ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Conteúdo da Lição 9



PREVALECENDO CONTRA O MAL
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;", Mt 16.18

Para impactar
Cristo fez uma importante e linda promessa à sua igreja: que o inferno jamais prevaleceria sobre sua noiva amada.

Textos de Referência.
Mt 16.15-19

Introdução

A igreja de Cristo recebeu uma grande promessa, a qual revela que Satanás e todos os demônios do inferno não conseguirão prevalecer contra ela. Esta vitória é garantida pelo próprio Senhor Jesus, que é detentor de todo poder.

#pontochave
“Quando Cristo se apresenta como pedra e diz que a igreja estaria firmada sobre Ele, significa que a igreja foi criada para ser inabalável, resistente contra as investidas malignas e resistente contra as adversidades."
1. TU ÉS PEDRO
Algumas religiões com base cristã se equivocam quanto a passagem de Jesus falando com Pedro sobre sua igreja, pois colocam a pessoa errada como alicerce e fundamento da igreja. Pedro jamais poderia ser esse alicerce, pois para um projeto tão sublime era necessária a presença da Rocha eterna. 
1.1 Pedro reconhece Cristo como Senhor
A Bíblia é muito clara quanto a este embate teológico, em que muitos se perguntam quem representa esta pedra, Cristo ou Pedro?
A resposta não é tão difícil, pois em nenhum momento bíblico, Pedro se refere a si mesmo como um precursor do projeto da igreja ou em qualquer outro projeto, pelo contrário, ele reconhece Cristo como a Pedra rejeitada, quando discursava perante o sinédrio.
"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.", At 4.11
Em sua primeira Carta, Pedro também trata Cristo como a pedra viva:
"E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,", 1 Pe 2.4
 
1.2. Cristo se reconhece como Pedra
Ao contrário de Pedro, Cristo se reconhece como pedra algumas vezes:
"Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras:A pedra, que os edificadores rejeitaram,essa foi posta por cabeça do ângulo;pelo Senhor foi feito isto,E é maravilhoso aos nossos olhos?", Mt 21.42Até mesmo no Antigo Testamento o próprio Deus era reconhecido como pedra:
"Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.", Dt 32.4
E até mesmo o próprio Deus Pai estabelece o Filho como Pedra:
"Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.", Is 28.16

#pararefletireadorar  "Você nunca entenderá porque Deus faz o que faz; basta crer nEle, isso é tudo o que é necessário. Aprendamos a confiar nEle como Ele é". Elizabeth Elliot
2. FIRMADOS NA ROCHA 
Existe uma explicação para a igreja resistir por tanto tempo as investidas do maligno: seu alicerce é indestrutível. 
 
2.1. Cristo é o nosso fundamento
"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.", 1 Co 3.11
Quando Cristo se apresenta como Pedra e disse que a igreja estaria firmada sobre Ele, significa que a igreja foi criada para ser inabalável, resistente contra as investidas malignas e firme contra as adversidades.
A igreja não está desabrigada, mesmo que seja perseguida, afrontada e desafiada, sua estrutura é perfeita assim como Cristo o é.
A base da igreja está firmada em quem detém todo poder.
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.", Mt 28.18
 
"A base da igreja está firmada em quem detém todo poder."

2.2. As portas do inferno
As portas do inferno subjetiva o sentido de sair para o confronto, resistir ás investidas e é exatamente o que Satanás faz contra a igreja: luta para tentar derrubá-la, porém a igreja está guardada debaixo da proteção de Cristo.
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;", 1 Pe 5.8
3. UMA IGREJA REVESTIDA
"E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.", At 1.4  
3.1. Um representante a altura
Lutar contra o inferno e todas as hostes espirituais da maldade sem apoio espiritual seria impossível. o Senhor Jesus, antes de sua ascensão, prometeu que subiria para o Pai, que enviaria outro Consolador, para que do alto a igreja fosse revestida de poder e assim tivesse plena condição de enfrentar qualquer tipo de batalha espiritual. 

3.2. Algumas armas da igreja
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.", Ef 6.13
Outras armas foram preparadas para a igreja poder resistir as portas do inferno: a verdade, a justiça, a fé, a Palavra de Deus e etc.
 
Conclusão.
As portas do inferno jamais poderão resistir a igreja de Cristo que marcha triunfante até o céu, pois suas armas são espirituais para resistir a qualquer força maligna que a tente parar.
"Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará", Is 54.17a
#aprendeu
1. O que significa a igreja firmada sobre Cristo?

2. Qual o sentido subjetivo de "as portas do inferno"?

3. Quem Cristo enviou para fortalecer a igreja?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro) http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/