ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


AULA EM 03 DE MARÇO DE 2019 - LIÇÃO 9
(Revista Editora Betel)

Tema: Conhecendo a distimia para ajudar os que estão sofrendo
Texto Áureo: Efésios 3:20

INTRODUÇÃO
Professor(a), para esta lição eu preparei uma visão um tanto quanto crítica, recomendo que você leia e verifique o que pode ser apresentado e aproveitado.
1. IDENTIFICANDO A DISTIMIA
"isso só pode ser afirmado se for observado por um profissional qualificado", nesse caso o líder deve somente observar o membro e se desconfiar de algo, então ele poderá orientá-lo, primeiramente de forma espiritual e depois recomendar a família a levá-lo a um profissional.

1.1. O que confunde o diagnóstico
"falta de esperança, abaixamento de energia, entre outros", pelo que se conhece da Palavra de Deus e do poder do Espírito Santo a vida devocional e a intimidade com Deus pode curar esses sintomas, se a pessoa continuar a apresentar tais sintomas deverá então verificar uma forma de integrar essa pessoa ao povo de Deus para que ele possa vivenciar a mesma novidade de vida. 
"Se colocarmos em prática a Palavra de Deus, certamente ajudaremos na identificação e no tratamento", se colocarmos em prática a Palavra de Deus, esses irmãos se sentirão abraçados e conseguirão vencer esses e muitos outros transtornos mentais.

1.2. O que pode levar ao TDP?
"mudanças de comportamento que às vezes não são percebidos", isso pode acontecer quando a igreja não integra o membro nos grupos da igreja, ou quando a pessoa vive a margem das atividades da igreja. Então o seu comportamento não será percebido de fato.
"estava vivendo há muito com um sentimento de tristeza profundo, que pode sugerir um episódio", essa afirmação é uma tentativa de fazer o texto confirmar um ideia que está sendo passada, a afirmação "pode sugerir" indica que tudo não passa de suposição.
Na verdade Jesus nunca ensinou outros caminhos para os transtornos mentais.

1.3. A importância do conhecimento
- "Esse entendimento às vezes, irá acarretar na falta de tratamento", isso pode acontecer se a igreja não se comprometer com as almas, se ficar somente em busca de casa cheia e não de crentes cheios de Deus. O tratamento é bem simples, orientar os crentes que passam por esses problemas a se firmarem mais na presença do Senhor. a igreja também pode organizar eventos espirituais e sociais a fim de melhorar a qualidade de vida cristã desses irmãos.

2. TRAÇOS DA DEPRESSÃO PERSISTENTE LEVE

2.1. A dificuldade de convivência
...

2.2. Confundindo distímico com profeta
- "enfrentam a quebra de boas relações causadas pelos seus julgamentos distorcidos", os crentes de locais como o Brasil e outros países onde não há perseguição religiosa sofrem com esses tipos de problemas e ainda aparecem os que se aproveitam de tais situações, são cantores e pregadores cujas as mensagens são para colocarem uns contra os outros no meio do povo de Deus.
"lembrar da importância do discernimento espiritual", esse dom serve para sabermos se os que supostamente falam em nome de Deus no meio da igreja na verdade não estão sendo usados pelo Diabo, ou talvez estão falando por si mesmo. 

2.3. Distimia na criança e no adolescente
- "Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM5", uma das críticas sobre as lições desse trimestre tem sido sobre o uso de dados técnicos desses manuais para ensinar membros na Escola Dominical, alguns teólogos entendem que o assunto atual deveria ser ensinado aos líderes e não ao povo.
- "Nestes indivíduos, “o humor pode ser irritável", se a liderança identificar esse tipo de ocorrência na igreja deve esgotar os recursos espirituais como a oração, o ensino da Palavra, a integração nas atividades do grupo, etc. Após isso ou paralelo a isso orienta-se a um especialista. 

3. CONVIVENDO COM O TDP

3,1. Posicionando-se no tratamento
- "procurar aumentar a sua frequência nos cultos com alegria", acreditamos que essa prescrição sirva para qualquer problema psicológico, a interação com o povo de Deus pode diminuir qualquer sintoma de problema psicológico e ajudar no campo espiritual.
"é importante que cada membro tenha consciência da responsabilidade", essa é uma outra recomendação genérica que os pastores tem feito a suas ovelhas nesses últimos dias mais do que em qualquer outra época da Igreja na terra, pois tem sido muito difícil o amor e a tolerância ao próximo.

3.2. A importância da saúde física
...

3.3. Ajudando o portador de distimia
- "quando a pessoa que está doente se recusa a reconhecer e que precisa de ajuda profissional", se a pessoa não reconhecer o problema e não buscar ajuda, dificilmente os familiares e a igreja conseguirão alguma coisa.
"o servo fiel nunca será impotente, sempre poderá ajudar", em caso de ocorrência desse tipo na igreja e a pessoa resolver se tratar, os demais membros poderão prestar todo apoio, tentando puxar o irmão para a participação, ainda que seja difícil e demonstrando o afeto para com ele.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão.
- Corrija o questionário.

Pr Marcos André
Quero agradecer o apoio do irmão Mendes, que tem cooperado comigo em algumas dessas lições.
Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/