Lição 7 - Eu posso caminhar



1º Trimestre de 2019
Objetivo da lição: Ensinar às crianças que foi o Papai do Céu quem criou os nossos pés e que com eles podemos caminhar.

É hora do versículo: “Tu criaste cada parte do meu corpo [...]” (Sl 139.13).
Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que Deus criou os seus pés e que com eles o bebê pode caminhar. Se o bebê já for maior de 10 meses, ajude-o a andar. Estimule-o dizendo que o Papai do Céu criou os pés do bebê para ele caminhar.
É importante que nesta faixa etária, as crianças entendam que elas são seres que pertencem a um meio e que podem interagir com ele.
Ao contar a história bíblica para as crianças do berçário, é importante que o professor saiba qual tipo de apresentação vai usar com as crianças para que o ensino atinja o seu objetivo. De todos os tipos de apresentação de histórias existentes, o livro de imagens é, sem dúvida, o favorito das crianças. Um bom livro de imagens contém uma combinação cuidadosa de gravuras e palavras. O texto de cada página deve ser curto o bastante para não reter o professor por muito tempo. Os livros para as crianças do berçário, por vezes, têm apenas uma palavra por página. Como por exemplo, os livros que ensinam palavras cristãs — manjedoura, feno, Maria, o bebê Jesus e outras. Livros mais avançados podem conter uma frase ou algumas linhas por página. A história é o livro por inteiro. Uma coleção de histórias bíblicas com figuras pertence à categoria de livro ilustrado e não de livro de imagem.
Uma boa coleção de livros de imagens enriquece qualquer classe de berçário. Num cenário cristão — Escola Dominical e outros tipos de programas relacionados à Igreja — são mais importantes que blocos, gizes de cera e outros itens comuns à sala de aula. Os livros para leitura em grupo precisam ser artisticamente bem definidos, para que sejam distinguidos a alguns metros de distância. Alguns livros podem ser excelentes para uma leitura no sofá de casa, mas não para um grupo de crianças numa sala de aula, no momento da história.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário  http://www.escoladominical.com.br