para onde formos, Deus está ali (Sl 139.7-12; cf. Jr 23.23,24; At 17.27,28); Deus observa tudo quanto fazemos.Deus é Onisciente: Ele sabe todas as coisas (Sl 139.1-6; 147.5). Ele conhece, não somente nosso procedimento, mas também nossos próprios pensamentos (1 Sm 16.7; 1 Rs 8.39; Sl 44.21; Jr 17.9,10). [...].Deus é Onipotente: Ele é o Todo-poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas (Sl 147.13-18; jr 32.17; Mt 19.26; Lc 1.37).
Professor(a), à medida que seus alunos vão crescendo, também compreenderão que o Deus a quem servimos é o único e que fora dEle não há outro. Mas para que esta verdade esteja firmada no coração de seus alunos o seu trabalho como professor(a) da Escola Dominical precisa ter eficácia. Para tanto, sugerimos a seguinte atividade a ser realizada:
1. Recorte várias figuras de super-heróis e cole num pedaço de cartolina ou papel cartão. Prenda fita adesiva atrás dos cartões. Escreva no quadro o versículo: “Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possível” (Mateus 19.26).
2. Coloque as figuras dentro de uma caixa. Diga para os alunos que há várias histórias de super-heróis.
3. À medida que você for explicando, retire uma figura da caixa e pergunte aos alunos quem é o personagem que aparece. Diga os poderes que eles possuem e, ao final, diga que o “super-herói....” não é onipotente, onipresente e nem onisciente (explique o que significa cada atributo de Deus). Termine dizendo que somente o Criador existe de verdade e possui todas essas qualidades. Após a explicação, prenda as figuras no quadro.
4. Repita o procedimento com todos os personagens apresentando suas qualidades, porém, reafirme que somente Deus tem todo o poder e é perfeito.  http://www.escoladominical.com.br